sexta-feira, 31 de março de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Arsenal e Leeds United

Golo Henry de pouco ou nada valeu ao Arsenal
Tenho uma vaga ideia de, creio eu no final da época 2002-03, observar no então canal único da Sport TV que o Arsenal estava empatado a dois golos com o Leeds já nos derradeiros minutos do encontro. Ao olhar para o histórico de jogos entre ambas as equipas, constato que de facto os whites bateram os gunners em Highbury por 3-2 a 4 de maio de 2003, referente à 37.ª jornada da Premier League, o que me leva a crer tratar-se do tal encontro de que tenho uma enevoada memória.
 
Assisti a apenas alguns minutos desse encontro e talvez não tivesse a noção do contexto do mesmo. É que o Arsenal, em caso de desaire caseiro com o Leeds, poderia entregar o título de campeão ao Manchester United, se os red devils vencessem na receção ao Charlton, o que veio mesmo a acontecer. Já o Leeds, depois de tão boas temporadas por altura da viragem do milénio, ainda corria o risco de ser despromovido ao Championship, mas até poderia sair de Londres com a permanência assegurada, algo de forma oficiosa também aconteceu – o West Ham teria de recuperar de uma desvantagem de 16 golos no saldo entre marcados e sofridos em todo o campeonato.
 
Nesse encontro disputado ao início da tarde desse domingo no norte de Londres, o Leeds orientado por Peter Reid e com jogadores como o guarda-redes internacional inglês Paul Robinson, o lateral direito inglês Danny Mills e os atacantes australianos Harry Kewell e Mark Viduka esteve por três vezes em vantagem.
 
Harry Kewell inaugurou o marcador aos cinco minutos, mas Thierry Henry respondeu com o golo do empate aos 31’. Ian Harte fez o 1-2 no início da segunda parte (48’), mas Dennis Bergkamp restabeleceu a igualdade pouco depois da hora de jogo (63’). Terá sido nesta fase, antes do golo vitorioso de Viduka aos 88’, que terei assistido a breves momentos do encontro.
 
Os gunners de Arsène Wenger, que só haveriam de voltar a perder para a Premier League a 24 de outubro de 2004, apresentaram-se em campo nesse jogo com futebolistas como David Seaman, Martin Keown, Kolo Touré, Ashley Cole, Gilberto Silva, Robert Pires, Sylvain Wiltord e os já citados Henry e Bergkamp. Do banco saltaram ainda Giovanni van Bronckhorst e Nwankwo Kanu.
 
“O Arsenal não foi capaz de aguentar a pressão de ter de ganhar ontem ao Leeds - e também na quarta-feira ao Southampton - para adiar as decisões para a última ronda. Os gunners recuperaram duas desvantagens durante a partida, com golos de Henry (23.º da temporada) e Bergkamp, mas a dois minutos do fim, o australiano Viduka colocou o último prego no caixão da equipa de Wenger, que terá agora de pensar em ganhar a final da Taça de Inglaterra ao Southampton para suavizar o fracasso. O Leeds festejou a dobrar porque a permanência no escalão principal ficou praticamente assegurada - só uma conjugação mirabolante de resultados na derradeira jornada poderá complicar a vida da formação de Elland Road”, escreveu o jornal O Jogo.
 





  






 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...