sábado, 21 de agosto de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Famalicão na II Liga

Dez jogadores marcantes da história recente do Famalicão
Fundado a 21 de agosto de 1931, o Futebol Clube de Famalicão foi criado com o objetivo de ser o principal embaixador do concelho e iniciou a sua participação em competições de futebol nos anos 1930, chegou à I Divisão na década seguinte, viveu o maior período entre a elite do futebol português entre 1990 e 1994, mas foi em 2019-20 que atingiu a melhor classificação de sempre no primeiro escalão: o 6.º lugar.
 
Verde e branco foram as cores da primeira camisola envergada pelos famalicenses, que em 1938 adotaram o equipamento azul e branco, com o objetivo de obter filiação do FC Porto, algo que acabaria por não se tornar realidade, uma vez que os minhotos não receberam apoio material por parte dos portuenses.
 
Com um percurso marcado por altos e baixos, o Vila Nova participou na II Liga por seis vezes, entre 1994 e 1996 e entre 2015 e 2019. Paralelamente, passou grande parte da sua história na antiga II Divisão e também marcou presença nos campeonatos distritais da AF Braga, tendo ainda atingido as meias-finais da Taça de Portugal em 1945-46 e 2019-20.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Famalicão na II Liga.
 
 

10. Tito (59 jogos)

Tito
Lateral esquerdo natural de Guimarães e formado no Vitória local, passou por Ponte da Barca, Moreirense e Belenenses antes de reforçar o Famalicão no verão de 1994.
Nas duas temporadas que passou no emblema famalicense foi um dos destaques da equipa, tendo apontado um total de onze golos em 59 partidas (58 a titular) na II Liga. No entanto, mostrou-se impotente para evitar a descida à II Divisão B em 1996.
Apesar da despromoção, valorizou-se e deu o salto para o Desp. Chaves, então na I Liga.
Entretanto voltou ao Vitória de Guimarães e passou por Alverca, Sp. Braga, Moreirense e Ovarense antes de regressar ao Famalicão em 2006-07, numa altura em que tinha 34 anos e o Vila Nova competia na II Divisão B.
 
 

9. Diogo Cunha (61 jogos)

Diogo Cunha
Mais um jogador nascido em Guimarães, mas neste caso um médio ofensivo/extremo que representou o Famalicão durante a segunda passagem do clube pela II Liga, na segunda década do século XXI.
Após concluir a formação no Vitória de Guimarães e passar por clubes como Olhanense, Feirense, Moreirense e Desp. Chaves, ingressou no Vila Nova no verão de 2016.
Nas duas temporadas em que representou os famalicenses amealhou 61 jogos (44 a titular) e três golos na II Liga, ajudando a equipa a assegurar a permanência no segundo escalão em ambas as épocas.
No verão de 2018 transferiu-se para o Lusitânia Lourosa.
 
 
 

8. Hocko (63 jogos)

Hocko
Médio internacional sub-21 montenegrino proveniente do FK Buducnost, reforçou o Famalicão no verão de 2017.
Em duas temporadas no Vila Nova amealhou um total de 63 encontros (56 a titular) e um golo ao Gil Vicente (em 2017-18) na II Liga, tendo contribuído para a promoção à I Liga em 2019.
Paralelamente, tornou-se internacional AA pelo seu país em maio de 2018.
Após ajudar os famalicenses a subir ao primeiro escalão, transferiu-se para os belgas do Mouscron, apesar do interesse demonstrado pelos espanhóis do Getafe e pelos austríacos do Rapid Viena.
 
 
 

7. Mércio (75 jogos)

Mércio
Experiente médio brasileiro que entrou no futebol português pela porta do Rio Ave em 2001, representou Desp. Aves e Trofense na I Liga portuguesa e passou pelo campeonato cipriota antes de reforçar o Famalicão no verão de 2013, quando já tinha 33 anos.
Na segunda temporada no Vila Nova contribuiu para a subida à II Liga, patamar em que amealhou 75 encontros (60 a titular) e apontou onze golos, ajudando a consolidar os famalicenses nas ligas profissionais.
No verão de 2017 transferiu-se para o Vizela.
 
 
 

6. Daniel (76 jogos)

Daniel Marques
Lateral direito natural de Vila Nova de Famalicão, começou a jogar futebol nos infantis do Famalicão, tendo rumado ao FC Porto enquanto juvenil, em 2003. Nos azuis e brancos foi companheiro de equipa de Hugo Marques, Ventura, Steven Vitória, Nuno André Coelho, Bruno Gama, Ukra e Hélder Barbosa e tornou-se internacional jovem por Portugal.
No entanto, após concluir a formação no Sp. Braga foi obrigado a procurar outras paragens para prosseguir a carreira, tendo passado por Joane e Ribeirão antes de reforçar o Famalicão no verão de 2014.
Na primeira temporada no Vila Nova ajudou o clube a alcançar a promoção à II Liga, patamar em que amealhou um total de 76 jogos (71 a titular) e quatro golos entre 2015 e 2018, contribuindo para que os famalicenses assegurassem nessas três épocas a permanência no segundo escalão.
No verão de 2018 deixou os azuis e brancos e em janeiro do ano seguinte voltou ao Ribeirão, mas nem chegou a jogar no regresso ao clube, tendo encerrado a carreira.
Em 2019-20 retornou ao Famalicão para assumir a função de responsável pelo gabinete de apoio aos jogadores da formação.
 
 
 

5. Joel Monteiro (77 jogos)

Joel Monteiro
Lateral direito nascido no Porto e com uma longa ligação ao Salgueiros, cortou o cordão umbilical que o ligava ao emblema de Paranhos quando se transferiu para o Famalicão no verão de 2014, aos 23 anos e após 15 de ligação aos salgueiristas.
Na primeira temporada no Vila Nova contribuiu para a promoção à II Liga, patamar em que amealhou um total de 77 encontros (71 a titular) e um golo ao longo de quatro temporadas, tendo contribuído para a promoção à I Liga em 2019.
No entanto, não acompanhou a equipa no regresso ao primeiro escalão, tendo rumado ao Casa Pia.
 
 
 

4. Vítor Lima (98 jogos)

Vítor Lima
Médio defensivo natural de Guimarães, internacional jovem português e formado no Vitória de Guimarães ao lado de Makukula, César Peixoto, Duda e Moreno, passou pelas divisões inferiores de Portugal e Espanha e pelos principais campeonatos de Escócia, Grécia e Chipre antes de ingressar no Famalicão no verão de 2014.
Na primeira época no emblema famalicense contribuiu para a promoção à II Liga, patamar em que amealhou um total de 98 encontros (91 a titular) e seis golos ao longo de três temporadas, ajudando a estabilizar o Vila Nova nas ligas profissionais.
“O Famalicão é um clube que representei com muito orgulho, que me deu oportunidade de regressar ao futebol português após tantos anos fora. É um clube especial, que me ajudou muito. Senti sempre o grande apoio de todos, desde que cheguei até terminar a carreira, e estou agradecido. Chegar ao Famalicão com 32 anos, após passar por situações difíceis, quase a fechar portas, foi marcante para mim e para a carreira. Fico grato por ter contribuído para reerguer o clube, por ter ajudado a subir de divisão”, referiu ao Record.
No verão de 2018 pendurou as botas, mas continuou ligado ao clube enquanto elemento do departamento de scouting.
 
 
 

3. Jorge Miguel (103 jogos)

Jorge Miguel
Lateral esquerdo natural de Vila Nova de Famalicão, fez quase toda a formação no clube da terra, tendo transitado para a equipa principal em 2009-10, na altura para jogar na III Divisão.
Em 2011-12 deu um pequeno contributo para a subida à II Divisão B, mas como não tinha muito espaço no plantel sénior, foi emprestado ao Lousada na época seguinte.
No regresso à formação famalicense foi ganhando paulatinamente o seu lugar no lado esquerdo da defesa, tendo em 2015 contribuído para a subida à II Liga, patamar em que amealhou um total de 103 encontros (102 a titular) e um golo ao longo de quatro temporadas.
Após contribuir para a subida à I Liga, em 2009, transferiu-se para o Académico Viseu na companhia de Ricardo Fernandes.
 
 
 

2. Mendes (108 jogos)

João Mendes
Extremo internacional jovem português que concluiu a formação no Sp. Braga, foi obrigado a rodar noutras paragens para se afirmar no futebol sénior. Já após ter jogado nas ligas profissionais por Varzim, Rio Ave, Portimonense e Leixões, reforçou o Famalicão no verão de 2015.
Em três temporadas e meia no emblema famalicense amealhou 108 encontros (76 a titular) e oito golos na II Liga, tendo dado um pequeno contributo para a subida à I Liga em 2019, apesar de ter saído a meio da época para o Lusitânia Lourosa, depois de ter ajudado o Vila Nova a consolidar-se no segundo escalão.
 
 
 

1. Feliz (137 jogos)

Feliz Vaz
Extremo/médio ofensivo de baixa estatura (1,65 m) natural de Vizela, foi internacional sub-18 por Portugal, jogou ao lado de Fábio Faria e André Pinto nas camadas jovens do FC Porto, concluiu a formação no Vitória de Guimarães e passou por clubes como Ribeirão, Trofense e Rio Ave antes de reforçar o Famalicão no verão de 2014, precisamente após ter feito uma pausa de um ano na carreira.
O que é certo é que esse ano sem jogar futebol não se refletiu nos desempenhos, uma vez que se tornou imediatamente uma das figuras da equipa, tanto no Campeonato de Portugal em 2014-15 como na II Liga nas quatro épocas que se seguiram.
No segundo escalão amealhou 137 encontros (125 a titular) e 21 golos, registo que faz dele o melhor marcador de sempre dos famalicenses na competição.
No verão de 2019, após contribuir para a promoção à I Liga, transferiu-se para o Feirense.
 





 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...