quinta-feira, 21 de julho de 2022

Leonardo Ferreira, um guardião que vai fazer “os adeptos do Vitória vibrar com muitas defesas”

Leonardo Ferreira assinou por três anos pelo Vitória FC
As sirenes soaram no Bonfim quando se soube da saída de João Valido, guarda-redes que tão bem tomou conta da baliza do Vitória de Setúbal nas últimas duas épocas, e não acalmaram propriamente quando se soube que o sucessor seria um guardião que nas três derradeiras temporadas não foi além de um total de 18 partidas oficiais, divididas pelas equipas B e sub-23 do Sp. Braga.

No entanto, quem conhece Leonardo Ferreira diz que não há motivos para desconfiança. “Os adeptos do Vitória não precisam de estar desconfiados. Têm é de estar serenos, porque fizeram uma grande contratação para a baliza. O Leo é um guarda-redes muito competitivo e tem uma ambição tremenda de ser bem-sucedido no futebol. Estes dois anos em que ele não teve tanto volume de jogos deveu-se sobretudo a problemas físicos, que conseguiu debelar. Na última época ele deu um passo em frente relativamente a isso, o que lhe permitiu trabalhar muito bem, estar bem preparado para qualquer projeto e vir a ser uma mais-valia na equipa do Vitória de Setúbal e uma das boas surpresas da Liga 3”, afirmou Rogério Malheiro, treinador de guarda-redes que trabalhou com o novo guardião sadino nos juniores e na equipa B do Sp. Braga em 2018-19 e 2021-22, respetivamente.

Esta visão é partilhada por Diogo Martins Almeida, treinador de guarda-redes de Leonardo Ferreira equipa sub-23 dos bracarenses entre 2018 e 2020, que salienta o conhecimento que o técnico vitoriano Micael Sequeira, que trabalhou na estrutura do emblema minhoto entre 2019 e 2021, tem do guardião que contratou. “O mister com certeza conhece bem o Leonardo, a escolha foi feita com critério. No Sp. Braga existem sempre guarda-redes com grande qualidade. É difícil todos conseguirem ter muitos minutos. Daí, terem outras oportunidades para o conseguir fazer em outras realidades/clubes, como é o caso”, assegura o especialista.

Rogério Malheiro vaticina até que “os adeptos do Vitória vão vibrar com muitas defesas” de Leonardo Ferreira. “O Leonardo é um guarda-redes muito ágil e rápido entre os postes – certamente os adeptos do Vitória vão vibrar com muitas defesas dele –, muito forte no um contra um, muito bom a encurtar o espaço aos avançados e simultaneamente muito sereno e muito dinâmico, o que lhe permite estar sempre ligado ao jogo”, crê o treinador de guarda-redes, nos quadros dos guerreiros do Minho desde 2016.


Em termos de qualidades, Diogo Martins Almeida diz que o guardião nascido há 21 anos em Leiria é dotado de “excelência técnica”. “Em jogo realço a capacidade de comunicação e liderança. O Leonardo é um guarda redes que teve uma grande evolução nos últimos anos, pois a escola do Sp. Braga é uma referência a nível nacional, daí ser capaz de lutar pela titularidade no Vitória”, acrescentou, sobre um reforço que vai lutar pela titularidade na baliza sadina com os também jovens Josué Duverger (22 anos), Petterson Santos (19) e Tiago Neto (18).

Desafiados a apontar pontos fracos a Leonardo Ferreira, Diogo Martins Almeida diz que o novo guarda-redes do Vitória de Setúbal “a nível técnico teve a maior evolução que podia ter” e que só lhe falta “mais minutos de jogos”, enquanto Rogério Malheiro não quis desvendar as debilidades do guardião sadino, frisando apenas que “certamente que estará bem acompanhado e vai evoluir nesses aspetos”.

Em termos de personalidade, a ambição e a competitividade são duas das características do novo guarda-redes dos setubalenses. “O Leonardo é um rapaz muito sereno, muito tranquilo e um miúdo muito disponível para os colegas, apesar de ser um bocadinho introvertido. É muito exigente com ele próprio e com os que o rodeiam. É muito competitivo, não há um treino a brincar com ele – é sempre a sério. Para ele o treino é igual a um jogo. Essa competitividade vai ajudá-lo no dia-a-dia e a evoluir como guarda-redes. Tem todas as condições para ter sucesso, porque merece e é uma pessoa e um atleta cinco estrelas”, descreve Rogério Malheiro. “É humilde, educado, trabalhador e sempre ambicioso”, completou Diogo Martins Almeida.


Internacional sub-18 e associado a clubes italianos de topo

Nascido no dia de Natal de 2000, Leonardo Ferreira é do mesmo ano que João Valido, ainda que nove meses mais novo. No comparativo, o setubalense ganha ao leiriense em matéria de internacionalizações (nove contra duas).

No entanto, o guarda-redes que passou pelas camadas jovens de Almagreira (2010 a 2013), Guiense (2013-14), União de Leiria (2013 a 2018) e Sp. Braga (2018 a 2022) já foi apontado a Inter de Milão e Nápoles em março de 2019. De acordo com uma notícia do Calciomercato na altura, os responsáveis dos milaneses ficaram impressionados com a prestação do guarda-redes, então com 18 anos, na Taça de Viareggio (realizada nesse mês), na qual o Sp. Braga mediu forças com os nerazzuri e terão, imediatamente, dado indicações aos responsáveis da equipa principal para assegurem a contratação.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...