terça-feira, 15 de março de 2022

Nove jogadores apontados à estreia na Seleção Nacional em 2022

Fernando Santos anuncia primeira convocatória de 2022 esta quinta-feira
2022 é o ano que tanto pode ficar marcado pela 8.ª participação da Seleção Nacional num Campeonato do Mundo ou pela primeira ausência de uma grande competição desde 1998, uma dúvida que será dissipada já em março.
 
Os selecionados de Fernando Santos, que ao que tudo indica estará em fim de ciclo como selecionador nacional, vão defrontar a Turquia a 24 de março e, caso vençam, Itália ou Macedónia cinco dias depois, no playoff de qualificação para o Mundial do Qatar.
 
Por ser ano de uma grande competição, 2022 também poderá marcar o fim do ciclo de alguns jogadores na equipa das quinas, nomeadamente os mais veteranos, como Pepe, José Fonte, João Moutinho ou Cristiano Ronaldo.
 
Mas mais do que a necessidade de renovar algumas posições, há novos valores a emergir que prometem intrometer-se na luta por um lugar no lote de convocados e que podem baralhar (ainda mais) as contas de Fernando Santos, que já promoveu 56 estreias na Seleção Nacional e vai anunciar a primeira convocatória do ano na quinta-feira. Eis os principais candidatos a somar a primeira internacionalização em 2022.
 
José Sá
Comecemos pela baliza. José Sá foi convocado pela primeira vez por Fernando Santos em junho de 2017, aquando da preparação da Taça das Confederações, nunca foi além da condição de suplente não utilizado – no ano passado, viu até Rui Silva e Diogo Costa alcançarem a primeira internacionalização.
Na altura da primeira convocatória, Sá era suplente de Iker Casillas no FC Porto, mas hoje é a última barreira do Wolverhampton, equipa da primeira metade da tabela da Premier League e que tem a quarta defesa menos batida da liga inglesa, atrás de Manchester City, Chelsea e Liverpool.
Na presente temporada, soma 28 jogos oficiais e 23 golos sofridos, mostrando ser um digno sucessor de Rui Patrício nos wolves. E nas três épocas anteriores, mostrou toda a sua qualidade enquanto dono da baliza dos gregos do Olympiacos, pelos quais conquistou dois campeonatos e uma Taça da Grécia.
Aos 27 anos, e depois de 31 internacionalizações pelas seleções jovens, poderá receber a primeira oportunidade, apesar de ter como concorrentes os guarda-redes titulares de AS Roma, Lyon e FC Porto.
 
 
 
A posição de defesa central, já o sabemos há vários anos, é das mais deficitárias na Seleção Nacional em termos de quantidade. Rúben Dias, Pepe e José Fonte estiveram no Euro 2020, com Danilo Pereira também a poder fazer essa posição, mas no último ano e meio também foram chamados Domingos Duarte, Rúben Semedo, Gonçalo Inácio e até Luís Neto, que nem é um habitual titular no Sporting. Contudo, esta época Domingos Duarte perdeu espaço no Granada, Rúben Semedo viveu novo episódio judicial quando estava na Grécia e ainda não conseguiu assumir a titularidade no FC Porto e Luís Neto continua no banco do Sporting.
 
Gonçalo Inácio
Por outro lado, Gonçalo Inácio continua de pedra e cal no onze leonino e, depois de ter sido chamado para os compromissos de setembro do ano passado da Seleção Nacional, mas os ter falhado devido a lesão, tudo indica que deverá estrear-se pela principal equipa das quinas em 2022.
Canhoto, o que não é propriamente comum no lote de selecionáveis, soma já mais de 3000 minutos distribuídos por quase 40 encontros e quatro golos ao serviço do Sporting nesta temporada.
O único ponto contra é o facto de Fernando Santos só o conseguir avaliar na alta competição no contexto de uma linha defensiva composta por três centrais.
 
 
 
Tiago Djaló
O que foi dito sobre Gonçalo Inácio é aplicável a Tiago Djaló, imponente central do Lille, campeão francês na última época e uma das 16 equipas que esta temporada chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Embora ainda estejamos em março, este defesa formado no Sporting soma já mais minutos e jogos do que em 2020-21, tendo participado em seis das sete partidas (cinco como titular) da equipa gaulesa na Champions.
Tiago Djaló tem a característica de ser um polivalente, que atua tanto no eixo defensivo como no lado direito da defesa. Pode ser um ponto a favor, porque cobre várias posições e dá uma alternativa mais posicional à lateral direita em momentos em que é necessária contenção no plano ofensivo, mas também um ponto contra, porque não se está propriamente a especializar numa função.
 
 
 
David Carmo
Outro central a ter em conta é David Carmo. Regressado recentemente aos relvados após uma fratura bimaleolar de um tornozelo que o afastou dos relvados durante quase um ano, voltou devagarinho, primeiro na equipa sub-23, depois na equipa B e só por último na equipa principal.
Em seis jogos às ordens de Carlos Carvalhal esta temporada, o Sp. Braga sofreu apenas dois golos, o que corresponde a uma melhoria do registo defensivo dos bracarenses, que nos restantes 35 encontros encaixou 42 golos.
Com Rúben Dias ausente, é uma forte possibilidade já para a convocatória de março. Mas se não for agora, certamente não faltarão oportunidades, pois é um dos mais promissores centrais portugueses.
 
 
 
João Mário
Portugal tem desde há uns anos uma das melhores panóplias de laterais direitos do mundo. Mas, de momento, João Cancelo terá de cumprir castigo no jogo com a Turquia, Nélson Semedo está lesionado, Diogo Dalot foi apenas uma vez titular no Manchester United durante as últimas quatro semanas, Ricardo Pereira tem tido vários problemas físicos e não é titular indiscutível no Leicester e Cédric Soares vai aparecendo apenas ocasionalmente no onze do Arsenal.

Perante este cenário, Fernando Santos poderá ver-se obrigado a olhar para João Mário, jovem extremo de raiz que tem sido adaptado com sucesso por Sérgio Conceição a lateral direito. Aos 22 anos, este flanqueador é já o dono e senhor do lado da defesa do FC Porto, tendo destronado Wilson Manafá e atrasado a afirmação de Tomás Esteves.
Embora ainda estejamos em março, João Mário soma já 31 jogos e 2259 minutos pelos portistas na presente temporada, incluindo sete partidas europeias e cinco clássicos.
 
 
 
Vitinha
Da defesa avançamos para o meio-campo, mas continuamos a falar de jogadores do FC Porto, nomeadamente o futebolista que a imprensa e a crítica mais apontam como provável novidade na convocatória do selecionador nacional para o playoff de acesso ao Campeonato do Mundo: Vitinha.
Rejeitado pelo Wolverhampton, que não quis pagar os 20 milhões da cláusula de opção de compra no último verão, tornou-se titular indiscutível ao lado de Uribe no meio-campo do FC Porto, passando à frente de Sérgio Oliveira (entretanto transferido para a AS Roma) e Grujic.
Certeiro no passe, sempre em alta rotação e com chegada à área, é um dos esteios de uma equipa portista que está invicta no campeonato, bem encaminhada para chegar à final da Taça de Portugal e que sonha em apurar-se para os quartos de final da Liga Europa.
 
 
 
Fábio Vieira
Ainda no FC Porto, um jogador a ter em conta no futuro próximo da seleção nacional é Fábio Vieira. Um médio ofensivo moderno, que muitas das vezes joga da ala para dentro e que até parece gostar mais de assistir do que marcar, é letal no último passe, característica que faz dele o quarto jogador com mais assistências na I Liga (11) – apenas o benfiquista Rafa Silva (16) e os portistas Taremi e Otávio (ambos 12) têm mais.
Bastante jovem, ainda com 21 anos, até tem perdido algum gás recentemente, o que se reflete no facto de não cumprir um encontro na sua totalidade desde 16 de janeiro, mas tendo em conta a sua qualidade e que há datas FIFA em março, junho, setembro e no final do ano, é um nome a ter em conta por Fernando Santos.
 
 
 
Do meio-campo passamos para o ataque. Portugal tem muitos avançados móveis, extremos que podem jogar no eixo do ataque, mas poucos pontas de lança verdadeiramente goleadores. A principal alternativa a Cristiano Ronaldo nessa posição é André Silva, e ainda há Paulinho, mas não é de descartar que mais nomes possam ser chamados.
Gonçalo Ramos
 
Um desses nomes é Gonçalo Ramos, que recentemente conquistou a titularidade no Benfica e tem correspondido com alguns golos: quatro nos últimos oito jogos. Paralelamente, é o melhor marcador da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2023 em sub-21, com oito remates certeiros em apenas cinco partidas.
Seria bastante surpreendente se aparecesse já na convocatória de março, mas está a ganhar o seu espaço e a mostrar o que vale não só no (grande) clube que representa como na seleção imediatamente abaixo da A.
 
 
 
Beto
Outra opção para o eixo do ataque é Beto, que se diferencia dos compatriotas concorrentes pela estampa física (1,94 m) e pela passada larga, características que André Silva, Paulinho, Gonçalo Ramos, João Félix e Diogo Jota não têm. E tendo em conta que Fernando Santos é um fã de contra-ataque (ou de transições ofensivas, como preferirem), não é de descurar uma chamada do avançado da Udinese, que já foi assediado pela seleção da Guiné-Bissau.
Em ano de estreia na muito tática Série A, e mesmo estando numa equipa do meio da tabela, o ex-Portimonense soma já oito golos, o que não é nada mau. O problema é que o último remate certeiro remonta a 9 de janeiro. No entanto, continua de pedra e cal no onze dos bianconeri.
 












1 comentário:

  1. Muito bom seu conteudo, gostaria de saber se tem alguma sugestao para completarmos este artigos sobre Portugal

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...