terça-feira, 12 de julho de 2022

Pedro Pinto, um 8 com “um conhecimento tático muito grande”

Pedro Pinto assinou por dois anos (mais um de opção) pelo Vitória FC
Reforço para um meio-campo que neste defeso perdeu André Pedrosa, Murilo e Rúben Gonçalves, o novo jogador vitoriano Pedro Pinto é, no entender de quem trabalhou com ele, um médio especialista a desempenhar as funções de “8” e que tem como uma das principais qualidades “um conhecimento tático muito grande”.

Segundo o treinador Hugo Martins, que o orientou na primeira metade da época passada no Cova da Piedade, o centrocampista de 22 anos natural de Santo Estêvão (concelho de Benavente) “tanto pode jogar num duplo pivot com dois médios mais de equilíbrio como pode jogar mais como interior”. “É um 8. Se jogar num duplo pivot, faz de 6 e 8. Eventualmente, em alguns momentos, pode aparecer como 10, porque tem um raio de ação grande”, considerou o técnico, que ainda assim aponta uma lacuna no futebol de Pedro Pinto: “Pode ganhar mais chegada à área, se bem que na época passada no Cova da Piedade fez alguns golos (dois) e algumas assistências (uma), ainda que o contexto da equipa não lhe permitisse isso.”

A opinião de que o reforço do Vitória de Setúbal rende mais numa posição intermédia no meio-campo é partilhada pelo antigo companheiro de equipa Hélio Vaz, com quem jogou no Cova da Piedade na temporada transata. “O Pedro Pinto pode jogar a 6, 8 ou 10. Pessoalmente gosto mais de o ver a 8, mas qualquer das posições que ele desempenhar, vai desempenhar com muita qualidade, porque, perante a idade que ele tem, já tem um conhecimento tático muito grande”, elogia o extremo, que chegou a ser orientado por Jorge Jesus no Benfica.

Jovem com “caráter” e “personalidade forte”

Tanto o ex-colega como o antigo treinador de Pedro Pinto acreditam que o ribatejano vai vingar no Bonfim. “Acredito que no Vitória, fruto do que são as ambições do clube, poderá jogar e crescer. Se fosse eu o decisor do Vitória, era um jogador com o qual eu iria contar sempre e que de certeza iria referenciar. Tive a felicidade de o levar para o Cova da Piedade, e quando se trabalha com os jogadores e eles mostram caráter... Ele tem um caráter tremendo, é um miúdo muito bem educado e que procura cumprir as estratégias e as funções num determinado jogo ou num determinado momento do jogo. Percebe bem o jogo, fruto do que também é a formação dele [Benfica, Sacavenense e Académica] e pode vir a crescer juntamente com a equipa e jogar perfeitamente no Vitória desde que haja oportunidade”, crê Hugo Martins, salientando também a qualidade tática do novo médio sadino.


“Tem qualidade para se impor numa equipa com outros objetivos e acho que, depois da boa época que fez no Cova da Piedade, é o que ele precisa, um projeto mais ambicioso, mais pressão à volta do projeto. Que lhe corra tudo bem, como lhe correu no Cova da Piedade”, desejou Hélio Vaz, que considera que Pedro Pinto “já tem quase tudo para chegar a um nível muito mais alto”. “Precisa que alguém olhe para ele como eu olho para ele: um jogador muito evoluído à espera de uma oportunidade de uma liga profissional que lhe possa potenciar mais a sua qualidade, porque está tudo nos pés e na cabeça dele”, acrescentou.

Se Hugo Martins destacou o “caráter” do reforço do Vitória, Hélio Vaz também se mostra rendido à personalidade do ex-companheiro de equipa. “Tem uma personalidade forte e sabe distinguir os momentos da brincadeira daqueles em que é para estar concentrado. Levava-o para a guerra comigo! É exigente com ele próprio e quando não ganhávamos ficava com cara de chateado e frustrado”, recorda o extremo, que também representou Mafra, Tondela, Casa Pia, Atlético, União de Leiria, Peniche, Torreense, Loures e Lusitano de Évora.

Com formação dividida por Benfica, Sacavenense e Académica, Pedro Pinto conquistou o título nacional de iniciados em 2014-15 ao serviço das águias sob a orientação do setubalense Luís Nascimento. Como sénior começou pela briosa, mas fez mais jogos pelos sub-23 na Liga Revelação (34) do que pela equipa principal (cinco). Após três temporadas de ligação ao emblema de Coimbra, representou o Cova da Piedade em 2021-22.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...