quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A minha primeira memória de… um jogo entre Sporting e Tottenham

Gareth Bale e André Santos disputam uma bola pelo ar
Já era um seguidor de futebol quando Sporting e Tottenham se defrontaram num jogo particular em White Hart Lane a poucos dias do arranque oficial da época 2003-04, mas recordo-me de as duas formações terem medido forças nos Estados Unidos em julho de 2010, num torneio de pré-temporada denominado New York Football Challenge.
 
Na altura, os leões eram orientados por Paulo Sérgio e procuravam reaproximar-se de Benfica e FC Porto após terem ficado em quarto lugar na época anterior. João Moutinho tinha saído para os dragões e Miguel Veloso estava prestes a deixar Alvalade, é verdade, mas haviam sido contratados os centrais Marco Torsiglieri (ex-Vélez Sarsfield) e Nuno André Coelho (ex-FC Porto), o lateral esquerdo Evaldo (ex-Sp. Braga), o médio internacional português Maniche (ex-Colónia), o médio ofensivo chileno Jaime Valdés (ex-Atalanta) e o extremo Diogo Salomão (ex-Real SC), tendo ainda sido recuperado André Santos, que estava emprestado ao União de Leiria.
 
Já os spurs, comandados pela velha raposa Harry Redknapp, estavam de regresso à Liga dos Campeões e apresentaram-se diante do Sporting com jogadores como Kyle Walker, Gareth Bale, Robbie Keane e um talentoso médio ofensivo marroquino chamado Adel Taarabt.
 
Num jogo equilibrado, marcado pelo calor que se fazia sentir, houve empate a dois golos. Aos 24 minutos, Kranjcar isolou Keane com um passe magistral e o irlandês abriu o ativo. Na resposta, Diogo Salomão cruzou de trivela para um bonito cabeceamento de Matías Fernández para o fundo das redes. No início da segunda parte, Jaime Valdés tirou vários adversários do caminho e à entrada da área rematou para o segundo golo leonino (48’). Contudo, Keane desmarcou Jonathan Obika, que se isolou e bateu Rui Patrício (70’).
 
“O Sporting venceu o torneio Red Bull New York Challenge. Paulo Sérgio ganhou uma equipa, independentemente dos intérpretes dos seus conceitos. Em suma, o que se passou na Arena de Newark. que é casa da equipa local de soccer. A equipa mudou por completo, mudaram os sistemas, e a articulação entre uns e outros não pode deixar de ser, à partida, um primeiro triunfo conseguido pelo técnico dos leões. Os modelos podem não estar instituídos com carácter preferencial, os titulares e alternativas têm evoluído e jogado em simultâneo, e a equipa, em termos de soluções individuais e mesmo de articulação movida sob princípios bem assimilados, mesmo se em variantes táticas diferentes, só sai a ganhar”, sintetizou o jornal O Jogo.
 












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...