segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Recorde a última vez em que o FC Porto esteve cinco jogos sem ganhar

Há mais de oito anos que FC Porto não estava cinco jogos sem ganhar
Com o empate na receção ao Santa Clara (1-1), o FC Porto aumentou este domingo para cinco os jogos sem vencer em todas as competições, depois das quatro derrotas consecutivas que sofreu às mãos de Sporting (Taça da Liga), Nacional e Gil Vicente (ambos para o campeonato) e Olympiacos (Liga Europa).
 
É a pior série dos azuis e brancos em mais de oito anos, igualando assim a sequência de cinco jogos sem triunfar da equipa de 2016-17, orientada por Nuno Espírito Santo. Na altura, porém, os portistas somaram cinco empates consecutivos, um mal menor quando comparado com a série atual.
 
Entre 6 e 29 de novembro de 2016, quando os dragões haviam obtido a anterior série de cinco encontros sem ganhar, o mundo era um lugar diferente em várias dimensões. Noutras não. A meio dessa sequência, Donald Trump chocou o mundo ao ganhar pela primeira vez as eleições dos Estados Unidos, a 8 de novembro. Marcelo Rebelo de Sousa já era o Presidente da República, mas António Costa ainda era o primeiro-ministro, com o apoio da geringonça, e Fernando Medina era o autarca de Lisboa. Isabel II ainda era rainha de Inglaterra, país que tinha como campeão nacional de futebol o Leicester. No futebol, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi ainda estavam no Real Madrid e no Barcelona, enquanto Rui Vitória e Jorge Jesus eram os treinadores de Benfica e Sporting. E Portugal havia conquistado o título europeu há poucos meses. Parece que já foi há uma eternidade, não é?
 

1-1 vs. Benfica (10.ª jornada da I Liga, 06-11-2016)

Essa série negativa do FC Porto de 2016-17 começou com um balde de água fria num clássico com o Benfica no Dragão. Os azuis e brancos iam batendo o rival por 1-0 até bem perto de final, graças a um golo de Diogo Jota aos 50 minutos, mas aos 90+2’, um minuto tantas vezes fatal para as águias, Lisandro López empatou para os encarnados então comandados por Rui Vitória, que assim reforçaram a liderança da I Liga, à 10.ª jornada.
 
 
 

0-0 (2-3 nas g.p.) vs. Desp. Chaves (4.ª eliminatória da Taça de Portugal, 18-11-2016)

Entretanto as competições de clubes pararam, para dar lugar às de seleções, e no reatamento o FC Porto sofreu um dos maiores dissabores dessa época, a eliminação na Taça de Portugal. Aconteceu no terreno do Desportivo de Chaves então comandado por Jorge Simão. Depois de um nulo nos 90 e nos 190 minutos, a decisão foi para penáltis, e aí os flavienses foram mais felizes, ao vencer por 3-2.
 
 
 

0-0   vs. Copenhaga (5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, 22-11-2016)

Depois de campeonato e Taça de Portugal, a Liga dos Campeões. Desta feita um empate sem grandes consequências. À entrada para a penúltima jornada da fase de grupos, os dragões somavam sete pontos, mais dois do que o Copenhaga e menos três do que o líder do grupo, o Leicester. Uma vitória na Dinamarca qualificaria automaticamente os azuis e brancos para os oitavos de final, uma derrota permitiria a ultrapassagem dos nórdicos e um empate deixaria tudo na mesma. E ficou tudo na mesma. Até o resultado foi o mesmo que se verificava aquando do apito inicial.
 
 
 

0-0   vs. Belenenses (11.ª jornada da I Liga, 26-11-2016)

Terceiro nulo consecutivo para o FC Porto de Nuno Espírito Santo, que assim atingiu a marca negativa de 250 minutos sem marca. Na deslocação ao Restelo, os dragões não conseguiram bater os azuis de Quim Machado e, perante os triunfos de Benfica, Sporting e Sp. Braga, caíram para quarto lugar no campeonato, passando a estar sete pontos da liderança, então na posse dos encarnados.
 
 
 

0-0 vs. Belenenses (1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, 29-11-2016)

Três dias depois, o FC Porto voltou a defrontar o Belenenses, desta feita no Dragão e para a Taça da Liga. Apesar das muitas alterações promovidas de parte a parte, o resultado foi o mesmo: um empate a zero. Foi o quarto jogo seguido em branco para os portistas, que assim aumentaram para 340 os minutos sem marcar. Esta igualdade viria a revelar-se comprometedora no que concerne aos objetivos dos dragões na competição, uma vez que foram eliminados ainda na fase de grupos.
 
 
 
A série negativa viria a ser interrompida a 3 de dezembro de 2016, com uma vitória na receção ao Sp. Braga, por 1-0, em partida da 12.ª jornada da I Liga.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...