terça-feira, 30 de abril de 2019

João Félix. A frieza antes da magia

João Félix tem cláusula de rescisão de 120 milhões de euros
Aos 19 anos, João Félix já se tornou a grande sensação do futebol nacional e uma das maiores promessas do futebol mundial. Chamam-lhe Mágico Félix pela qualidade técnica que ostenta mas o mais impressionante para a idade dele é a frieza que revela nos momentos de decisão.




E o que dizer do clássico diante do FC Porto no Dragão, importantíssimo para as contas do título e que marcava o reencontro com um clube por onde passou e que o rejeitou? Os nervos estavam à flor da pele, mas não os de Félix, que não se intimidou minimamente perante a oposição de um guarda-redes como Casillas e apontou o golo que deu o empate à sua equipa.


Mais recentemente, frente ao Eintracht Frankfurt na Luz, foi chamado a converter uma grande penalidade quando ainda havia 0-0. O que um miúdo daquela idade teria feito? Recusado a responsabilidade? Escolhido um lado, rematado forte e esperado que entrasse? No caso dele, foi ler o posicionamento e a linguagem corporal do guarda-redes, aguentar até ao último instante e escolher o melhor sítio para colocar a bola.


Isto sim, é o tipo de coisas mais anormal que Félix tem feito com aquela idade. Também Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e outros revelavam qualidade técnica tão ou mais apuradas, mas muitas vezes eram demasiado fuços, perdiam-se em rodriguinhos, não entendiam os melhores momentos para libertar a bola e falhavam na fase de definição. A qualidade de definição apresentada nesta idade é mesmo a única comparação que pode ser feita entre Félix e Ronaldo.

E o que impressiona igualmente é a forma como revela uma maturidade tão específica, porque quando o jogo não está a decorrer aparenta ser um adolescente normal, daqueles que imita os festejos dos craques que acompanha através da televisão ou do YouTube (como Mbappé e Depay), que admite sem grande ponderação que se atira para o chão e faz fita e que tem o rosto repleto de acne e um penteado bem ao estilo de um mero teenager.

Sobre a nova coqueluche encarnada, que executa muitíssimo bem, decide ainda melhor e marca golos já a um ritmo bastante razoável, suscita curiosidade perceber em que vertentes mais poderá crescer ao longo da carreira.






















3 comentários:

  1. Boa tarde caro David,

    troca de links efectuada.
    https://ocontraataque10.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde. O blog David Pereira já está na minha lista :) .

    ResponderEliminar
  3. https://justicabenfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...