sábado, 3 de julho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Casa Pia na II Divisão B

Casa Pia participou por onze vezes na II Divisão B
Fundado a 3 de julho de 1920, o Casa Pia Atlético Clube é a Associação Pós-Escolar da Casa Pia de Lisboa, uma associação de utilidade pública e membro-honorário da Ordem de Benemerência que agrega todos os indivíduos imbuídos do espírito casapiano, designadamente antigos e atuais alunos da Casa Pia de Lisboa.
 
Ainda assim, a primeira equipa de futebol da Casa Pia de Lisboa remonta ao final do século XIX, pelo que o clube se autointitula fundador do desporto em Portugal. "Os antigos alunos da Casa Pia de Lisboa tinham uma equipa de futebol, que era a Associação do Bem, e que estiveram na origem da implementação do futebol em Portugal, no final do século XIX. Os casapianos estiveram na fundação do Benfica [nomeadamente Cosme Damião] e um dos primeiros presidentes do Sporting [Daniel Queiroz dos Santos] era casapiano. Primeiro fundaram e estiveram entretidos noutros clubes e só depois é que fundaram o Casa Pia Atlético Clube", recordou o presidente Victor Seabra Franco ao DN.
 
Entre os fundadores do clube, estava o multifacetado Cândido de Oliveira, que foi jogador, treinador, dirigente, árbitro e jornalista, tendo fundado A Bola. Considerada uma das figuras mais importantes do futebol português, capitaneou a seleção nacional no primeiro jogo internacional da sua história, frente a Espanha, a 18 de dezembro de 1921. "A primeira seleção nacional equipou de preto por causa do Casa Pia e tinha vários jogadores do Casa Pia", frisa o presidente do emblema de Pina Manique. Além de Cândido de Oliveira, estavam no onze José Gralha, que ainda hoje é o mais novo de sempre a atuar com as quinas ao peito (16 anos, nove meses e cinco dias); Ribeiro dos Reis, outro fundador de A Bola; António Pinho e Augusto Lopes.
 
Desportivamente os gansos viveram o seu período de maior fulgor nas décadas de 1920 e 1930, quando competiram no extinto Campeonato de Portugal e participaram uma vez na I Divisão, em 1938-39. Em 14 jornadas, somou dois pontos, fruto de uma vitória sobre o Barreirense (2-1), e não foi além de oitavo e último lugar.
 
Desde então que o Casa Pia tem estado afastado da ribalta, mas depois de largos anos nos campeonatos nacionais não profissionais e até nas competições distritais, os casapianos têm sido um dos principais clubes do Campeonato de Portugal, conseguindo vencer o título nacional desse escalão e subir à II Liga em 2019.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Casa Pia na II Divisão B, patamar em que a formação lisboeta participou por 11 vezes entre 1994 e 2013, tendo alcançado a melhor classificação em 2004-05: 5.º lugar na Zona Sul.
 
 

10. Meireles (92 jogos)

Meireles
Defesa central aluno da Casa Pia e formado no clube, transitou para a equipa principal em 2000-01, participando num encontro da II Divisão B no terreno do Portimonense em novembro de 2000, quando tinha apenas 18 anos.
Nas duas temporadas que se seguiram amealhou 54 encontros (52 a titular) e apontou três golos no campeonato, não conseguindo evitar a descida à III Divisão em 2003.
No entanto, permaneceu no clube e fez parte da equipa que alcançou o 1.º lugar na Série E da III Divisão em 2003-04 e a consequente subida à II B, patamar em que nas duas épocas seguintes totalizou 37 partidas (31 a titular), voltando a mostrar-se impotente para evitar a despromoção em 2006. Em 2004-05 foi um dos esteios da equipa que alcançou um honroso 5.º lugar no campeonato.
No ano seguinte não conseguiu impedir a queda até aos campeonatos distritais, mas em 2007-08 sagrou-se campeão distrital da AF Lisboa na sua temporada de despedida dos gansos.
No verão de 2008 rumou ao Oeiras e voltou a conquistar o título distrital.
 
 

9. Dário (95 jogos)

Dário
Médio ofensivo/extremo lisboeta e com formação concluída no Casa Pia, transitou para a equipa principal em 1999-00, temporada em que os gansos alcançaram o primeiro lugar na III Divisão – Série E.
Nas três épocas que se seguiram amealhou um total de 95 jogos (80 a titular) e dez golos na II Divisão B, não conseguindo evitar a despromoção em 2003.
Apesar da descida à III Divisão, deu o salto para o Sp. Covilhã, então na II Liga, no verão de 2003.
 
 

8. Bruno Nunes (96 jogos)

Bruno Nunes
Defesa formado no Estrela da Amadora, estreou-se no futebol sénior com a camisola do Benfica Castelo Branco, mas ingressou no Casa Pia na época seguinte, 1995-95, a primeira dos gansos na II Divisão B.
Em quatro temporadas em Pina Manique, amealhou um total de 96 encontros (90 a titular) na II B, mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 1998.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Desp. Beja.
 
 


7. Simões (111 jogos)

Simões
Médio defensivo nascido em Angola, mas desde tenra idade radicado em Portugal, formou-se no Casa Pia e transitou para a equipa principal em 1994-95.
Nas quatro primeiras épocas nos seniores casapianos amealhou 73 encontros (48 a titular) e sete golos na II Divisão B, mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 1998.
Após a descida de divisão permaneceu no clube e em 2000 contribuiu para a promoção à II B, patamar em que atuou em 38 partidas (37 a titular) e apontou seis golos em 2000-01.
Valorizado pelas boas campanhas em Pina Manique, deu o salto para o Sp. Espinho, então na II Liga, no verão de 2001.
 
 

6. José Mário (111 jogos)

José Mário
Disputou o mesmo número de jogos de Simões, mas amealhou mais 1304 minutos em campo – 9314 contra 8010.
Defesa central natural da Amadora, concluiu a formação no Estrela e passou ainda por Alcains e Vilafranquense antes de ingressar no Casa Pia no verão de 2000 na companhia de Zé Manuel Ramos e Júlio, também eles provenientes dos ribatejanos.
Nas duas primeiras épocas em Pina Manique amealhou um total de 64 encontros (59 a titular), ajudando os gansos a assegurar a permanência em ambas.
Entretanto passou dois anos no Académico de Viseu, voltando aos casapianos no verão de 2004 para totalizar 47 partidas (todas como titular) e dois golos no espaço de um ano e meio. Em 2004-05 foi utilizado nas 38 jornadas do campeonato e contribuiu para a obtenção de um honroso 5.º lugar na II Divisão B – Zona Sul.
Em janeiro de 2006 transferiu-se para o Real SC.
 
 

5. Mourato (114 jogos)

Mourato
Defesa maioritariamente formado no Almada, mas que jogou ao lado de Fernando Mendes nos juvenis do Sporting em 1983-84, trocou o emblema do Pragal pelo Casa Pia no verão de 1992.
Em 1993-94 ajudou os gansos a alcançarem o primeiro lugar da Série E da III Divisão e a consequente promoção à II Divisão B, patamar em que amealhou um total de 114 encontros (111 a titular) ao longo das quatro temporadas que se seguiram, não conseguindo evitar a despromoção em 1998.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Estrela Vendas Novas.
 
 

4. Chaves (116 jogos)

Chaves
Médio ofensivo lisboeta que passou pelas camadas jovens do Benfica, passou pelos seniores do Lisboa e Águias e do Atlético antes de ingressar pela primeira vez no Casa Pia em 1990-91, na altura nos distritais da AF Lisboa.
Entretanto vestiu as camisolas de clubes como Futebol Benfica, Estrela da Amadora, Olivais e Moscavide e Vilafranquense, tendo regressado a Pina Manique em 1997-98 para disputar 22 jogos (21 a titular) na II Divisão B e apontar três golos, diante de Lusitânia, Juventude Évora e Desp. Beja, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu no clube e ajudou a recolocar os gansos na II B em 2000. Em mais três épocas naquele que era o terceiro escalão do futebol português amealhou 94 encontros (85 a titular) e 18 golos, mas mostrou-se impotente para evitar a descida à III Divisão em 2003.
Depois transferiu-se para o 1º Dezembro na companhia de Teixeira.
 
 

3. Miranda (119 jogos)

Miranda
Lateral/extremo esquerdo natural de Almada, fez toda a formação no Almada e foi de lá que saiu para o Casa Pia no verão de 1994.
Em Pina Manique passou quatro temporadas, todas a competir na II Divisão B, tendo amealhado nesse período um total de 119 encontros (106 a titular) e 25 golos no campeonato, registo que faz dele o melhor marcador de sempre dos gansos na II B.
No verão de 1998 transferiu-se para o Barreirense.
 
 




2. Sampaio (150 jogos)

Sampaio
Lateral esquerdo nascido em Moçambique, mas desde tenra idade radicado em Portugal, transitou dos juniores para os seniores do Casa Pia em 1992, mas nessa altura só esteve uma época na equipa principal.
No entanto, após passagens por Rio Maior, Pêro Pinheiro e Benavente voltou a Pina Manique no verão de 1998, tendo em 2000 contribuído para o primeiro lugar na Série E da III Divisão e consequente promoção à II B, patamar em totalizou 84 encontros (82 a titular) e dois golos ao longo de três temporadas, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção em 2003.
Após a descida de divisão permaneceu no clube e voltou a ajudar os gansos a subir à II Divisão B em 2004, tendo nas duas épocas que se seguiram amealhado um total de 66 partidas (65 a titular) e três golos. Se em 2004-05 integrou a equipa que alcançou um honroso 5.º lugar na Zona Sul, na temporada seguinte não conseguiu impedir mais uma descida à III Divisão.
Após nova despromoção transferiu-se para o Oriental na companhia de Toni.
 
 

1. Paulo Rita (183 jogos)

Paulo Rita
Defesa central que entrou para os juvenis do Casa Pia em 1986-87, transitou para a equipa principal em 1990-91, tendo contribuído para a subida à III Divisão em 1992 e para a promoção à II Divisão B dois anos depois.
Em termos de II B amealhou um total de 115 encontros (113 a titular) e um golo ao Sesimbra (em 1997-98), mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 1998.
No entanto, manteve-se no clube e voltou a estar associado a uma promoção à II Divisão B em 2000, tendo nas duas épocas que se seguiram totalizado 68 partidas (67 a titular) no campeonato, ajudando os gansos a assegurarem a permanência em ambas.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...