sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Recorde aqui grandes jogos da Liga Espanhola

O troféu de campeão da Liga Espanhola
Vitórias inesperadas, triunfos inéditos, reviravoltas épicas, jogos marcados por grandes golos, goleadas que não estavam no programa, duelos renhidos entre titãs, partidas que deram títulos e muito mais. Tem sido assim ao longo de quase um século na Liga Espanhola.
 
Recorde aqui alguns dos grandes jogos da história da prova.
 
 

05/09/1993 – 1.ª jornada
Tricampeão espanhol em título, o Barcelona de Johan Cruyff, então denominado de Dream Team, tornou-se ainda mais forte com a contratação do avançado brasileiro Romário, que nos cinco anos anteriores havia apontado 128 golos em 145 jogos pelo PSV.
Na estreia oficial pelo novo clube e com o número 10 nas costas, em Camp Nou, o “baixinho” mostrou logo ao que ia, ao apontar um hat trick. Todos os golos (aos 15, 65 e 88 minutos) contaram com a assistência do médio Pep Guardiola, sendo que o terceiro foi o mais bonito, um chapéu ao guarda-redes Alberto.
Do lado da Real Sociedad, então comandada pelo antigo treinador sportinguista John Toshack, Carlos Xavier foi suplente utilizado (entrou aos 65’).
 


10/05/1997 – 37.ª jornada
Hoje fala-se muito na densidade do calendário, mas em 1996-97 a Liga Espanhola era disputada por 22 equipas em vez das atuais 20, o que implicava a realização de 42 jornadas, mais quatro do que acontece atualmente.
À entrada para a 37.ª, o Real Madrid de Fabio Capello liderava a prova com mais oito pontos do que o Barcelona de Bobby Robson, Vítor Baía, Fernando Couto e Luís Figo, pelo que podia sair de Camp Nou tanto com uma mão no título como como com uma margem de erro mais curta nas cinco derradeiras jornadas.
Aconteceu a segunda possibilidade. A quatro dias da final da Taça das Taças diante do Paris Saint-Germain, o Barça apresentou um onze de gala, com Baía e Figo, e bateu os merengues por 1-0, graças a um golo solitário de Ronaldo “Fenómeno”, com assistência de Figo, na recarga a um penálti do brasileiro defendido por Bodo Illgner.
Até ao final do campeonato os catalães ainda chegaram a estar a apenas dois pontos do rival, mas uma derrota no terreno do Hércules na antepenúltima ronda deitou tudo a perder. Soube a consolação as conquistas da Supertaça de Espanha, Taça das Taças e Taça do Rei nessa temporada.
 


12/09/1999 – 3.ª jornada
Em setembro de 1999, soaram os alarmes no Real Madrid. O guarda-redes habitual titular, Bodo Illgner, sofreu uma lesão que forçou o treinador John Toshack a entregar a baliza ao jovem Iker Casillas, que assim se estreou oficialmente pelo clube da sua formação, aos 18 anos e 174 dias, naquele que foi o primeiro de 725 jogos pelos merengues.
Na deslocação sempre difícil à Catedral de San Mamés, o guardião blanco até sofreu dois golos, mas o seu desempenho superou as expetativas, ao ponto de ter mantido a titularidade nos três jogos que se seguiram. Depois voltou ao banco, mas rapidamente reconquistou o posto.
No que concerne ao jogo de Bilbau, o Real Madrid esteve por duas vezes em desvantagem, quando Julen Guerrero adiantou os Athletic aos 15 minutos e um autogolo de Geremi fez o 2-1 aos 40’, mas Steve McManaman primeiro (19’) e Guti depois (74’) restabeleceram a igualdade.
 


19/05/2000 – 38.ª jornada
Após ter falhado de forma dramática a conquista do título espanhol em 1993-94, com Miroslav Djukic a desperdiçar um penálti nos últimos minutos da última jornada, o Deportivo viu-se novamente com o pássaro na mão em 1999-00.
Líder com três pontos de avanço sobre o Barcelona à entrada para a derradeira ronda, a equipa galega então orientada por Javier Irureta afastou os fantasmas logo aos três minutos, quando Donato abriu o ativo. Pouco depois da meia hora, Roy Makaay fez o 2-0 que reforçou a tranquilidade.
O avançado português Pauleta foi lançado em campo a um quarto de hora do fim e festejou, em pleno relvado, o apito final do árbitro que confirmou a conquista do primeiro e único campeonato da história do Depor. Depois teve lugar a inevitável invasão de campo.
 
 

em atualização




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...