domingo, 19 de fevereiro de 2023

Onze ideal de jogadores que passaram por Vitória FC e Académica

Vitória de Setúbal e Académica medem forças na Liga 3
Dois históricos que já viveram melhores dias, Vitória de Setúbal e Académica coincidiram em 54 temporadas na I Liga, entre 1943-44 e 2015-16. Nesse período os dois emblemas conquistaram a Taça de Portugal, chegando a defrontar-se na final mais longa de sempre (em 1967), foram vice-campeões nacionais e participaram nas competições europeias.
 
Ao longo desse percurso, sadinos tiveram nos seus quadros jogadores que já tinham pertencido aos estudantes e vice-versa.
 
Vale por isso a pena conferir o nosso onze ideal de futebolistas que passaram pelos dois clubes, distribuídos em campo num 4x3x3.
 

Ricardo (guarda-redes)

Ricardo
Guarda-redes formado e revelado pelo Varzim, chegou à Académica em 2007-08, mas tardou em conquistar o seu espaço, tendo chegado a ser emprestado à União de Leiria.  Em 2009-10 chegou a dividir a titularidade com Rui Nereu, mas as duas épocas que se seguiram foram quase totalmente passadas na sombra do francês Romuald Peiser.
Em 2011-12 foi o escolhido pelo treinador Pedro Emanuel para jogar na Taça de Portugal e deu nas vistas, ao ponto de ter sido fundamental para a conquista do troféu, que escapava à briosa desde 1939. No final dessa época conquistou também a titularidade no campeonato, tendo-a mantido até 2014, quando deu o salto para o FC Porto após 103 encontros pelos estudantes.
“Quando cheguei não era academista, mas vou embora com o clube no coração. Assumo-o: vou ser academista para sempre. Vou ter saudades, passei momentos inesquecíveis aqui, como a conquista da Taça de Portugal”, afirmou, na hora da despedida, em declarações aos canais oficiais do clube.
Enquanto jogador dos dragões foi cedido ao Vitória de Setúbal em 2015-16. Embora tivesse chegado já com a época em andamento, assumiu rapidamente a titularidade, indo a tempo de atuar em 28 jogos e sofrer 38 golos, ajudando os sadinos a assegurar a permanência.
 
 
 

Francisco Silva (defesa central)

Francisco Silva
Defesa central setubalense e internacional jovem português, representou a equipa principal do Vitória de Setúbal em mais de 125 jogos entre 1977 e 1984, sempre na I Divisão, naqueles que foram os seus primeiros anos de carreira.
Seguiram-se três anos na Académica, nos quais amealhou mais de 50 partidas, todas nas primeiras duas épocas em Coimbra (1984-85 e 1985-86).
Após pendurar as botas regressou ao Vitória, tendo trabalhado quinze anos (1994 a 2009) como treinador das camadas jovens dos sadinos.
 
 

Hugo Alcântara (defesa central)

Hugo Alcântara
Defesa central brasileiro muito alto (1,90 m), foi contratado pelo Vitória de Setúbal no verão de 2001, numa altura em que Jorge Jesus era o treinador dos sadinos, foi titularíssimo no eixo da defesa setubalense ao longo de quatro temporadas, tendo formado dupla com Hugo Costa e depois com Auri. Em 2002-03 mostrou-se impotente para evitar a despromoção à II Liga, mas na época seguinte ajudou os vitorianos a regressar ao primeiro escalão e em 2004-05 conquistou a Taça de Portugal.
Após levantar o troféu transferiu-se para a Académica, clube pelo qual atuou em 30 partidas e apontou quatro golos na única temporada que passou em Coimbra.
 
 
 

Joaquim Mota (lateral direito)

Joaquim Mota
Lateral direito campeão e vencedor de uma Taça de Portugal pelo Sporting, reforçou o Vitória de Setúbal no verão de 1981 após quatro anos de pouca utilização de leão ao peito.
Titularíssimo durante a meia dúzia de anos que passou no Bonfim, mostrou-se impotente para impedir a despromoção à II Divisão em 1986, que interrompeu um ciclo de 24 épocas consecutivas dos sadinos na elite do futebol português. Contudo, no ano seguinte contribuiu para a subida à I Divisão, despedindo-se após essa promoção e mais de 160 jogos e três golos ao serviço do emblema setubalense.
Seguiram-se quatro anos na Académica, nos quais participou em mais de 125 encontros. Em 1987-88 desceu à II Divisão e nas três épocas seguintes competiu no segundo escalão.
 
 

Flávio das Neves (lateral esquerdo)

Flávio das Neves
Lateral esquerdo natural de São João da Madeira, entrou na elite do futebol português pela porta do Vitória de Guimarães e foi de lá que se mudou para a Académica em 1984.
Em três anos em Coimbra atuou em cerca de 100 jogos e marcou pelo menos oito golos, competindo sempre na I Divisão. “Toda a gente na altura falava da Académica como um clube diferente. Quando cheguei lá apercebi-me disso. Quem joga e passa pela Académica dificilmente a esquecerá. Não tinha muito a haver com o rigor nem com a disciplina, muito menos com o grau de profissionalismo a que estava habituado em Guimarães, mas com o carinho, o ambiente da própria cidade, da universidade, tudo o que rodeava o meio estudantil. Foi uma coisa incrível. Aquilo entranha-se e passei lá três anos maravilhosos, obtivemos a melhor classificação depois dos tempos áureos deles e tenho o meu nome e fotografias nos quadros da sede do clube. Adorei trabalhar na Académica. No meu tempo existiam oito ou nove jogadores universitários, a Académica permitia que eles estudassem e treinassem em simultâneo. Lembro-me que fizeram de tudo para eu concluir matemática, para conseguir entrar na faculdade, e arrependo-me de não o ter feito. Eles queriam muito formar-nos e preparar-nos para a vida. Curiosamente, quando vim embora, a Académica desceu”, recordou, em entrevista ao O Blog do David em julho de 2021.
Após uma curtíssima passagem pelo Benfica, reforçou o Vitória de Setúbal no verão de 1987 e por lá se manteve durante três temporadas, nas quais os sadinos concluíram o campeonato sempre na primeira metade da tabela. Nesse período amealhou mais de 90 encontros e dois golos pelo emblema setubalense, tendo rumado depois ao Sp. Espinho.
“O Vitória estava num processo de reformulação do plantel, com o treinador Malcolm Allison e o presidente Fernando Oliveira, que me contrataram. É um clube com uma massa associativa fantástica, o estádio tinha sempre 20 mil pessoas a assistir aos jogos, os sócios têm uma ligação incrível ao clube, permaneciam em redor do estádio antes dos treinos, era fantástico... Não faltava nada no Vitória e até posso confessar que foram os anos em que ganhei mais dinheiro no futebol, tínhamos prémios absurdos para a época, eu nem mexia no meu ordenado. Joguei ao lado dos melhores jogadores do futebol português daquela altura, pois muitos jogadores saíam dos três grandes, porque o Vitória pagava muito e bem. Se comparar com a realidade atual do clube para aqueles tempos eu nem me acredito. Eu parecia que estava sempre de férias, a cidade de Setúbal é incrível, tem praias, a serra da Arrábida, Troia, Figueirinha, Galapos, tem bom peixe, a minha família ia para lá de férias, uma semana uns, outra semana outros, era espetacular. Quando vou passar férias tenho que passar sempre por Setúbal, fiz lá muitas amizades, o clube representa muito para mim. Todos os anos vou assistir a pelo menos um jogo do Vitória, sinto-me muito acarinhado”, contou ao O Blog do David.
 
 
 

Binho (médio defensivo)

Binho
Médio brasileiro que entrou no futebol português pela porta da Naval, passou pela Académica em 2002-03, numa temporada em que atuou em 15 partidas e apontou dois golos em todas as competições.
Na época seguinte regressou à Figueira da Foz, tendo reforçado o Vitória de Setúbal em 2004-05, época que ficou marcada pela conquista da terceira Taça de Portugal, mas raramente foi opção para José Couceiro e José Rachão. Na temporada seguinte ganhou espaço devido à retirada de Hélio e à saída de Sandro, conseguindo o estatuto de titular como médio defensivo. Esteve três temporadas no Bonfim, tendo participado em duas finais de Taça, uma Supertaça e quatro jogos na Taça UEFA. No total, amealhou 79 jogos e quatro golos pelos sadinos.
No verão de 2007 rumou aos gregos do Iraklis.
 
 
 

Hugo Leal (médio centro)

Hugo Leal
Antiga promessa do futebol português e campeão europeu de sub-16 em 1996, estreou-se pela equipa principal do Benfica quando tinha apenas 16 anos, em abril de 1997, e chegou a representar a seleção nacional A e clubes como Atlético MadridParis Saint-GermainFC Porto, mas acabou por fazer uma carreira aquém das expetativas.
Embora tivesse sido contratado pelos dragões no verão de 2004, foi emprestado à Académica em janeiro de 2005, tendo atuado em onze jogos pelos estudantes até ao final do campeonato.
Entretanto, após passagens por Sp. Braga, Belenenses, Trofense e Salamanca, já na curva descendente da carreira, representou o Vitória de Setúbal durante duas temporadas, entre 2010 e 2012, período no qual amealhou 52 partidas e dois golos com a camisola verde e branca em todas as competições.
“Apanhei uns quantos [treinadores]. Tive Manuel Fernandes no primeiro ano. Houve faltas de pagamento. Houve situações constrangedoras de gente que não tinha como sobreviver e isso fez com que me desgastasse muito. Sofri um bocadinho também com o mal dos outros”, confessou.
 
 
 

Miguel Pedro (médio ofensivo)

Miguel Pedro
Médio ofensivo/extremo natural de Paranhos e formado e revelado pelo Salgueiros, passou pelo Desp. Aves antes de ingressar na Académica no verão de 2006.
Em três anos e meio em Coimbra amealhou 92 jogos e sete golos em todas as competições, contribuindo para a melhor classificação de sempre dos estudantes no século XXI (7.º lugar em 2008-09), antes de assinar pelos cipriotas do Anorthosis em janeiro de 2010.
Após duas épocas e meia no Chipre e uma temporada no Feirense, assinou pelo Vitória de Setúbal no verão de 2012. Em três anos no Bonfim atuou em 95 partidas e apontou três golos, despedindo-se dos sadinos, rumo aos gregos do Panachaiki, numa altura em que já tinha 31 anos. “É um ciclo que se fecha. Vou sentir saudades do clube. Sempre gostei de jogar aqui e sempre dei o meu máximo. Chegou ao fim um ciclo de três anos que foi bom para mim. Fiz 95 jogos, ajudei o Vitória e o clube também me ajudou”, afirmou à Lusa na hora da despedida.
 
 
 
 

Sougou (extremo direito)

Sougou
Extremamente veloz nascido em Fissel, chegou ao Vitória no verão de 2005, proveniente da Académica, tendo participado num total de 35 encontros (24 a titular) em todas as competições em 2005-06, temporada em que os sadinos fizeram um campeonato tranquilo, atingiram (pelo segundo ano consecutivo) a final da Taça de Portugal e participaram na Taça UEFA. “O Sougou é um jogador que, pela sua velocidade, é importante nos jogos fora, onde há mais espaços para jogar, pelo menos teoricamente”, disse sobre ele Norton de Matos antes de uma visita ao FC Porto.
Após essa época no Bonfim não chegou a acordo para renovar e acabou por voltar a Leiria. “Depois de uma época positiva pensava que ficaria mais um ou dois anos em Setúbal. Não foi possível, e saio triste por não poder continuar”, afirmou em maio de 2006.
Após o regresso a Leiria, representou a Académica durante três anos, entre 2008 e 2011. Nesse período totalizou 98 partidas e 23 golos, afirmando-se como uma das principais figuras da equipa, tendo contribuído para a melhor classificação de sempre dos estudantes no século XXI, o 7.º lugar obtido em 2008-09.
No verão de 2011 transferiu-se para os romenos do Cluj, pelos quais jogou na Liga dos Campeões.
 
 
 

Cláudio Pitbull (extremo esquerdo)

Cláudio Pitbull
Entrou em Portugal pela porta do FC Porto em janeiro de 2005, mas não foi bem-sucedido no Dragão e foi sucessivamente emprestado. Após Santos, Al Ittihad FC e Fluminense, foi cedido à Académica na segunda metade da época 2006-07, a tempo de disputar onze jogos e marcar dois golos em todas as provas até ao final da temporada.
Na época seguinte foi cedido ao Vitória e foi no Bonfim que mostrou a sua melhor face. Como extremo ou avançado móvel, foi uma das figuras da equipa que em 2007-08 conquistou a primeira Taça da Liga, tendo sido eleito o melhor jogador da competição em que os vitorianos bateram o Sporting na final após desempate por penáltis.
Voltou ao clube em 2010-11, depois de passagens por Rapid Bucareste e Marítimo, e ainda mostrou melhores números, embora nessa época só tenha ajudado os sadinos a garantir a permanência. Continuou em Setúbal na temporada seguinte, mas saiu em janeiro, despedindo-se com um total de 84 partidas e 19 golos ao serviço dos setubalenses.
“Tenho um carinho enorme pelo clube e pela cidade. O clube está em dificuldades, mas tem muita tradição. Vou levar o Vitória sempre no meu coração. Num restaurante até colocaram o meu nome numa pizza. Tirando o Grémio, o Vitória é o meu clube. Além do FC Porto, claro, que me abriu as portas da Europa. O pessoal de Setúbal é espetacular. O peixinho, o choco frito, fui muito feliz. Quando gostamos do clube e da cidade, somos felizes”, afirmou ao Maisfutebol em outubro de 2021.
 
 
 
 

Edinho (ponta de lança)

Edinho
Neste onze ideal de jogadores que passaram pelos dois clubes, cabe no ataque Arnaldo Silva e o seu filho, Edinho, que por influência do pai sempre foi um simpatizante do Vitória de Setúbal, clube que representou pela primeira vez enquanto iniciado em 1995-96.  “O meu pai foi com 17 anos para o clube, então cresci a ver o que era o Vitória”, afirmou ao portal do Sindicato de Jogadores.
Mais tarde, enquanto sénior, esteve emprestado aos sadinos pelo Sp. Braga na primeira metade da época 2007-08, tendo marcado nove golos em 23 jogos e contribuído para uma caminhada que haveria de culminar na conquista da Taça da Liga e no apuramento para a Taça UEFA antes de se mudar para os gregos do AEK Atenas durante mercado de inverno. “Fiquei magoado com o presidente [da comissão de gestão, Carlos Costa] porque não teve uma atitude correta comigo. Deixou passar a mensagem de que eu é que quis ir embora quando na verdade o que aconteceu foi uma boa oportunidade para o Vitória de Setúbal encaixar algum dinheiro no final da época. Os adeptos ficaram a pensar que eu fui ingrato e isso não é verdade. Fiquei magoado por isso, mas não guardo rancor nenhum”, lamentou.
Entretanto tornou-se internacional português e representou clubes AEK, Málaga, PAOK e Marítimo antes de vestir a camisola da Académica entre fevereiro de 2012 e maio de 2013, tendo nesse período conquistado uma Taça de Portugal e atuado em 55 jogos (seis dos quais na Liga Europa) e apontado 23 golos. “Ganhar a Taça pela Académica, frente a uma equipa grande [Sporting], não vou dizer que foi o culminar de um percurso porque houve outros momentos como a chegada à seleção e à liga espanhola, mas foi brutal. São sentimentos que qualquer jogador deseja ter”, confessou ao Diário de Notícias em agosto de 2019.
Os bons desempenhos em Coimbra valeram-lhe o regresso ao Sp. Braga, tendo ainda passado pelo futebol turco antes de regressar ao Vitória de Setúbal em 2016-17. Nesta segunda passagem pelo Bonfim amealhou 71 jogos e 19 golos, ajudando os vitorianos a chegar à final da Taça da Liga em 2017-18.
Na hora da saída, revelou alguma mágoa. “A saudade estará presente todos dias, assim como o calor e o carinho de todos estes adeptos sadinos que me mostraram cada vez que orgulhosamente vesti esta camisola sagrada. Foi e será sempre um orgulho para mim este Enorme Vitória FC. Acho que merecia outro respeito por tudo que já dei ao Vitória, não me querendo bastava dizer ao invés de mandarem recados, 'se não assinaram é porque não querem ficar!' Eu entendi as entrelinhas e vi que não contavam comigo”, escreveu nas redes sociais.
 
 
 

Fernando Vaz (treinador)

Fernando Vaz
Um treinador marcante no futebol português, que além de Vitória de Setúbal e Académica dirigiu Belenenses, Sp. Braga, seleção nacional, FC Porto, Vitória de Guimarães e Sporting, entre outros.
Aos sadinos chegou pela primeira vez na fase final da época 1951-52, cedido pelo Belenenses, para guiar a equipa à subida à I Divisão. Dez anos depois, o filme repetiu-se, mas desta feita foi a CUF que o cedeu.
Em 1964-65 surgiu pela primeira como treinador do Vitória a tempo inteiro, iniciando um ciclo dourado que ficou marcado pela conquista de duas Taças de Portugal (1965 e 1967) e pela presença em outras duas finais (1966 e 1968).
No final da época de 1968-69 mudou-se para o Sporting e por lá ficou até perto do término da temporada 1971-72, quando ingressou na Académica, não indo a tempo de salvar os estudantes da descida à II Divisão. Na temporada seguinte sagrou-se campeão nacional da II Divisão, tendo permanecido em Coimbra até meados de 1974.
Em 1976-77 voltou ao Vitória, mas a meio da época seguinte foi substituído por Carlos Cardoso na sequência de maus resultados.



 












1 comentário:

  1. O Flávio Neves jogava no meio campo (extremo esquerdo) e não lateral esquerdo. Jogava à frente do Germano, esse sim, defesa esquerdo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...