quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre Benfica e equipas escocesas

Nuno Assis tenta fugir a um defesa escocês no Celtic Park

A minha primeira memória de um jogo entre o Benfica e uma equipa escocesa remonta a 2006, quando as águias marcaram presença na fase de grupos da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo.

 

Na época anterior, os encarnados tinham atingido os quartos de final, com Ronald Koeman ao leme, mas em 2006-07 não entraram bem na competição, uma vez que empataram a zero no terreno do Copenhaga na jornada inaugural e depois perderam em casa diante do Manchester United (0-1).

 

Já o Celtic estava um pouco melhor, com três pontos, fruto do triunfo sobre o Copenhaga na segunda jornada, depois de se ter esteado com uma derrota em Old Trafford (2-3). A formação de Glasgow já não tinha a principal figura da equipa que tinha chegado à final da Taça UEFA em 2003, o sueco Henrik Larsson, e ainda não tinha conseguido ultrapassar a fase de grupos da Champions. Em termos europeus tinha perdido alguma força, mas contava ainda com alguns jogadores internacionais, como o guarda-redes polaco Artur Boruc, o médio defensivo checo Jiri Jarosík, o médio escocês Neil Lennon, o médio ofensivo escocês Shaun Maloney, o médio ofensivo japonês Shunsuke Nakamura, o extremo irlandês Aiden McGeady, o ponta de lança polaco Maciej Zurawski e o ponta de lança escocês Kenny Miller. Os católicos tinham ainda outra característica: eram incrivelmente fortes no Celtic Park e extremamente frágeis a jogar fora.

 

Quando Celtic e Benfica se defrontaram em Glasgow a 17 de outubro de 2006, a maior capacidade técnica dos benfiquistas foi reconhecida, mas a atmosfera do Celtic Park foi fundamental para o desfecho do encontro. 


Depois de segurar um empate a zero até ao intervalo, o Benfica viu o mundo a desabar durante a segunda parte. Aos 56 minutos, Miller esticou a perna e emendou na área um cruzamento atrasado de Naylor a partir do lado esquerdo que contou com um desvio pelo meio. Aos 68’ Miller bisou, desmarcado pela direita por Maloney. E já ao cair do pano, Pearson fez o 3-0 numa jogada de insistência e de bom envolvimento ofensivo dos escoceses.

 

Benfica sai goleado e vê apuramento complicar-se. Uma derrota comprometedora em Glasgow. Faltam três jornadas para o final da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas, com apenas um ponto somado, o Benfica terá de alterar quase tudo na sua postura se quer voltar a estar presente nos oitavos-de-final da competição. Frente ao Celtic, não só perdeu por 3-0, como ainda deixou uma imagem de uma equipa que, sem a influência das suas principais figuras, não encontra alternativas para vencer um conjunto que estava plenamente ao seu alcance. E na Champions continua sem marcar golos”, escreveu o Diário de Notícias

Duas semanas depois os dois conjuntos defrontaram-se na Luz e o desfecho foi diametralmente diferente: 3-0 a favor do Benfica. Logo aos dez minutos os encarnados colocaram-se em vantagem através de um autogolo de Caldwell, ao tentar que uma bola cruzada por Nélson não chegasse a Nuno Gomes. Aos 22 minutos Quim pontapeou longo na frente, Caldwell falhou o corte, mas, com um ligeiro toque de cabeça, acabou por isolar Nuno Gomes, que fez o segundo golo do jogo. E a um quarto de hora do fim o médio russo Karyaka sentenciou o triunfo através de um remate a entrada da área na resposta a um passe atrasado de Nélson.

 

Benfica devolve a humilhação ao Celtic e mantém a esperança dos oitavos. Exigia-se golos e estes apareceram em triplicado. Exigia-se concentração defensiva e esta surgiu com escassa margem de erro. Exigia-se um futebol dominador e a Luz conseguiu aplaudir os seus jogadores, esquecendo a humilhação de Glasgow. Assim, com a vitória por números expressivos, o Benfica pode manter a esperança de se manter na Liga milionária, consciente de que pela frente tem mais duas finais”, resumiu o Diário de Notícias.

Na temporada seguinte as duas equipas voltaram a medir forças na fase de grupos da Liga dos Campeões e os dois resultados voltaram a ser idênticos: 1-0 para o Celtic em Glasgow, 1-0 para o Benfica na Luz.















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...