sábado, 1 de abril de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Lixa no Campeonato de Portugal

Lixa competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14
Fundado oficialmente a 1 de abril de 1934, o Futebol Clube da Lixa até nasceu em 1929 com o nome Sporting Clube Lixense, tendo sido inicialmente registado pelo nobre lisboeta D. José de Avillez, que foi a Lixa tratar um problema de saúde na Estância do Seixoso e que por lá acabou por casar e residir.
 
Se o nome inicial do clube foi dado em homenagem ao clube lisboeta de Avillez, em 1934 o Sporting Clube Lixense tornou-se filial do Futebol do Clube do Porto, passando a chamar-se Futebol Clube da Lixa. Nessa altura também se inscreveu na Associação de Futebol do Porto e começou a integrar campeonatos oficiais.
 
Presença habitual nos campeonatos nacionais desde 1980-81, o emblema do concelho de Felgueiras contabiliza quatro presenças na antiga II Divisão Nacional, 12 na antiga III Divisão, 12 na antiga II Divisão B e uma no Campeonato de Portugal. Atualmente competem nos distritais portuenses.
 
Em termos de Taça de Portugal, o melhor que os lixenses conseguiram foi atingir os oitavos de final em 1985-86 e 2005-06, quando foram eliminados por Belenenses e Vitória de Setúbal, respetivamente.
 
Vale por isso a pena conferir a lista dos dez futebolistas com mais jogos pelo Lixa no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Costa Pinto (21 jogos)

Costa Pinto
Defesa central natural de Lixa e formado quase exclusivamente no clube da terra, apesar de uma passagem de dois anos pelos infantis do Boavista, transitou para a equipa principal em 2011-12, na altura para competir nos distritais da AF Porto.
Na época que se seguiu sagrou-se campeão distrital da Divisão de Honra e em 2013-14 atuou em 21 jogos (19 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais portuenses.
Após a descida de divisão transferiu-se para o vizinho Felgueiras, mas haveria de voltar a vestir a camisola dos lixenses entre 2015 e 2018, em 2019-20 e desde o início da presente temporada.
 
 
 

9. Edú Silva (23 jogos)

Edú Siva
Defesa lateral capaz de atuar nos dois corredores, formou-se no Feirense e passou pelos seniores de Cesarense e Oliveira do Hospital antes de ingressar no Lixa já nos derradeiros meses de 2013.
Embora tivesse entrado na equipa a meio da época, foi a tempo de disputar 23 jogos (21 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão transferiu-se para a AD Oliveirense.
 
 

8. Raul Faria (25 jogos)

Raúl Faria
Extremo esquerdo natural de Felgueiras e que chegou a jogar pelo Futebol Clube de Felgueiras na II Liga, passou pelos Caçadores das Taipas e pelo Clube Académico de Felgueiras antes de ingressar pela primeira vez no Lixa em 2010-11, na altura para competir nos distritais da AF Porto.
Depois de uma passagem pelo então recém-criado Futebol Club de Felgueiras 1932, regressou aos lixenses em 2013-14 para atuar em 25 encontros (18 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais portuenses.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano e meio no clube, rumando depois ao Barrosas.
 
 
 

7. Rúben Moreira (26 jogos)

Rúben Moreira
Médio de características ofensivas natural de Guimarães, concluiu a formação no Felgueiras e de lá saiu para os seniores do Lixa em 2006, na altura para jogar na antiga II Divisão B.
Haveria de voltar a vestir a camisola dos lixenses entre 2009 e 2012, antes de passar pelo  Futebol Club de Felgueiras 1932 e regressar ao Lixa em 2013-14, temporada em que participou em 26 encontros (22 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Tirsense, Vitória de Guimarães B e Varzim, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão mudou-se para o Santa Eulália, mas voltou a jogar pelos lixenses entre 2015 e 2017 e desde janeiro de 2018 até aos dias de hoje.
 
 
 

6. Bessa (26 jogos)

Tiago Bessa
Disputou o mesmo número de jogos de Rúben Moreira, mas amealhou mais 384 minutos em campo – 2259 contra 1875.
Ponta de lança de elevada estatura (1,87 m) natural de Vila Meã, concelho de Amarante, despontou no Vila Meã antes de passar uma primeira vez pelo Lixa entre 2009 e 2012, para competir nos distritais da AF Porto.
Em 2012-13 iniciou a temporada no Rebordosa, mas a meio regressou aos lixenses para se sagrar campeão distrital, tendo na época seguinte participado em 26 jogos (25 a titular) no Campeonato de Portugal e apontado nove golos, diante de Famalicão (dois), Tirsense (três), Vizela (dois) e Ribeirão (dois), insuficientes para evitar a despromoção aos distritais portuenses.
Em maio de 2014 ainda fez alguns jogos pelo Vila Meã nos distritais da AF Porto e na época seguinte transferiu-se para o Felgueiras.
 
 

5. Vasco Viana (26 jogos)

Vasco Viana
Disputou o mesmo número de jogos de Rúben Moreira e Bessa, mas amealhou mais minutos em campo: 2329.
Guarda-redes natural de Felgueiras, fez a formação no Futebol Clube de Felgueiras, clube pelo qual chegou a jogar na II Liga antes de passar pelos juniores e bês do FC Porto, tendo mesmo chegado a ser convocado por José Mourinho para um jogo da equipa principal.
Em 2005-06 representou pela primeira vez o Lixa, na II Divisão B, numa época marcada pela caminhada até aos oitavos de final da Taça de Portugal, tendo depois passado por Penafiel e Paredes antes de regressar aos lixenses em 2010-11.
Em 2012-13 sagrou-se campeão distrital da AF Porto e na época que se seguiu participou em 26 encontros e sofreu 45 golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais portuenses.
Em abril de 2014 transferiu-se para o Rebordosa.
 
 

4. Manuel Pedro (29 jogos)

Manuel Pedro
Defesa central nascido em Guimarães e formado no Vitória, mudou-se para o Lixa quando transitou de júnior para sénior, no verão de 2013.
Na única temporada que passou nos lixenses atuou em 29 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão transferiu-se para a AD Oliveirense.
 
 


3. Mauro (30 jogos)

Mauro
Médio de características ofensivas natural de Amarante, concluiu a formação e estreou-se no futebol sénior com a camisola do Amarante, tendo ingressado pela primeira vez no Lixa em 2007-08, na altura para competir na II Divisão B.
Na época que se seguiu representou o Leça, mas voltou a representar os lixenses entre 2009 e 2011, desta feita nos distritais da AF Porto.
Após um ano no Vila Meã, regressou ao Lixa em 2012-13 para conquistar o título distrital. Na temporada que se seguiu participou em 30 jogos (26 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou sete golos, diante de Joane, Felgueiras (quatro), Varzim e Famalicão, insuficientes para impedir a despromoção aos distritais portuenses.
Após a descida de divisão regressou ao Amarante, mas voltou a jogar pelo emblema do concelho de Felgueiras entre 2015 e 2019 e desde 2021 até aos dias de hoje. Em 2017-18 partilhou o balneário com o irmão Chiquinho.
 
 
 

2. Marco (30 jogos)

Marco
Disputou o mesmo número de jogos de Mauro, mas amealhou mais 145 minutos em campo – 2369 contra 2224.
Médio natural de Paços de Ferreira e formado no Paços de Ferreira, chegou a ter contrato profissional com os pacenses, mas nunca integrou o plantel principal, tendo sido emprestado a Rebordosa e Aliados Lordelo antes de terminar a ligação aos castores e assinar pelo Lixa no verão de 2011.
Em 2012-13 sagrou-se campeão distrital da AF Porto e na época seguinte disputou 30 partidas (29 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais portuenses.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano nos lixenses, tendo depois rumado aos alemães do SpVgg Cochem.
 
 

1. Paulo Gomes (31 jogos)

Paulo Gomes
Médio que jogou ao lado de Ventura, Paulo Machado, Ukra e Hélder Barbosa nos iniciados do FC Porto, passou por Leões da Citânia, Carvalhosa e Águias de Eiriz antes de ingressar pelo Lixa no verão de 2011.
Em 2012-13 sagrou-se campeão distrital da AF Porto e na época seguinte atuou em 31 encontros (13 a titular) e marcou um golo ao Joane no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão aos distritais portuenses.
Após a despromoção mudou-se para o São Martinho.




 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...