terça-feira, 3 de março de 2020

Portugal tem a luta pelo título mais acesa e a liga menos democrática

Benfica e FC Porto somam mais de 81% dos pontos em disputa
Nos últimos anos têm chovido críticas à falta de competitividade do campeonato português. Há quem diga o contrário, defendendo que os pontos estão cada vez mais caros, mas a verdade é que esta discussão tem sido feita de uma forma demasiado abstrata e superficial, sem uma análise concreta dos números e a devida comparação com o que se passa lá fora.


Olhando para as últimas três temporadas (2016-17 a 2018-19), o Benfica amealhou 81,7% dos pontos em disputa e o FC Porto 81,37%. Esta proximidade percentual (apenas 0,33%) vem confirmar a perceção de que a luta pelo título é das mais acesas do panorama europeu. Aliás, é até a mais equilibrada entre as principais seis ligas europeias, se tivermos em conta as duas equipas de cada um dos cinco principais campeonatos com maior percentagem de pontos conquistados. Em média, a Juventus tem somado mais 5,85% dos pontos do que o Nápoles em Itália; o Manchester City mais 8,19% do que o Liverpool em Inglaterra; o Barcelona mais 9,65% do que o Real Madrid em Espanha; o PSG mais 15,79% do que o Lyon em França; e o Bayern Munique mais 16,01% do que o Borussia Dortmund na Alemanha.

Porém, Benfica e FC Porto são as duas equipas das seis principais ligas com maior percentagem de pontos amealhados. Será algo positivo? Não. Reflete a falta de competitividade geral do campeonato português e da enorme dificuldade que existe para retirar pontos aos dois crónicos candidatos ao título em Portugal.

Embora exista a perceção que Juventus, Bayern Munique e Paris Saint-Germain passeiem todas as temporadas rumo ao título nos respetivos países, os números mostram que a vecchia signora conquista 80,7% dos pontos em disputa, os bávaros 79,74% e os parisienses, que em 2016-17 viram o Mónaco interromper a hegemonia interna, 79,24%. Nota ainda para o Manchester City, que em 2016-17 não foi além do terceiro lugar em Inglaterra, mas que nas três últimas épocas somou 80,7% dos pontos. Em Espanha, onde historicamente a luta pelo título é das menos democráticas e há a perceção de que existe um fosso enorme entre os maiores clubes e os mais pequenos, o Barcelona conquistou (apenas) 78,95% dos pontos em disputa.

Outro dado que atesta a falta de competitividade geral do campeonato português é o facto de o Sporting, que concluiu as últimos três épocas em terceiro lugar, ter maior percentagem de pontos conquistados em Portugal (72,55%) do que Liverpool (72,51%), Real Madrid (69,3%), Chelsea (68,71%), Tottenham (68,42%), Atlético Madrid (68,13%) e Borussia Dortmund (63,73%) nos respetivos países.


Entre os seis principais campeonatos europeus, o português e o espanhol são aqueles que menos equipas tiveram no pódio nas últimas três épocas: três. Benfica, FC Porto e Sporting no caso luso, Barcelona, Real Madrid e Atlético Madrid no de nuestros hermanos. Em Inglaterra (Manchester City, Liverpool, Chelsea, Tottenham e Manchester United), Alemanha (Bayern Munique, Borussia Dortmund, Leipzig, Hoffenheim e Schalke 04) e França (Paris Saint-Germain, Lyon, Mónaco, Nice e Lille) houve cinco e em Itália (Juventus, Nápoles, Roma e Atalanta) quatro.






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...