domingo, 17 de julho de 2022

David Santos, um lateral esquerdo “agressivo” e com “muita projeção ofensiva”

David Santos assinou por dois anos pelo Vitória de Setúbal
Lateral esquerdo contratado pelo Vitória de Setúbal ao Sp. Covilhã, clube pelo qual participou em 35 jogos na II Liga nas duas últimas temporadas, David Santos vai concorrer com Mário Mendonça por uma posição que desde 2015 teve quase sempre como dono Nuno Pinto.

No entender de quem o conhece, o reforço sadino, de 28 anos, tem como principais características a qualidade ofensiva e a agressividade defensiva. Segundo Gilberto, médio e capitão dos serranos, trata-se de “um lateral com muita projeção ofensiva, que gosta muito de apoiar o ataque, dá sempre solução a nível ofensivo, tem um cruzamento muito bom, chuta muito bem e é um jogador agressivo, rápido e trabalhador”.

Para o ex-central Joel Vital, que jogava na linha defensiva covilhanense ao lado de David Santos, o novo futebolista vitoriano é um lateral que ofensivamente “consegue dar largura e profundidade à equipa para tentar o cruzamento e ações de finalização” e defensivamente é “bastante inteligente na ocupação do espaço, na agressividade e no encurtamento ao portador da bola”.

No entanto, Joel Vital diz que o antigo companheiro de equipa necessita de evoluir mais na execução dos cruzamentos. “Em tom de brincadeira, já lhe disse que para mim o ponto mais débil dele é a questão do cruzamento. Um lateral moderno hoje em dia vive de ações ofensivas que possam desequilibrar o adversário. Como taticamente as equipas estão tão evoluídas, por vezes fica difícil chegar ao último terço do campo, mas chegando lá tem que se fazer moça e os cruzamentos do David para mim são algo que tem de melhorar”, crê o antigo futebolista, que pendurou as botas a meio da temporada passada.

Menos crítico é Gilberto, que diz que o novo lateral esquerdo do Vitória apenas precisa de jogar com mais regularidade. “Acho que ele precisa é de jogar com mais regularidade e ganhar confiança, porque acho que tem capacidade. Em jogos frente a equipas grandes mostrou sempre um grande caráter. Penso que é uma questão de aparecer a oportunidade para ele mostrar o valor que tem. Acho que vai evoluir ainda mais. Não vejo alguma coisa que ele tenha de evoluir especificamente, mas sim no seu todo. Mas o jogo e as rotinas vão ajudá-lo a evoluir e estabelecer-se a um nível mais alto”, analisou o experiente centrocampista, internacional jovem português e no Sp. Covilhã há uma década.


Se Joel Vital e Gilberto discordam no que David Santos tem para melhorar em campo, os dois antigos companheiros de equipa utilizam ambos a palavra “excelente” para definir o novo jogador dos sadinos enquanto pessoa. "O David é um excelente rapaz, alegre e amigo do amigo. Tentar lutar diariamente pelo lugar sempre com grande lealdade e afinco”, descreve o antigo central. “O David é uma pessoa excelente, uma pessoa de grupo, um rapaz com uma personalidade tranquila e que está sempre na palhaçada no balneário. Está sempre pronto para ajudar os colegas. Mas quando chega ao jogo transforma-se. Ele é muito aguerrido e combativo e tem um espírito de grupo fantástico, dá tudo pela equipa”, garante o médio, que apelida o reforço vitoriano de “soneca”, recordando uma situação em que o lateral “levou o cesto para o carro e depois teve de voltar para trás”.

Perspetiva de “luta” animada com Mendonça

Numa altura em que já se conhecem os dois laterais esquerdos que vão compor o plantel às ordens de Micael Sequeira, perspetiva-se uma luta animada pela titularidade entre David Santos e Mário Mendonça, dois jogadores experientes e já com passagens pelo patamar acima, a II Liga.

Quem jogou com o ex-Sp. Covilhã acredita que ele vai dar luta ao ex-Torreense. “Tenho a certeza absoluta que o David vai dar luta ao Mário Mendonça. Conheço-o muito bem, trabalha muito bem e não facilita. Acho que vai ser titular, mas sei que não vai ser fácil. Acredito que vai mostrar a sua qualidade. Deu um passo atrás, mas tem qualidade para jogar mais acima, com todo o respeito pelo Vitória, até porque estes clubes históricos fazem falta às ligas profissionais. Penso que o David fez uma aposta muito boa e acredito que pode evoluir mais. Ele precisa de jogar e penso que vai ter essa oportunidade de mostrar o valor dele”, frisa Gilberto.

“Acredito que a experiência que teve na II Liga o vai permitir dar um passo atrás bastante seguro para que o possa catapultar de novo para patamares superiores. O Mário tem mais alguma experiência que o David mas, conhecendo-o como conheço, não vai virar a cara à luta e acredito que agarre a posição de titular”, complementa Joel Vital.


Nascido em 30 de janeiro de 1994 em Vila Nova de Gaia, David Santos fez a maior parte da formação no Oliveira do Douro, emblema em que também se iniciou enquanto sénior, mas teve no Boavista e no Rio Ave os dois últimos clubes no seu trajeto formativo. Posteriormente, jogou pelas equipas principais de Salgueiros, Coimbrões, Canelas 2010 e, claro, Sp. Covilhã.
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...