sábado, 16 de outubro de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Benfica e Trofense

Benfiquista Rúben Amorim disputa a bola com Mércio
A minha primeira memória de um jogo entre Benfica e Trofense remonta precisamente ao primeiro duelo de sempre entre ambos os clubes – o que não é difícil, porque só foram dois e na mesma temporada (2008-09) –, a 4 de janeiro de 2009, na única presença do conjunto da Trofa na I Liga.
 
As águias, comandadas pelo espanhol Quique Flores, vinham de um quarto lugar na época anterior e já em 2008-09 tinham sido precocemente eliminadas da Taça de Portugal pelo Leixões em Matosinhos e protagonizado uma campanha desastrosa na Taça UEFA, com apenas um ponto em quatro jogos na fase de grupos. Ainda assim, os encarnados lideravam o campeonato ainda sem derrotas, com mais dois pontos do que Leixões e FC Porto e mais três do que o Sporting. No plantel, pontificavam nomes como Quim, Luisão, Maxi Pereira, David Luiz, Katsouranis, Pablo Aimar, Di María, Rúben Amorim, Carlos Martins, José Antonio Reyes, Óscar Cardozo, Nuno Gomes e David Suazo.
 
Já o Trofense tinha um plantel recheado de jogadores experientes, como Paulo Lopes, Areias, Bessa, Delfim, Hugo Leal, Ricardo Nascimento, Pinheiro e Rui Borges, mas também jovens com passagem pela formação de clubes grandes, como Miguel Ângelo, Tiago Pinto, Hélder Barbosa e David Caiado. Contudo, essa mescla estava a mostrar-se incapaz de colocar a equipa acima do último lugar na I Liga.



 
Quando Trofense e Benfica se defrontaram na Trofa à 13.ª jornada, os extremos tocaram-se, mas foram os do fundo da tabela a levar a melhor. O avançado Reguila apareceu isolado e abriu o ativo no final da primeira parte, num golo em que o guarda-redes benfiquista Moreira não ficou isento de responsabilidades, enquanto Hélder Barbosa (emprestado pelo FC Porto) sentenciou o resultado já na reta final do segundo tempo, através de um remate colocado, a passe de Pinheiro (82’).
 
“A equipa de Quique Flores ainda chegou a prometer alguma coisa nos primeiros minutos, mas desperdiçou duas excelentes oportunidades de golo. Moreira contribuiu para o descalabro, ao facilitar no golo inaugural de Reguila, e depois nem ele nem a equipa resistiu ao futebol de Hélder Barbosa e companhia. Os encarnados nunca deram a ideia de serem capazes de inverter o resultado e quem agradeceu foi o Trofense que, com uma exibição segura, despediu-se do último lugar da tabela”, escreveu o Público.
 
“O Benfica caiu com estrondo na Trofa. Foi derrotado sem complacência pelo último classificado, perdeu o primeiro lugar duas jornadas depois de o ter conquistado e saiu vergado à superioridade do modesto adversário. O Benfica, repete-se, caiu com estrondo na Trofa. Onde curiosamente nunca nenhum grande tinha caído. Pela simples razão que nunca nenhum grande tinha jogado na Trofa. Foi por isso uma estreia de sonho do Trofense. Que era até esta noite o lanterna-vermelha da I Liga. Deixou de o ser no final de um jogo em que vulgarizou o Benfica. É verdade que a equipa de Quique Flores teve um papel fulcral nisso, mas não se tire o mérito a quem o merece”, pode ler-se na crónica do Maisfutebol.
 
 
 
Na segunda volta, o Trofense voltou a provocar um tropeção ao Benfica, desta vez um empate a duas bolas em pleno Estádio da Luz, um resultado que colocou definitivamente as águias da órbita do segundo lugar e que não ajudou assim tanto a turma da Trofa a tentativa de fugir à despromoção.
 
Valdomiro inaugurou o marcador à passagem da meia hora e Paulinho Teles sentenciou o resultado por volta da hora de jogo. Pelo meio, o avançado benfiquista Óscar Cardozo assinou um bis (aos 36 e 38 minutos).
 
“O Benfica tinha a missão, frente ao Trofense, de não largar a corda. Uma nova escorregadela frente à equipa de Tulipa, tal como aconteceu na 13ª jornada, deixaria a equipa de Quique Flores nos braços do Nacional e suavizaria ainda mais a missão do Sporting em segurar o segundo posto. Depois de terem estado a perder, as águias conseguiram dar a volta ao resultado, mas deixaram empatar uma partida que coloca os leões a uma vitória de garantirem o segundo lugar”, resumiu o Maisfutebol.
 




  




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...