sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Recorde os últimos cinco jogos entre Amora e equipas da I Liga na Taça de Portugal

Amora jogou para a Taça no Estádio da Luz em 1993 e 2000
Um histórico que somou três presenças (consecutivas) na I Divisão (1980-81 a 1982-83), o Amora Futebol Clube está a competir pela 50.ª vez na Taça de Portugal, tendo como melhor desempenho a caminhada até aos quartos de final em 1992-93.
 
Depois disso, os amorenses ainda chegaram aos oitavos de final em 1994-95, repetindo o que já tinha conseguido em 1980-81 e 1981-82, quando militava no primeiro escalão. A primeira participação na competição, essa, remonta a 1969-70.
 
A poucas horas de receber o primodivisionário Estoril Praia (sexta-feira, 20:45) em jogo da 3.ª eliminatória, vale a pena recordar os últimos cinco confrontos entre o emblema do concelho do Seixal e equipas da I Liga na Taça de Portugal.
 

1992-93: Quartos de final

Benfica 5-0 Amora (3 de fevereiro de 1993)
Numa campanha em que tinha afastado Almada (III Divisão), União de Tomar (II Divisão B), o Amora de Jorge Jesus, em dificuldades para se manter afastado da zona de despromoção da II Liga, eliminou o primodivisionário Desp. Chaves nos oitavos de final, ao vencer na Medideira (2-1) depois de um empate a zero... também na Medideira, em virtude de o recinto dos transmontanos estar interdito. 
Na ronda seguinte, os amorenses regressaram aos grandes palcos, no caso o Estádio da Luz, de onde saíram goleados (5-0) por um Benfica que nessa época haveria de conquistar o título nacional.
A resistência da formação da margem sul do Tejo durou até aos 43 minutos, quando o russo Aleksandr Mostovoi abriu o ativo. Na segunda parte Pacheco (69’), Sergei Yuran (75’ g.p. e 80’) e Paulo Sousa (81’) avolumaram o resultado para o conjunto orientado por Toni.
Um dos jogadores do Amora nessa altura, Casquilha, recordou em 2013 ao Maisfutebol que a equipa “teve a primeira ocasião de golo”, mas não marcou. “Sofremos um golo perto do intervalo, desestabilizámo-nos e foi o fim.”


 

1994-95: Oitavos de final

Marítimo 2-1 Amora (8 de março de 1995)
Mais uma bela campanha do Amora na Taça apesar de um ano negativo na II Liga. Depois de a equipa ter eliminado o Oriental (II Divisão B) sob o comando técnico de Ricardo Formosinho, José Rachão pegou na equipa e afastou Alcains (II B) e Torreense (II Liga).
O sorteio dos oitavos de final ditou uma visita ao Marítimo de Paulo Autuori, que se começava a afirmar como um clube da primeira metade da tabela na I Liga.
Nos Barreiros, tal como na Luz dois anos antes, o final da primeira parte voltou a revelar-se fatal. Foi nessa altura que o brasileiro Heitor deu vantagem aos insulares (39 minutos). No segundo tempo Rebelo ampliou a vantagem (47’). Cabaço reduziu a diferença logo a seguir (53’) e alimentou o sonho de levar o encontro para prolongamento, mas os madeirenses conseguiram segurar o 2-1.
“De facto, o resultado escasso não espelha a realidade do jogo, ou seja, o domínio avassalador da equipa da Madeira, muito perdulária no seu setor ofensivo, frente a um adversário que só na etapa complementar deu boa réplica”, escreveu o Jornal de Notícias.

 
 

1995-96: 4.ª eliminatória

FC Porto 6-0 Amora (1 de dezembro de 1995)
Pela segunda época consecutiva, o Amora (já orientado por José Carvalho) voltava a defrontar uma equipa da I Liga, no caso o FC Porto de Bobby Robson, campeão em título e que estava a iniciar um período de hegemonia que culminaria no inédito penta (1994-95 a 1998-99).
A militar na II Divisão B, os amorenses eliminaram os açorianos do Boavista da Ribeirinha e o Alcacerense (ambos da III Divisão) antes de visitar as Antas.
Se em 1993 na Luz a resistência da formação da margem sul do Tejo tinha durado quase meio jogo, desta feita durou apenas meia parte, tendo sido quebrada aos 23 minutos, quando Domingos Paciência inaugurou o marcador. Rui Barros (45’ e 55’), Edmilson (53’ g.p.), Folha (70’) e Drulovic (89’) completaram a meia dúzia.
“O FC Porto afastou da Taça o Amora, por 6-0, num jogo em ritmo de treino que nunca chegou a animar o pouco público presente”, escreveu o Diário de Notícias, que deu conta de que “o Amora subiu ao relvado sem grandes preconceitos e disposto a jogar de igual para igual com os portistas”.
 
 
 

1999-00: 5.ª eliminatória

Benfica 6-0 Amora (12 de janeiro de 2000)
Mais uma visita à Luz. Desta vez, o Amora estava na II Divisão B, era orientado por Eduardo Santos e sentia enormes dificuldades para se manter longe dos lugares de descida à III Divisão, mas tinha eliminado os vizinhos Palmelense (III Divisão) e Sesimbra (II Divisão B), assim como o Portomosense (III Divisão) na Taça. Já o Benfica, comandado por Jupp Heynckes, não estava aparentemente tão forte como a equipa de 1993-94.
Os amorenses ainda seguraram o nulo durante quase meia hora, mas acabaram por sucumbir. Maniche inaugurou o marcador aos 27 minutos, num raro golo de cabeça, na sequência de um cruzamento do irmão Jorge Ribeiro. Uribe (29’ g.p. e 86’), Tote (58’ e 60’), Porfírio (82’) e Nuno Gomes (87’) concluíram a goleada encarnada: 7-0.
“Só faltou a abertura fácil. A ata, ou melhor, a ousadia do Amora perdurou 27 minutos ao longo dos quais foram praticamente nulos os ensejos encarnados junto da baliza contrária. Uma versão curtinha do espírito da Taça que rapidamente deu lugar a um mais previsível desequilíbrio de forças. A transição tem a assinatura conjunta de irmãos. Ribeiros límpidos e transparentes como a diferença entre os contendores. A passagem da eliminatória já não estava em causa e, a partir daí, foi um (far)Tote. Ficaram-se com um sete para recordar...”, escreveu o jornal O Jogo.
 
 
 

2018-19: 3.ª eliminatória

Amora 3-4 B SAD (20 de outubro de 2018)
Quase 26 anos depois da receção ao Desp. Chaves, uma equipa da I Liga voltou a visitar a Medideira, desta feita a B SAD, na altura mais conhecida por Belenenses SAD.
Numa temporada em que os amorenses eram orientados por Lito e estavam a proporcionar um regresso animado aos patamares nacionais, ao ocupar os lugares cimeiros da sua série no Campeonato de Portugal, houve receção a uma das equipas-sensação do primeiro escalão, então comandada por Silas.
O Amora até esteve a ganhar por 2-0 e 3-2, mas permitiu sempre a recuperação do adversário. Depois de Tiago Duque (15 minutos) e Rúben Fidalgo (24’) terem dado vantagem aos da casa, Eduardo Henrique (69’ g.p.) e Dramé (73’) igualaram o resultado. Diogo Tavares (83’ g.p.) recolocou a formação da margem sul do Tejo em vantagem, mas Licá atirou a decisão para prolongamento ao cair do pano (104’). E nos 30 minutos suplementares, Alhassane Keita impôs a lei do mais forte (104’).
“O Amora esteve muito perto do sonho. A equipa de Litos saiu para o intervalo a vencer o Belenenses SAD, por duas bolas a zero, mas não resistiu ao conjunto da I Liga no prolongamento, depois de um empate a três no final do tempo regulamentar. Com milhares de pessoas nas bancadas, a fazer lembrar velhos tempos, o Amora entrou decidido a fazer frente a um Belenenses SAD que apareceu com muitas mexidas no onze habitual”, pode ler-se no zerozero.
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...