quarta-feira, 20 de julho de 2022

Ismaël Kanda, um miúdo “tímido” mas um lateral que “não tem medo de ir para a frente”

Ismael Kanda assinou por dois anos pelo Vitória (mais um de opção)
Talvez o reforço do Vitória de Setúbal mais desconhecido para os adeptos sadinos e para os seguidores do futebol português, em virtude de nunca ter jogado em Portugal, o lateral direito francês Ismaël Kanda chegou ao Bonfim proveniente do Gaz Metan, equipa que este ano desceu à II Liga da Roménia, mas quem jogou com ele no emblema romeno não duvida de que o gaulês vai vingar na Liga 3.

“Por vir da I Liga romena, apesar de ter jogado numa equipa de putos que desceu de divisão e de o Vitória ser um clube com nome, acho que ele tem capacidade para chegar e jogar com regularidade. É novo, tem facilidade em aprender, gosta de ouvir os outros e é auto-crítico. Não vai ter problemas em jogar na Liga 3, não tenho dúvidas. Mesmo na II Liga já poderia jogar”, considera o central cabo-verdiano Félix Mathaus, que em Portugal representou Tourizense, Académico de Viseu, Desp. Chaves e Oliveirense.

No mesmo sentido, o médio internacional jovem português Diogo Izata também considera que Kanda, se ultrapassar a barreira do idioma e da adaptação a um novo país, tem “capacidade para chegar e conseguir impor-se na Liga 3”, apelando para que o plantel vitoriano às ordens de Micael Sequeira o ajude a superar essas dificuldades.

Izata, que jogou com João Freitas e José Varela no Vilafranquense, descreve o francês como “um lateral com características ofensivas, boa capacidade física, rápido e um jogador jovem que tem grande potencial”, uma visão partilhada por Félix Mathaus: “O Ismael é um lateral muito ofensivo, que se projeta bem e não tem medo de ir para a frente. Tem muita força, pode arrastar os adversários com ele. Tem como principais características a velocidade e a chegada à área contrária.”

Em termos de pontos fracos, Izata diz que Kanda apresenta “coisas naturais que um jogador jovem tem de evoluir, como a experiência e leitura de jogo”, enquanto Mathaus frisa que o novo lateral vitoriano tem de “comunicar mais com os colegas”. “É um pouco tímido, é um ponto fraco dele. Tem de falar mais e ser mais calmo no momento de decisão”, acrescentou o cabo-verdiano.


Se quem jogou com Ismael Kanda tem críticas a apontar como futebolista, por outro lado só lhe tem elogios a tecer como pessoa. “Como pessoa é top. É um miúdo que não fala muito, não arranja problemas e está sempre na dele. É uma pessoa que sabe engolir as coisas”, revela Félix Mathaus. “Gostava muito dele. Apesar de não o conhecer a 100%, é muito bom rapaz e como profissional não há nada a apontar, trabalha sempre muito bem”, conclui Diogo Izata.

Nascido há 21 anos em França (8 de novembro de 2000), Ismael Kanda é internacional sub-19 pelo seu país, concluiu a formação no Lille, tendo ainda passado pelo EFA FC antes de ingressar a meio da época 2020-21 na equipa B dos romenos do Gaz Metan, clube pelo qual atuou em 13 partidas pela equipa principal na temporada transata. Agora, tudo indica que lutará com Tiago Melo por um lugar no corredor direito do Vitória de Setúbal.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...