quinta-feira, 4 de julho de 2019

Transferência de João Félix dá razão a… Bruno de Carvalho

João Félix assinou pelo Atlético Madrid por sete temporadas
Nunca se ouviu Bruno de Carvalho a falar sobre João Félix nem tão-pouco o contrário. O jovem internacional português tinha apenas 11 anos quando o antigo presidente do Sporting concorreu pela primeira vez às eleições dos leões e 13 quando o agora ex-líder leonino foi eleito. E Félix ainda não se tinha estreado pelo Benfica quando Bruno foi destituído.


Porém, a transferência do avançado de 19 anos para o Atlético Madrid vem dar razão a uma política que se pode chamar pioneira em Portugal por parte do ex-dirigente, que quando chegou a Alvalade decidiu blindar todo e qualquer jogador com cláusulas de rescisão milionárias. A mais alta foi a de Bruno Fernandes: 100 milhões de euros. Mas quase todas, salvo raras exceções, alternavam entre os 45 e os 60 milhões. Na altura, foi questionada a sensatez dessas decisões, tendo em conta que a maior venda da história sportinguista ainda eram os 25,5 milhões encaixados com a transferência de Nani para o Manchester United.

Contudo, nos últimos seis anos o mercado tem enlouquecido. Os clubes da Premier League aumentaram o poder de compra e tornaram-se mais resilientes na hora de vender. O emergente Paris Saint-Germain tem sentido necessidade de despender centenas de milhões com o intuito de ganhar a Liga dos Campeões a breve prazo. O Real Madrid nunca descarta contratar mais um galáctico e o Barcelona tem sentido dificuldades nos últimos anos para acompanhar o nível do rival apostando apenas na prata da casa. Por outro lado, clubes que dominam as suas ligas, como Juventus e Bayern Munique, procuram não perder o comboio europeu, porque ganhar apenas o campeonato já é curto. E ainda há o mercado asiático a ganhar força e a não olhar a meios para atrair alguns craques que brilham na Europa.

Tudo isto tem levado a um perverso efeito dominó que tem aumentado cada vez mais as verbas despendidas para jogadores de qualquer tipo de posição. Se no início do século Zidane estabeleceu o recorde de transferência mais cara da história em 75 milhões quando se mudou da Juventus para o Real Madrid, hoje esse valor é pago por um guarda-redes ou defesa de topo e não por um médio ofensivo e avançado que garante assistências e golos. E na ânsia de não perder um jogador que poderá ficar ainda mais valorizado um ou dois anos depois, já não se espera muito para avaliar a consistência desse futebolista de uma época para a outra ou num contexto diverso, como uma seleção nacional. Avança-se e pronto.

Foi isso que aconteceu com João Félix. Cinco meses fantásticos no Benfica e 19 anos no cartão de cidadão bastaram para que o Atlético Madrid pagasse os 120 milhões de euros da cláusula de rescisão. Se o valor futebolístico do futebolista os justifica ou os poderá um dia justificar é algo que nem vale a pena discutir: a quantia estava definida pelos encarnados e os colchoneros pagaram, mesmo tendo outras opções no mercado. E arrependido deverá estar Luís Filipe Vieira em não ter blindado o jogador com 200 milhões de euros. Afinal, há muito mais a ganhar do que a perder ao estabelecer uma cláusula milionária.


Sistema ideal mas pouco volume ofensivo

Em termos futebolísticos, o Atlético Madrid olhou para João Félix como o substituto ideal para Antoine Griezmann, que já anunciou que vai deixar o clube mas que ainda não arranjou colocação. Olhando para os clubes de topo, a equipa de Diego Simeone é uma das poucas ou talvez a única que utiliza um sistema (4x4x2) que prevê a utilização de um segundo avançado, posição na qual o agora ex-jogador benfiquista se destacou às ordens na Bruno Lage na segunda metade da temporada 2018-19.

A qualidade técnica, a capacidade para fazer mossa no espaço entre linhas e a eficácia nos momentos de definição são atributos que o francês e o português partilham, embora o internacional gaulês já os tenha mostrado em contextos competitivos muito mais complicados como a Liga Espanhola, a Liga dos Campeões, o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo. De qualquer forma, parece haver desportivamente um encaixe perfeito entre o que o Atlético procura e o que Félix pode dar.

Ainda assim, convém salientar, o clube do Wanda Metropolitano é muito provavelmente o clube europeu com a proposta menos sedutora de jogo. Já passaram quase oito anos quando Diego Simeone se viu obrigado a dar mais equilíbrio à equipa, que tinha atacantes de gabarito mundial mas que não se conseguia aproximar de Barcelona e Real Madrid precisamente pela falta de consistência defensiva, mas o argentino continua a primar por um modelo de jogo muito cínico e com a segurança como palavra-chave.

O estilo de jogo não tem acompanhado o engrandecimento do Atlético, que desde que el cholo chegou ao comando técnico conquistou um campeonato, uma Taça do Rei, uma Supertaça de Espanha, duas Ligas Europas e duas Supertaças Europeias, além de ter chegado a duas finais da Liga dos Campeões.


Por assim ser, o volume ofensivo dos colchoneros é muito mais reduzido do que o de um Benfica que marcou 103 golos no campeonato, o que vai exigir a João Félix uma eficácia e uma frieza do tamanho do mundo para aproveitar cada bola recebida nos últimos 30 metros. O mesmo se exigiu no passado a Arda Turan e Griezmann e de certa forma também a Koke ou Correa, porque não há equipas que possam ser bem-sucedidas na alta-roda sem jogadores criativos. E o Atlético não é exceção.

Resta saber como psicologicamente João Félix viverá com a sombra de Griezmann, o peso de uma das cinco transferências mais caras da história e a mudança para um novo país e campeonato. Os indicadores que tem dado ao longo do seu percurso são animadores: nasceu e cresceu em Viseu, mudou-se para o Seixal, deu-se bem, não sentiu o peso da camisola do Benfica e brilhou em alguns dos jogos mais complicados que as águias tiveram na época passada, como as visitas ao Dragão e a Alvalade, nas quais marcou, ou na receção ao Eintracht Frankfurt nos quartos-de-final da Liga Europa, na qual apontou o primeiro hat trick da carreira.















2 comentários:

  1. Isso seria verdade, se continua-se com a politica desportiva do Leonardo jardim e não tivesse ido buscar o jesus

    ResponderEliminar
  2. COMO MEU CASAMENTO FOI RESGATADO PELO TRABALHO PODEROSO DE UM GRANDE ESPIRITUALISTA * ESTOU TÃO GRATUITO A ELE POR ME AJUDAR !!!.

    Estou casado há 10 anos e tenho 2 filhos. Conheci meu marido quando tinha apenas 14 anos no colégio. Já passamos por bons e maus momentos, bem como por muitos dos principais marcos da vida, ao longo dos anos em que estivemos juntos. Ainda vejo aquele gostoso de 17 anos quando olho para ele todos esses anos. Tivemos altos e baixos, brigas de gritos, sexo inventado e desentendimentos. Mas à medida que nos aproximamos da meia-idade, algo mudou nele. Depois de estar em relacionamento com ele por anos, ele terminou comigo, fiz todo o possível para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu o queria de volta por causa de o amor que tenho por ele, implorei a ele, fiz promessas, mas ele recusou.
    Expliquei meu problema para alguém que conheci na internet e ela sugeriu que eu preferisse entrar em contato com um espiritualista, Dr.Wealthy o grande espiritualista e que ele poderia me ajudar a lançar um feitiço que trará meu marido de volta, mas eu sou do tipo que nunca acreditei em feitiço, não tive escolha a não ser contatá-lo, mandei um e-mail para o lançador de feitiço, e ele me disse que não havia problema que tudo ficaria bem antes de sete dias, que meu Ex voltará para mim depois de sete dias, ele fez sacrifícios e lançou um feitiço e surpreendentemente no sétimo dia, era por volta das 17 horas, meu ex me ligou, fiquei tão surpreso, atendi a ligação e tudo o que ele disse foi que estava tão arrependido de tudo o que aconteceu, e que ele queria que eu voltasse para ele, que ele me ama tanto. Fiquei tão feliz e fui até ele, foi assim que começamos a viver juntos felizes novamente com nossos 2 filhos que ele abandonou comigo. Desde então, prometi que qualquer pessoa que conheço que tenha um problema de relacionamento, eu ajudaria essa pessoa, referindo-a ao único genial e poderoso lançador de feitiços que me ajudou com meu próprio problema.
    Aconselho veementemente que qualquer pessoa com problemas semelhantes em seu relacionamento ou algo diferente deve, sem hesitação, entrar em contato com o genial e poderoso espiritualista através de seu e-mail: wealthylovespell@gmail.com

    Número do Whatsapp: +2348105150446


    * DEUS É VERDADEIRAMENTE FIEL *

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...