segunda-feira, 18 de julho de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Berço no Campeonato de Portugal

Dez jogadores marcantes na ainda muito curta história do Berço
Fundado em 18 de julho de 2016, o Berço Sport Clube é um clube recente mas já com um palmarés de fazer inveja a muitos históricos emblemas do distrito de Braga, uma vez que somou três promoções consecutivas que em 2019 o colocaram no Campeonato de Portugal – patamar de onde só saiu este ano.

Com um nome justificado pelo facto de ter tido origem na cidade-berço de Portugal, Guimarães, a formação minhota alcançou os campeonatos nacionais após se ter sagrado campeão da Pro-nacional da AF Braga em 2018-19. Seguiram-se três épocas no Campeonato de Portugal.

Embora 2021-22 tenha ficado marcada pela despromoção aos distritais bracarenses, essa foi também a temporada em que o emblema vimaranense defrontou pela primeira vez uma equipa da I Liga na sua história, tendo obrigado o B SAD a ir a prolongamento em partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Berço no Campeonato de Portugal.

10. Túlio (23 jogos)

Túlio

Disputou o mesmo número de jogos de João Victor e Gonçalo Silva, mas amealhou mais minutos em campo (1964).
Médio brasileiro recrutado no verão de 2021 ao Castanhal, da Série D do Brasil, tornou-se rapidamente num titular indiscutível no Berço.
Em 2021-22 participou em 23 jogos no Campeonato de Portugal, todos no onze inicial, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.



9. Pablo (24 jogos)

Pablo
Mais um médio brasileiro, este das camadas jovens do Atlético Mineiro, de onde se transferiu para o Varzim durante a temporada 2018-19.
No verão de 2021 transferiu-se para o Berço, clube pelo qual atuou em 24 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal e apontou nove golos, diante de Vila Real (quatro), Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Santa Marta e Tirsense (dois), insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Apesar da descida de divisão, deu o salto para o Fafe, que milita na Liga 3.



8. Figueiras (25 jogos)

Figueiras
Lateral/médio esquerdo natural de Joane e que jogou ao lado de Rafa Soares, Rochinha, Nuno Santos e André Pereira nas camadas jovens do FC Porto, concluiu a formação no Leixões e passou pelos seniores de Serzedelo, Tirsense, Brito e Caçadores das Taipas antes de ingressar no Berço no verão de 2018.
Na primeira temporada no emblema vimaranense sagrou-se campeão distrital da AF Braga e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que amealhou 25 partidas (21 a titular) e um golo (ao Mondinense, em fevereiro de 2021) entre 2019 e 2021.
No verão de 2021 transferiu-se para o Maria da Fonte.



7. Valentin Rémy (28 jogos)

Valentin Rémy
Médio francês de características ofensivas que tinha passado pelas equipas jovens de Montpellier, Cádiz e Vitória de Guimarães, assinou pelo Berço no verão de 2019.
Em duas temporadas no recém-criado emblema vimaranense totalizou 28 encontros (19 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal, ajudando o conjunto minhoto a assegurar a permanência em ambas as épocas.



6. Hélder Mota (33 jogos)

Hélder Mota
Médio centro nascido em Guimarães e com passagem pelas camadas jovens do Vitória Sport Clube, chegou a jogar pelo Penafiel na II Liga e passou ainda por clubes como Rebordosa, Sobrado, Juventude de Pedras Salgadas, Felgueiras e São Martinho antes de reforçar o Berço no verão de 2018.
Na primeira temporada no emblema vimaranense conquistou o título distrital da AF Braga e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que amealhou 33 partidas (21 a titular) e nove golos entre agosto de 2019 e novembro de 2021.
“Em Guimarães as pessoas são apaixonadíssimas pelo Vitória, existe aquela mentalidade de que se se nasce em Guimarães tem de se ser do Vitória. Mas também se respira a cidade e tudo o que nela está inserido, por isso acredito que com o passar do tempo as pessoas vão começar a olhar para o Berço com outros olhos e claro vão começar a apoiar o clube por ser da cidade”, afirmou ao Maisfutebol em maio de 2019.
Em dezembro de 2021 transferiu-se para o União Torcatense.



5. Carlos Rocha (34 jogos)

Carlos Rocha
Defesa central/esquerdo de elevada estatura (1,90 m) natural de Póvoa de Lanhoso e que fez grande parte da formação no Vitória de Guimarães ao lado de André Almeida e Xande Silva, representou os seniores de Amares, Porto D'Ave e Juventude de Pedras Salgadas antes de ingressar no Berço no verão de 2019.
Em duas temporadas no emblema vimaranense totalizou 34 jogos (29 a titular) e um golo (ao Marítimo B, em janeiro de 2000), ajudando a alcançar a permanência em ambas as épocas.
No verão de 2021 transferiu-se para o clube da terra natal, o Maria da Fonte.



4. Danielson (34 jogos)

Danielson
Disputou o mesmo número de jogos de Carlos Rocha, mas amealhou mais 332 minutos em campo – 2912 contra 2580.
Experiente defesa central brasileiro que jogou na I Liga portuguesa ao serviço de Rio Ave, Paços de Ferreira, Nacional, Gil Vicente e Moreirense e que ainda passou pelos principais campeonatos de Rússia, China e Chipre, assinou pelo Berço no verão de 2019, quando já tinha 38 anos.
Em duas temporadas ao serviço do emblema vimaranense amealhou 34 encontros (todos na condição de titular) e um golo (à Camacha, em outubro de 2020), ajudando a assegurar a permanência em ambas as épocas.
No verão de 2021 mudou-se para o Maia Lidador.



3. Jota (36 jogos)

Jota Oliveira
Defesa lateral capaz de atuar nos dois corredores natural da Póvoa de Varzim e formado no Varzim, teve uma curta pelo Cerveira antes de assinar pelo Berço em janeiro de 2020.
Na primeira época e meia no emblema vimaranense não foi além de 14 partidas (oito como titular) no Campeonato de Portugal, mas em 2021-22 conquistou definitivamente o estatuto de indiscutível no onze, ao participar em 22 jogos (todos como titular) numa campanha que culminou na despromoção aos distritais da AF Braga.



2. Welton (42 jogos)

Welton

Médio brasileiro proveniente do Remo, que militava na Série C brasileira, ingressou no Berço no verão de 2019.
Em duas temporadas ao serviço do recém-criado emblema vimaranense totalizou 42 encontros (todos como titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, ajudando a assegurar a permanência em ambas as épocas.
Valorizado pelas boas campanhas, foi emprestado ao Vitória de Guimarães em 2021-22, tendo atuado pelos bês vitorianos na Liga 3.



1. Joyce Rios (49 jogos)

Joyce Rios
Defesa central colombiano, entrou no futebol português precisamente pela porta do Berço no verão de 2019, depois de várias épocas a representar o Deportivo Ferroválvulas, de Medellín.
“A minha adaptação ao futebol português foi um pouco difícil porque estava à espera de algo mais calmo, mas rapidamente me apercebi que o nível era elevado após ter tido a oportunidade de defrontar jogadores que já têm uma boa carreira na Europa. Por outro lado, sempre me senti muito confortável no Berço. Desde a minha chegada que sempre me proporcionaram os melhores recursos para trabalhar e sempre me ajudaram a progredir dia após dia”, afirmou ao portal 100 Oportunidades em junho de 2020.
Em três temporadas ao serviço do emblema vimaranense totalizou 49 encontros (todos como titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga em 2022, depois de duas épocas em que ajudou a equipa a assegurar a permanência.
“No Berço é como se me sentisse um profissional. O clube treina como se fosse uma equipa profissional onde, geralmente passamos metade do dia a treinar no campo, no ginásio ou na sala a analisar os jogos”, acrescentou, em declarações ao 100 Oportunidades.
Pelo meio, viveu um drama causado pela covid-19, doença que vitimou três familiares, entre os quais a mãe, no início de 2021.





 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...