sexta-feira, 25 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo São João de Ver na II Divisão B

São João de Ver participou por seis vezes na II Divisão B
Fundado a 25 de junho de 1929, o Sporting Clube São João de Ver passou grande parte da sua existência entre os campeonatos distritais da AF Aveiro, mas em 1994 surgiu nos campeonatos nacionais e por lá ficou durante duas décadas.
 
Desde então somou já seis participações na antiga II Divisão B, 13 na extinta III Divisão e três no Campeonato de Portugal.
 
Voltando aos tempos de II B, a melhor classificação que os malapeiros lograram foi o 6.º lugar em 2011-12.
 
Em termos de Taça de Portugal, o melhor que o emblema de Santa Maria da Feira conseguiu foi atingir a 5.ª eliminatória em 1998-99, numa campanha em que foi eliminado pelo Maia.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo São João de Ver na II Divisão B.
 
 

10. Roberto Vilar (82 jogos)

Roberto Vilar
Médio natural de Santa Maria da Feira, começou a jogar futebol nas camadas jovens do Feirense, mas concluiu a formação e iniciou o seu trajeto enquanto sénior no União de Lamas, de onde saiu para o São João de Ver a meio da época 1998-99.
Nessa primeira temporada nos malapeiros disputou 14 jogos (cinco a titular) na II Divisão B e apontou cinco golos, diante de Vila Real, Ermesinde, Famalicão, Freamunde e Sandinenses, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após passagens por Castêlo da Maia e Cucujães, regressou ao São João de Ver no verão de 2000 para mais três épocas com a camisola alvirrubra. Nesse período amealhou um total de 68 encontros (12 a titular) e seis golos, voltando a não conseguir impedir a descida à III Divisão em 2003.
Após a despromoção transferiu-se para os açorianos do Madalena.
“As memórias nunca se apagam, estas estão sempre associadas a um grupo de trabalho e uma equipa que tinha na sua maior arma a familiaridade. O companheirismo e amizade estava presente em todos momentos, treinos e jogos. Não havia distâncias entre dirigentes e atletas, a proximidade era saudável. No São João de Ver encontrei e partilhei o melhor balneário do mundo, foram 4 anos inserido num grupo de trabalho que nunca devia ter findado. Saudades, saudades, saudades…”, escreveu no Facebook em julho de 2013.
 
 

9. Rúben Avelar (82 jogos)

Rúben Avelar
Disputou o mesmo número de jogos de Roberto Vilar, mas amealhou mais 4064 minutos em campo – 6895 contra 2831.
Defesa central de elevada estatura (1,88 m) natural de Rio Meão, no concelho de Santa Maria da Feira, iniciou a formação e o seu percurso no futebol sénior com a camisola do São João de Ver, ainda que pelo meio tivesse passado pelos juniores do União de Lamas entre 1998 e 2000.
Entre 2000 e 2003 amealhou um total de 82 encontros (75 a titular) na II Divisão B, mostrando-se impotente para evitar a descida à III Divisão.
Após a despromoção regressou ao União de Lamas, tendo posteriormente jogado na II Liga ao serviço da Ovarense.
 
 

8. Petiz (82 jogos)

Petiz
Disputou o mesmo número de jogos de Rúben Avelar e Roberto Vilar, mas amealhou minutos em campo: 7380.
Guarda-redes natural de Santa Maria da Feira e formado no Feirense, passou por Lobão e Fiães antes de ingressar no São João de Ver no verão de 1997.
Na primeira época no clube contribuiu para a subida à II Divisão B, patamar em que atuou em 16 jogos (todos como titular) e sofreu 20 golos, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu no clube e voltou a ajudar os malapeiros a subir à II B, patamar em que amealhou 66 encontros e 84 golos sofridos entre 2000 e 2002.
Valorizado depois de duas temporadas em que contribuiu para que o emblema feirense assegurasse a permanência, transferiu-se para o Sp. Espinho no verão de 2002.
 
 

7. Carlos Robalinho (86 jogos)

Carlos Robalinho
Atacante natural de Canedo, concelho de Santa Maria da Feira, concluiu a formação no Feirense, mas iniciou o seu trajeto no futebol sénior ao serviço do Lobão, de onde saiu para o São João de Ver no verão de 1998.
Na primeira época nos malapeiros atuou em 29 encontros (16 a titular) e apontou cinco golos na II Divisão B, diante de Leixões (dois), Lixa, Sandinenses e Vizela, ainda assim insuficiente para evitar a despromoção.
No entanto, permaneceu no clube e contribuiu para o regresso à II B, patamar em que disputou 25 jogos (sete a titular) e marcou três golos, frente a Infesta, Vilanovense e Canelas, em 2000-01.
Entretanto transferiu-se para o Esmoriz, mas em 2002-03 voltou ao São João de Ver para participar em 32 partidas (23 a titular) e faturar por três vezes, diante de Oliveirense e Torreense (dois), mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão transferiu-se para o Cesarense.
 
 

6. Marco Aurélio (88 jogos)

Marco Aurélio
Defesa central natural de Santa Maria da Feira e formado no Feirense, passou por Canedo e Arrifanense antes de ingressar no São João de Ver no verão de 1994, tendo feito parte das duas primeiras temporadas dos malapeiros nos campeonatos nacionais.
Entretanto saiu para o Cucujães e teve uma passagem pelo Cesarense antes de regressar ao emblema alvirrubro no verão de 1999 para contribuir para a promoção à II Divisão B, patamar em que atuou em 71 encontros (68 a titular) e apontou nove golos ao longo de duas épocas que culminaram na permanência da equipa no terceiro escalão do futebol português.
A temporada de 2002-03 foi iniciada no Sp. Espinho, mas a meio voltou ao São João de Ver para disputar 17 jogos e marcar três golos, diante de Estrela de Portalegre (dois) e Recreio de Águeda, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão transferiu-se para o Esmoriz.
 
 

5. Celestino (105 jogos)

Celestino
Médio defensivo natural de Sandim, concelho de Vila Nova de Gaia, jogou ao lado de Semedo nas camadas jovens do FC Porto, tendo ainda passado por clubes como União de Lamas, Dragões Sandinenses, Maia, Feirense e Cucujães antes de ingressar no São João de Ver no verão de 1999.
Na primeira temporada nos malapeiros alcançou a promoção à II Divisão B, patamar em que disputou 105 jogos (103 a titular) e apontou 18 golos ao longo de três épocas, não conseguindo evitar a descida à III Divisão em 2003.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Lusitânia Lourosa.
 
 

4. Nogueira (111 jogos)

Nogueira
Médio defensivo nascido no Porto e que jogou ao lado de Sérgio Leite, Filipe Anunciação e Rui Lima nas camadas jovens do Boavista, concluiu a formação e iniciou o seu trajeto enquanto sénior no União de Lamas, de onde saiu para o São João de Ver a meio da temporada 1999-00.
Nessa época ajudou os malapeiros a alcançar a promoção à II Divisão B, patamar em que amealhou 111 encontros (todos a titular) e 13 golos ao longo de três anos, não conseguindo evitar a despromoção em 2003.
Após a descida de divisão permaneceu no clube por mais quatro anos, até ao final da carreira.
 
 


3. Pedro Pais (111 jogos)

Pedro Pais
Disputou o mesmo número de jogos de Nogueira, mas amealhou mais 257 minutos em campo – 9990 contra 9733.
Um homem da casa, um lateral esquerdo natural de São João de Ver e formado em grande parte nos malapeiros após ter começado a jogar nos infantis do Feirense.
Em 1993-94 transitou para a equipa principal, numa época que culminou na primeira promoção de sempre dos alvirrubros aos campeonatos nacionais.
Em 1996 cortou o cordão umbilical, rumando ao Sporting Paivense, mas voltou a casa três anos depois, já após uma passagem pelo Fiães. Em 1999-00 contribuiu para a subida à II Divisão B, patamar em que atuou em 111 encontros (todos como titular) e marcou um golo ao Vilafranquense (em maio de 2003) ao longo de três épocas, despedindo-se com a despromoção à III Divisão em 2003.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Cesarense.
 
 

2. Augusto (126 jogos)

Augusto
Médio formado no Sp. Espinho, representou Alba e Fiães antes de passar pela primeira vez pelo São João de Ver entre 1995 e 1997, então para competir na III Divisão.
Entretanto passou por Esmoriz e São Roque, regressando aos malapeiros em 1998-99, época em que disputou 29 jogos (26 a titular) e apontou sete golos na II Divisão B, diante de Arrifanense, Sandinenses, Ermesinde, Caçadores das Taipas, Infesta, Vila Real e Marco, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão permaneceu no clube, tendo contribuído em 2000 para a subida à II B, patamar em que atuou em 97 encontros (54 a titular) e apontou sete golos ao longo de três temporadas, não conseguindo impedir a despromoção em 2003.
Depois de mais uma descida de divisão mudou-se para o Cesarense, mas regressou ao São João de Ver para uma estadia de dois anos, entre 2004 e 2006, mas para jogar na III Divisão.
 
 

1. Miguel (139 jogos)

Miguel
Defesa lateral natural de São João de Ver, mas formado no Lusitânia Lourosa, surgiu na equipa principal dos malapeiros em 1992-92, na altura ainda nos distritais da AF Aveiro.
Em 12 anos com a camisola alvirrubra viveu três subidas e duas descidas de divisão. Em termos de II Divisão B disputou 31 jogos em 1998-99 e amealhou um total de 108 encontros (104 a titular) e cinco golos entre 2000 e 2003.
Após uma dúzia de anos no clube, transferiu-se para o Lusitânia Lourosa em 2004.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...