sábado, 16 de abril de 2022

As oito vezes em que o Portimonense ganhou pontos ao FC Porto

Nivaldo e Gomes num FC Porto-Portimonense de 1988
O saldo dos jogos entre FC Porto e Portimonense é amplamente favorável aos dragões, com 33 vitórias contra apenas quatro dos algarvios (e quatro empates) em todas as competições. Curiosamente, os triunfos alvinegros e as quatro igualdades foram registadas em Portimão e em partidas do campeonato, prova em que foram derrotados 30 vezes pelos portistas.
 
A primeira vez em que os dois emblemas se defrontaram remonta a 1955-66, quando os azuis e brancos, então orientados pelo brasileiro Dorival Yustrich, golearam por expressivos 13-1 em partida dos 16 avos de final da Taça de Portugal. Nessa época, a formação nortenha conquistou a dobradinha.
 
Mais de duas décadas depois, os dois conjuntos mediram forças pela primeira vez na I Divisão em 1976-77, na época de estreia do Portimonense no primeiro escalão, com triunfos do FC Porto nas Antas e em Portimão.
 
Vale por isso a pena recordar as oito vezes em que o Portimonense tirou pontos ao FC Porto no campeonato.
 
 
21 de maio de 1978 – I Divisão (27.ª jornada)
A viver a segunda época na I Divisão, o Portimonense entrou na 27.ª jornada em penúltimo lugar no campeonato, com os mesmos pontos de Sp. Espinho e Marítimo, que também ocupavam a zona de despromoção. Já o FC Porto seguia na liderança, com dois pontos de vantagem sobre o Benfica.
Em Portimão, os algarvios de Mário Lino e os dragões de José Maria Pedroto não foram além de um empate a zero, o que reduziu a margem de erro dos portistas no objetivo de conquistar o título nacional 19 anos depois.

Imagens do jogo de maio de 1978 em Portimão


2 de novembro de 1980 – I Divisão (9.ª jornada)
A protagonizar um bom arranque de campeonato, com quatro vitórias e um empate nas primeiras oito jornadas, o Portimonense de Manuel de Oliveira prometia dificultar a vida ao FC Porto do austríaco Hermann Stessl, que seguia na vice-liderança a um ponto do Benfica, e cumpriu.
O médio/avançado brasileiro Paulo Campos marcou o único golo do encontro no início da segunda parte (79 minutos).


  
7 de fevereiro de 1982 – I Divisão (18.ª jornada)
Orientado por um então jovem treinador em ascensão, Artur Jorge, o Portimonense procurava distanciar-se pontualmente da zona de despromoção quando recebeu o FC Porto de Hermann Stessl, uma semana após ter travado o Benfica em Portimão (1-1), numa altura em que tanto águias como dragões procuravam não perder terreno para o líder Sporting.
Tal como os encarnados, os azuis e brancos saíram do Algarve com um empate a um golo. Jacques inaugurou o marcador para os portistas aos nove minutos, mas Tião restabeleceu a igualdade logo a seguir, na conversão de uma grande penalidade.
 
Equipa do Portimonense de 1981-82


1 de abril de 1984 – I Divisão (24.ª jornada)
A fazer um campeonato relativamente tranquilo, o Portimonense de Manuel José recebeu o FC Porto de António Morais com o aliciante de se poder influenciar as contas do título. E assim foi.
Os dragões ocupavam o segundo lugar, a um ponto do líder Benfica, mas saíram derrotados de Portimão e, em vez de aproveitarem o empate das águias no terreno do Varzim para subirem à liderança, ainda ficaram mais distantes do primeiro lugar.
Bernardino Pedroto, que havia sido lançado em campo após o intervalo, marcou o único golo do jogo aos 88 minutos, na conversão de uma grande penalidade.
“Foi um jogo equilibrado. O FC Porto tinha uma competição europeia e eu intervenho num lance em que lesionei o Eurico, que era defesa central. Ele até ficou fora do jogo europeu. Faturou o maxilar, uma coisa chata de que não me esqueço”, recordou Rui Águas, que nesse jogo vestiu a camisola do Portimonense, em fevereiro de 2018, em declarações ao Sul Informação.

Equipa do Portimonense de 1983-84

 
24 de novembro de 1985 – I Divisão (11.ª jornada)
Numa época marcada pela estreia do Portimonense nas competições europeias, a formação então orientada por Vítor Oliveira estava a meio da tabela classificativa quando recebeu o líder e ainda invicto FC Porto de Artur Jorge.
Contudo, essa invencibilidade portista ruiu no Algarve. O avançado belga Serge Cadorin marcou o único golo do encontro aos 43 minutos, a finalizar certeiro à boca da baliza após cruzamento de Luís Reina a partir da esquerda.
Curiosamente, o próprio Cadorin havia denunciado uma tentativa de corrupção por parte de Luciano D’Onofrio antes do jogo. A ideia do empresário ítalo-belga era sondar Cadorin e pagar-lhe 500 contos (cerca de 250 euros) mais a possibilidade de uma transferência para o FC Porto ou para um clube de Itália ou Suíça, desde que o jogador cometesse um penálti nos primeiros cinco minutos. No entanto, Cadorin não só recusou participar nesse escândalo como denunciou o caso ao presidente do Portimonense, Manuel João, que apresentou queixa na Polícia Judiciária.
 
 
 
14 de março de 1987 – I Divisão (22.ª jornada)
Em 1986-87 o FC Porto de Artur Jorge haveria de se sagrar campeão europeu, mas nessa temporada uma equipa de sonho composta por craques como Paulo Futre, Rabah Madjer e Fernando Gomes não passou em Portimão.
O único golo da partida foi apontado logo aos três minutos pelo brasileiro Luciano. “Surgiu de um contra-ataque pela esquerda conduzido pelo Skoda, que cruzou para a área. O Zé Beto calculou mal a trajetória da bola, que em vez de sair bateu na barra e sobrou para mim na pequena área”, recordou ao jornal A Bola em setembro de 2019.
Os dragões, que seguiam a quatro pontos do líder Benfica e procuravam revalidar a conquista do título, ficaram ainda mais distantes desse objetivo.

Recorte do jornal A Bola sobre o Portimonense-FC Porto de março de 1987


26 de março de 1988 – I Divisão (27.ª jornada)
Em 1987-88 o FC Porto de Tomislav Ivić passeou na liderança do campeonato, ao ponto de se apresentar em Portimão, já com 26 jornadas decorridas, ainda invicto, tendo apenas registado seis empates.
O Portimonense de Manuel Cajuda estava a sentir dificuldades para se manter afastado da zona de despromoção, numa época em que desciam seis equipas, mas conseguiu arrancar um empate a zero na receção aos dragões.

Equipa do Portimonense de 1987-88


4 de fevereiro de 1989 – I Divisão (24.ª jornada)
Pela quarta época consecutiva, o FC Porto não conseguiu vencer em Portimão.
Embora a atravessar severas dificuldades para fugir dos lugares de despromoção, numa época em que desciam cinco equipas, o Portimonense de José Torres conseguiu pontuar diante de uns dragões, novamente orientados por Artur Jorge, que ocupavam o segundo lugar do campeonato, a apenas três pontos do líder Benfica.
Os portistas até marcaram primeiro, por intermédio de Paulo Pereira, à passagem da hora de jogo. Porém, Nivaldo empatou para os algarvios cinco minutos depois.

Equipa do Portimonense de 1988-89











1 comentário:

  1. Depois o Pinto da Costa "comprou" o Portimonense e a partir daí nunca mais ganhou. O mesmo aconteceu com o Belenenses agora Bsad. Só aqui o fCorruptoP começa cada campeonato com 12 pontos de avanço garantidos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...