sábado, 24 de abril de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Almodôvar no Campeonato de Portugal

Almodôvar competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14
Fundado a 24 de abril de 1981, o Clube Desportivo de Almodôvar viveu o ponto alto da sua história em 2013, quando se sagrou campeão distrital, venceu a Supertaça da AF Beja e participou pela primeira vez tanto nos campeonatos nacionais, neste caso o Campeonato de Portugal, como na Taça de Portugal.
 
Na única presença no então designado por Campeonato Nacional de Seniores, logo na edição inaugural, o emblema alentejano não foi além do último lugar na Série H.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Almodôvar no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Jorginho (23 jogos)

Jorginho
Médio formado maioritariamente no Ourique, passou pelos seniores de Panóias, Castrense, São Marcos e Rosairense antes de reforçar o Almodôvar no verão de 2012.
Na primeira época no emblema aurirrubro sagrou-se campeão distrital da AF Beja e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal.
Em estreia nos patamares nacionais em 2013-14, disputou 23 jogos (21 a titular) e apontou dois golos, frente a Cova da Piedade e Esperança de Lagos, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão fez uma pausa no futebol, tendo voltado à atividade em 2016-17 para representar o São Marcos.
 
 

9. Filipe Venâncio (27 jogos)

Filipe Venâncio
Médio que passou pela formação do Farense e pelos seniores de clubes como Desp. BejaCastrense, Mineiro Aljustrelense e Lusitano Évora, reforçou o Almodôvar no verão de 2009.
Em 2012-13 conquistou o título distrital da AF Beja, momento que elegeu como o mais marcante da carreira. “Ninguém o esperava, nem eu próprio…”, confessou ao Correio do Alentejo em maio de 2020. “Tínhamos muitos miúdos novos na equipa, com 20, 21 anos, e até me recordo de uma vez estar à conversa com o nosso capitão, o Lebre, e dizer-lhe, em desabado, ‘este ano estamos tramados, é só moços novos e vamos andar aqui a levar goleadas em todos os campos’. Mas o que aconteceu é que chegámos ao final do campeonato, fomos campeões e foi uma surpresa muito agradável”, acrescentou o jogador, que nessa época também venceu a Supertaça bejense.
Na época seguinte voltou aos patamares nacionais, aos 35 anos, para atuar em 27 encontros (26 a titular) e apontou quatro golos, diante de Ferreiras, Cova da Piedade (dois) e Esperança de Lagos, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Seguiram-se duas temporadas no Castrense, tendo no verão de 2016 regressado a Almodôvar, clube que continua a representar numa altura em que já tem 42 anos.


  

8. Ricardo Aimar (28 jogos)

Ricardo Aimar
No cartão de cidadão é Ricardo Jorge Gonçalves Nogueira, mas no futebol é mais conhecido por Ricardo Aimar. Com passagem pelas camadas jovens do Almodôvar, este médio/extremo concluiu a formação e iniciou o percurso no futebol sénior ao serviço do Castrense.
No entanto, no verão de 2012 regressou ao emblema aurirrubro, sagrando-se campeão distrital e vencedor da Supertaça da AF Beja logo na primeira época.
Em 2013-14 disputou 28 jogos (11 a titular) e apontou três golos, frente a União de Montemor (dois) e Cova da Piedade, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão continuou nos almodovarenses até… hoje, ainda que tivesse feito uma pausa na carreira em 2018-19.
 
 

7. Luís Godinho (28 jogos)

Luís Godinho
Disputou o mesmo número de jogos de Ricardo Aimar, mas amealhou mais 1125 minutos em campo – 2341 contra 1216.
Lateral/extremo esquerdo natural de Almodôvar e que passou pela formação do clube da terra, chegou à equipa principal na primeira época de sénior, em 2011-12.
Na temporada seguinte conquistou o título distrital e a Supertaça da AF Beja e alcançou a consequente subida ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2013-14 atuou em 28 partidas (27 a titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão teve uma curta passagem pelo Mineiro Aljustrelense, mas regressou aos almodovarenses ainda em 2014-15. Desde então que tem continuado no clube, à exceção da temporada 2016-17, quando esteve ao serviço do Castrense. Em 2018-19 venceu a Taça de Honra da I Divisão Distrital.
 
 
 

6. Lebre (28 jogos)

Lebre
Disputou o mesmo número de jogos de Luís Godinho e Ricardo Nogueira, mas amealhou mais minutos em campo: 2454.
Defesa central natural de Almodôvar, capaz de atuar no lado direito ou no centro da linha defensiva, fez toda a carreira e todo o percurso no futebol sénior no clube da terra.
Em 2000 subiu à equipa principal, quando esta se encontrava na II Distrital da AF Beja, sagrou-se campeão do segundo escalão bejense em 2001-02 e 11 anos depois viveu o momento mais alto da carreira, quando conquistou o título da I Distrital e a Supertaça.
Em 2013-14 estreou-se nos patamares nacionais, aos 32 anos, tendo atuado em 31 encontros (30 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Presentemente ainda se encontra ao serviço dos aurirrubros, aos 39 anos, tendo vencido a Taça de Honra da I Divisão Distrital em 2018-19.
 
 
 

5. André Dias (29 jogos)

André Dias
Extremo natural de Almodôvar, fez toda a formação e quase todo o percurso no futebol sénior com a camisola do clube da terra. Entre 1999 e 2021, só esteve três anos fora, entre 2014 e 2017, quando representou o Castrense.
Antes disso, foi uma das figuras dos almodovarenses na caminhada que culminou com a conquista do título e da Supertaça distrital da AF Beja em 2012-13.
Na temporada que se seguiu disputou 29 jogos (22 a titular), mas mostrou-se impotente para evitar despromoção.
Em 2018-19 venceu a Taça de Honra da I Divisão Distrital.
 
 

4. Pedro Pacheco (29 jogos)

Pedro Pacheco
Disputou o mesmo número de jogos de André Dias, mas amealhou mais 286 minutos em campo – 2405 contra 2119.
Defesa central natural de Castro Verde, fez toda a formação e iniciou o seu trajeto como sénior no Castrense, tendo ainda passado por São Marcos e Rosairense antes de reforçar o Almodôvar no verão de 2012.
Na primeira época no clube venceu a Supertaça distrital, sagrou-se campeão distrital da I Divisão da AF Beja e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que disputou 29 encontros (27 a titular), boa parte deles na companhia do irmão João Pacheco, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão regressou ao Castrense, mas voltou a vestir a camisola almodovarense entre 2015 e 2019, tendo vencido a Taça de Honra da I Divisão Distrital em 2018-19.
 
 

3. Marco Hortense (29 jogos)

Marco Hortense
Disputou o mesmo número de jogos de Pedro Pacheco e André Dias, mas amealhou mais minutos em campo: 2525.
Guarda-redes natural de Castro Verde que jogou ao lado de Hugo Luz, Bruno Mestre e Fábio Felício na formação do Farense, passou pelos seniores de Castrense, Mineiro Aljustrelense, Desp. Beja e Panóias antes de reforçar o Almodôvar no verão de 2013, precisamente após ter feito uma pausa de um ano na carreira.
Em 2013-14 disputou 29 jogos (28 a titular) no Campeonato de Portugal e sofreu 66 golos, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida de divisão regressou ao Castrense, mas entre 2015 e 2019 voltou a defender a baliza almodovarense, tendo vencido a Taça de Honra da I Divisão Distrital em 2018-19.
 
 

2. Nuno Farinha (29 jogos)

Nuno Farinha
Disputou o mesmo número de jogos de Marco Hortense, Pedro Pacheco e André Dias, mas amealhou mais minutos em campo: 2527.
Defesa central/lateral esquerdo natural de Almodôvar, fez grande parte da formação no clube da terra, embora tivesse concluído o percurso formativo no Castrense.
Quando subiu a sénior mudou-se para o Rosairense, mas no verão de 2013-14 regressou a Almodôvar para disputar 29 jogos (todos a titular) e marcar um golo ao Quarteirense, ainda assim insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Sp. Cuba.
 
 

1. Mário Saleiro (30 jogos)

Mário Saleiro
Extremo natural de Almodôvar e filho do antigo jogador do clube entre 1981 e 1988, João Saleiro, fez quase toda a formação e o percurso no futebol sénior com a camisola aurirrubra.
Em 2019-10 subiu à equipa principal, dois anos depois teve uma curta passagem pelo Rosairense e em 2012-13 regressou aos almodovarenses para vencer o título distrital e a Supertaça da AF Beja.
Na temporada seguinte estreou-se nos campeonatos nacionais ao disputar 30 jogos (25 a titular) e apontar três golos, diante de Quarteirense, União de Montemor e Esperança de Lagos, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Castrense, mas no verão de 2015 voltou ao Almodôvar para mais meia década na equipa principal. Em 2018-19 venceu a Taça de Honra da I Divisão Distrital.
Em 2020 interrompeu a carreira de futebolista, mas permaneceu no clube enquanto responsável pela recém-criada secção de ténis.
 













1 comentário:

  1. Alentejo e Mirandeses quer independência de Portugal economicamente arruinado.
    Azores é Marroquina e Portugal um país em vias de extinção!

    https://portugalwasabadcolonizer.neocities.org/

    -----------------------------------------------------

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...