quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Os 11 jogadores mais valiosos da atualidade nascidos no distrito de Coimbra

Lista de 11 jogadores avaliada em 7,5 milhões de euros
Cerca de 400 mil habitantes, quase 4 mil km2, 17 municípios e vários craques da bola. É esta a contabilidade do distrito de Coimbra, que pertence à região Centro e à província histórica da Beira Litoral.

A nível de clubes o principal representante do distrito desde há muito tempo que é a Académica, atualmente na II Liga mas com 64 presenças na I Divisão, quatro participações nas competições europeias e duas Taças de Portugal no palmarés (1938-39 e 2011-12). Porém, União Coimbra e Naval foram os outros clubes do 12.º maior distrito de Portugal que já disputaram a I Divisão: uma participação para os unionistas (1972-73), seis para o emblema da Figueira da Foz (entre 2005-06 e 2010-11).


Em termos de futebolistas, Sérgio Conceição e Zé Castro (Coimbra), Hugo Almeida (Figueira da Foz) e Carlos Martins (Oliveira do Hospital) foram alguns dos que representaram o distrito de Coimbra na seleção nacional.

Vale a pena conhecer a lista dos 11 jogadores naturais distrito de Coimbra mais valiosos da atualidade, segundo o portal transfermarkt. No total, estão avaliados em cerca de 7,5 milhões de euros.


11. João Paredes (150 mil euros)

João Paredes
Nascido há 24 anos na Figueira da Foz, João Paredes começou a jogar futebol nas escolinhas do clube da terra, a Naval. Porém, rapidamente captou o interesse do Sporting, clube pelo qual fez parte da formação ao lado de jogadores como Matheus Pereira ou Rafael Barbosa.
Em idade de juvenil regressou ao seu distrito para representar a Académica, mas no último ano de júnior mudou-se para o Vitória de Guimarães, tendo concluído a formação no Minho.
Quando subiu a sénior, o avançado foi jogar para o Campeonato de Portugal, exibindo veia goleadora no Anadia e no Vizela antes de rumar ao Desp. Chaves no verão de 2018. Começou pela equipa satélite dos flavienses e esteve emprestado ao Mafra na segunda metade da época, mas regressou a Trás-os-Montes nesta temporada e já fez a estreia pela equipa principal, embora apareça esporadicamente na equipa satélite para ganhar ritmo no terceiro escalão.


10. João Silva (150 mil euros)

João Silva
João Silva nasceu em Coimbra há 22 anos, mas nunca jogou futebol em clubes do distrito. Começou pela Associação Académica Alto da Colina, de Albufeira, e depois mudou-se para o vizinho Imortal. Em 2012-13 jogou nos iniciados do Benfica ao lado de Jota, mas na época seguinte voltou ao Imortal antes de dar o salto para a... Juventus.
Seguiram-se aventuras nas camadas jovens de Udinese, Virtus Entella e Palermo. Desde 2018 que joga nos seniores do Trapani, tendo ajudado o clube a subir à Série B na época de estreia. A temporada no segundo escalão do futebol transalpino não está a correr de feição em termos individuais, porque o central tem sido muito pouco utilizado, nem em termos coletivos, pois a formação siciliana ocupa a zona de despromoção.
No currículo o defesa tem uma internacionalização pelos sub-18.


9. João Simões (150 mil euros)

João Simões
Mais um defesa nascido em Coimbra, mas neste caso um lateral direito. João Simões entrou para o futebol pela porta da Académica, que o catapultou para o Sporting ainda em infantil. Em Alcochete fez quase toda a formação e foi campeão de iniciados antes de regressar à briosa no último ano de júnior.
Foi ainda enquanto júnior que se estreou pela equipa principal em fevereiro de 2017, na II Liga, mas volvidos quase três anos ainda procura afirmar-se nos estudantes. Em 2018-19 rodou na formação sub-23 e e na equipa amadora do clube, nesta temporada está a ganhar embalagem no Campeonato de Portugal ao serviço do Berço, numa fase em que tem apenas 21 anos.
Este lateral direito foi 25 vezes internacional pelas seleções jovens, desde os sub-15 aos sub-20.


8. Nuno Rodrigues (250 mil euros)

Nuno Rodrigues
Mais um jogador com passagem pela formação da Académica. Ainda assim, foi no Tourizense que este médio ofensivo/extremo natural de Póvoa de Midões, no concelho de Tábua, começou a jogar futebol.
Quando ascendeu a sénior mudou-se para o Oliveira do Hospital, ajudando a equipa a conquistar o título distrital e a subir ao Campeonato de Portugal. Em 2016 os oliveirenses desceram aos distritais, mas Nuno Rodrigues continuou no terceiro escalão, tendo passado por Pedras Salgadas, Gafanha e Lusitano Vildemoínhos nas três épocas seguintes.
No verão de 2019 deu finalmente o salto para as ligas profissionais, pela porta do Mafra. É às ordens de Vasco Seabra que vai somando minutos e que vai evoluindo na II Liga, aos 25 anos.


7. Hugo Seco (300 mil euros)

Hugo Seco
Natural da vila da Lousã, começou a jogar futebol nas escolinhas do Santa Clara de Coimbra, tendo passado um ano depois para o Académico Gândaras, da terra natal. Quando subiu a iniciado deu o salto para a Académica, clube pelo qual fez o resto da sua formação à exceção do primeiro ano de juvenil, passado no Vigor da Mocidade.
No entanto, a estreia no futebol sénior foi feita ao serviço do Anadia, na antiga II Divisão B, mas tal como nas aventuras seguintes, no Nelas e no Académico Viseu, foi despromovido à III Divisão. Entretanto representou os malteses do St. Laurence Spurs e regressou a Portugal pela porta do Benfica Castelo Branco, tendo ajudado os albicastrenses a subir à II B. Na época a seguir representou o Fátima e depois voltou a Castelo Branco, explodindo em definitivo numa temporada que quase culminou com a promoção à II Liga.
A boa campanha no Campeonato de Portugal levou-o novamente à Académica, estreando-se na I Liga ao serviço de um dos clubes que o formou. Após a descida à II Liga, em 2016, emigrou para os búlgaros do Cherno More, mas a aventura foi de apenas meia época, tendo regressado ao Feirense em janeiro de 2017.
Depois de um ano e meio nos fogaceiros, voltou a emigrar para o leste do continente europeu. Primeiro para os cazaques do Irtysh, depois para os húngaros do Kisvárda. É na Hungria que este extremo de 31 anos vai dando sequência à sua carreira.


6. Tiago Cerveira (325 mil euros)

Tiago Cerveira
Mais um caso de um jogador que passou pela formação da Académica. Porém, foi no Mealhada que este lateral/extremo esquerdo nascido em Coimbra há 27 anos começou a jogar futebol. O salto para a briosa foi dado na transição de escolinha para infantil.
Porém, quando ascendeu a iniciado transferiu-se para o Sporting, clube que representou até subir a júnior, quando voltou à Académica para concluir a formação. Depois estreou-se no futebol sénior ao serviço do Sertanense, saltou para a II Liga para vestir as camisolas de Naval e Atlético.
Pouco utilizado no segundo escalão, deu um passo atrás e jogou por seis clubes em cinco temporadas no Campeonato de Portugal: Cinfães, Lusitano Vildemoínhos, Timorense, Salgueiros, Vilafranquense e União de Leiria. A boa campanha nos leirienses catapultaram-no novamente para a II Liga, pela porta do Varzim, equipa pela qual tem sido titular indiscutível.


5. Costinha (450 mil euros)

Costinha
Mais um coimbrense de 27 anos que jogou nas camadas jovens da Académica, ainda que Costinha tenha dado os primeiros toques na bola ao serviço de outro clube da cidade, o Esperança Coimbra, aos oito anos.
Seis temporadas depois, deu o salto para o FC Porto, tendo atuado ao lado de Sérgio Oliveira de dragão ao peito em 2006-07 e 2008-09 e no Padorense pelo meio, no primeiro ano de juvenil. Quando subiu a júnior rumou à Académica, tal como Tiago Cerveira, seu companheiro de equipa também no primeiro ano de sénior, no Sertanense. Porém, este médio ofensivo/extremo foi rodar na segunda metade da época para o Tocha, na antiga III Divisão, e depois emigrou para a Dinamarca, onde representou o Fredericia, da II Liga daquele país.
Um ano e meio depois, em janeiro de 2014, regressou a Portugal pela porta do Lusitano Vildemoínhos, clube onde haveria de reencontrar a felicidade e... Tiago Cerveira. No verão de 2015, deu o salto para a I Liga pela porta do Vitória de Setúbal, clube que naquela altura apostava muito em talentos oriundos de divisões inferiores. Pelos sadinos disputou 116 jogos e apontou oito golos durante três temporadas e meia, tendo rumado ao Desp. Chaves em janeiro de 2019, numa fase em que estava em final de contrato no Bonfim.
A aventura nos flavienses ficou marcada pela despromoção à II Liga, tendo chegado a jogar no segundo escalão ao longo da primeira metade da corrente época. Porém, neste mercado de inverno foi contratado pelo Santa Clara, regressando assim ao patamar maior do futebol português.


4. Nanú (800 mil euros)

Nanú
Com ascendência guineense, Eulânio Ângelo Chipela Gomes, mais conhecido por Nanú, nasceu em Coimbra há 25 anos, ainda que algumas bases de dados indiquem que é natural de Esgueira, em Aveiro. Foi precisamente nessa localidade aveirense que este lateral deu os primeiros toques na bola, ao serviço do Taboeira.
Depois de curtas experiências no Sporting e no Benfica, voltou ao Taboeira até subir a júnior, quando se mudou para o principal emblema da cidade, o Beira-Mar. Foi lá que concluiu a formação e fez a estreia no futebol sénior, na II Liga. Porém, a escassa utilização levou-o a um empréstimo ao vizinho Gafanha, então no Campeonato de Portugal, em 2014-15.
No verão de 2015 transferiu-se para o Marítimo, mas durante as primeiras três temporadas na Madeira praticamente só atuou pela equipa B. Só em abril de 2018 jogou pela primeira vez pela equipa principal, mas apenas em janeiro de 2019 se tornou em exlusivo jogador do plantel principal dos insulares, alcançado mesmo o estatuto de titular.
A boa campanha na segunda metade de 2018-19 abriu-lhe as portas da seleção nacional da Guiné-Bissau, tendo sido convocado para a Taça das Nações Africanas em 2019. Aos 25 anos, é presença assídua nos onzes dos madeirenses e dos djurtus.


3. Pedro Nuno (900 mil euros)

Pedro Nuno
Natural de Buarcos, no concelho da Figueira da Foz, Pedro Nuno deu os primeiros toques na bola com a camisola do clube local, o Grupo Desportivo Buarcos. Depois deu o salto para a Naval, permanecendo nos navalistas até ascender a juvenil, quando se transferiu para o Benfica.
No Centro de Estágios do Seixal foi orientado por Bruno Lage e teve Gonçalo Guedes como companheiro, mas dois anos depois deixou as águias e mudou-se para a Académica. Foi ao serviço dos estudantes que concluiu a formação e fez a estreia no futebol sénior, logo na I Liga, em 2014-15.
Embora utilizado a espaços, transferiu-se novamente para o Benfica em janeiro de 2017, mas nunca chegou a jogar de águia ao peito. Foi imediatamente emprestado ao Tondela, clube pelo qual se afirmou no primeiro escalão. Um ano e meio depois, mudou-se para o Moreirense a título definitivo.
É em Moreira de Cónegos que este médio ofensivo/extremo vai continuando a exibir-se a bom nível, aos 24 anos.


2. Miguel Veloso (1 milhão de euros)

Miguel Veloso
Filho da antiga glória benfiquista António Veloso, Miguel nasceu em Coimbra há 33 anos, mas o seu percurso tem sido feito longe do distrito onde nasceu. Começou por jogar nas escolinhas do Benfica pouco depois de o pai ter pendurado as botas, mas foi dispensado em 1999 e, após uma passagem pelo CAC da Pontinha, rumou ao rival Sporting.
De leão ao peito tornou-se internacional pelas seleções jovens e conquistou o título nacional de juniores em 2004-05 ao lado de João Moutinho, Nani e Yannick Djaló, sob as ordens de Paulo Bento. Na altura ainda era um defesa central e já se tinha sagrado campeão europeu de sub-17 em 2003, além de ter participado no Campeonato do Mundo da categoria nesse mesmo ano.
Miguel Veloso chegou a ser convocado para dois jogos da equipa principal por José Peseiro em 2005, mas a estreia oficial só aconteceu em setembro de 2006, depois de ter ajudado o Olivais e Moscavide a subir à II Liga e já com Paulo Bento no comando técnico. É nessa altura que passa a jogar a médio defensivo, posição que acabou por desempenhar durante toda a carreira.
A ligação aos leões durou dez anos e traduziu-se em 165 jogos e 13 golos ao serviço da equipa principal, pela qual conquistou duas Taças de Portugal e outras tantas Supertaças. No verão de 2010 transferiu-se para os italianos do Génova por 9 milhões de euros e, após duas épocas de bom nível, mudou-se para o Dínamo Kiev, clube pelo qual venceu dois campeonato e duas taças da Ucrânia.
Em 2016 regressou ao Génova, clube presidido pelo genro, para mais três temporadas. Porém, no último verão mudou-se para o Hellas Verona, continuando a jogar na Série A italiana.
Em termos de seleções nacionais, soma um total de 125 internacionalizações, num percurso iniciado nos sub-16 e concluído nos AA, pelos quais jogou 56 vezes, tendo marcado presença nos Campeonatos da Europa de 2008 e 2012 e nos Mundiais de 2010 e 2014.


1. Miguel Luís (3 milhões de euros)

Miguel Luís
Mais um futebolista de segunda geração. O pai de Miguel Luís, Nuno Luís, era lateral direito e representou Académica, Campomaiorense, Salamanca e Nacional. O atual médio do Sporting nasceu em Coimbra quando o pai jogava em Espanha, a 27 de fevereiro de 1999, e foi com a camisola da briosa que entrou para o futebol.
Porém, rapidamente deu o salto para o Sporting, tendo passado a jogar de leão ao peito ainda com idade de benjamim. Daí para cá são já onze anos de uma ligação pautada pela conquista dos títulos nacionais de juvenis em 2015-16 e de juniores em 2016-17. Paralelamente, sagrou-se campeão da Europa de sub-17 em 2016 e de sub-19 em 2018 ao serviço de Portugal.
A estreia no futebol profissional aconteceu ainda em idade de júnior, pela equipa B na II Liga, e na época seguinte, em 2018-19, efetuou os primeiros jogos pelo plantel principal, tendo conquistado Taça da Liga e Taça de Portugal logo na temporada de estreia.

Aos 20 anos, vai sentido dificuldades para se impor na formação de Alvalade, mas é presença assídua na seleção sub-21. No total, soma 72 internacionalizações num já longo percurso de quinas ao peito, iniciado nos sub-15 em 2014. Daí para cá, além dos Campeonatos da Europa em que saiu vencedor, participou no Europeu de sub-19 em 2017 e os Mundiais de sub-20 de 2017 e 2019.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...