terça-feira, 5 de julho de 2022

Os 10 melhores combates de sempre do The Great American Bash

The Great American Bash é agora um evento anual do NXT
Implementado em 1985 pela National Wrestling Alliance: Jim Crockett Promotions (JCP), o The Great American Bash foi adotado pela World Championship Wrestling (WCW) a partir de 1989 após a JCP ter sido vendida ao empresário da área dos media Ted Turner e consequentemente renomeada.
 
Mais tarde, após a aquisição da WCW por parte da então denominada World Wrestling Federation (WWF) em 2021, o The Great American Bash foi adotado pela World Wrestling Entertainment (WWE) como pay-per-view anual entre 2004 e 2009, sendo que em 2009 se apresentou como The Bash.
 
Entretanto, o The Great American Bash foi a designação de um episódio especial do SmackDown! em 2012 e do NXT desde 2020.
 
Seja na NWA, na WCW ou na WWE, uma coisa se mantém inalterada: o evento foi sempre realizado em julho, mês em que se celebra, no dia 4, o Dia da Independência dos Estados Unidos, feriado nacional nos EUA.
 
Vale por isso a pena conferir a nossa lista de dez melhores combates da história do The Great American Bash, por ordem cronológica.
 
NWA:JCP The Great American Bash 1987 (evento de 4 de julho)
WarGames match:
The Road Warriors (Animal e Hawk), Dusty Rhodes, Nikita Koloff e Paul Ellering vs. The Four Horsemen (Ric Flair, Arn Anderson, Lex Luger e Tully Blanchard) e The War Machine
Uma ideia concebida por Dusty Rhodes, o WarGames match, conheceu a luz do dia num dos vários shows que no seu conjunto fizeram parte do evento/digressão The Great American Bash 1987, estreando-se mesmo no espetáculo de 4 de julho.
De um lado, a fação dominante na NWA na altura, os Four Horsemen, acompanhados por The War Machine. Do outro, cinco dos principais rivais do grupo nos dois anos anteriores: The Road Warriors, Dusty Rhodes, Nikita Koloff e Paul Ellering.
 
 
 
NWA:JCP The Great American Bash 1988
NWA United States Tag Team Championship:
The Fantastics (Bobby Fulton e Tommy Rogers) (c) vs. The Midnight Express (Bobby Eaton e Stan Lane)
No episódio de 12 de março de 1988 do NWA Pro, os The Fantastics estrearam-se na NWA ao bater os The Midnight Express, na altura detentores dos NWA United States Tag Team Championship.
Quinze dias depois, com os cinturões em jogo, os Midnight Express alcançaram uma vitória por desqualificação no Clash of the Champions.
Entretanto, a 16 de abril, os Fantastics venceram o título num combate de quarenta minutos, tendo posteriormente sido agendada novo confronto entre as duas equipas para o The Great American Bash.
 
 
 
NWA:WCW The Great American Bash 1989
NWA United States Heavyweight Championship:
Lex Luger (c) vs. Ricky Steamboat
No WrestleWar, Ricky Steamboat perdeu o NWA World Heavyweight Championship para Ric Flair, enquanto Lex Luger perdeu o NWA United States Heavyweight Championship para Michael Hayes.
A 22 de maio de 1989, num live event, Luger reconquistou o título ao bater Hayes.
No episódio de 10 de junho do World Championship Wrestling, Luger afirmou ser digno de obter uma oportunidade pelo NWA World Heavyweight Championship, em vez de serem Steamboat ou Terry Funk a merecê-las.
No Clash of the Champions VII, Funk desqualificou-se durante um combate frente a Steamboat ao atingi-lo com um microfone. Luger apareceu em ringue, aparentemente para defender Steamboat, mas acabou por ataca-lo, justificando posteriormente o ataque por estar cansado de fazer os fãs felizes e para provar a ele próprio que era melhor do que Steamboat.
No episódio de 1 de julho do World Championship Wrestling, foi anunciado que Luger ia defender o NWA United States Heavyweight Championship frente a Steamboat no The Great American Bash.
 
 
 
NWA:WCW The Great American Bash 1989
WarGames match:
The Road Warriors (Animal e Hawk), The Midnight Express (Bobby Eaton e Stan Lane) e Steve Williams vs. The Fabulous Freebirds (Michael Hayes, Jimmy Garvin e Terry Gordy) e The Samoan SWAT Team (Samu e Fatu)
No WrestleWar, The Varsity Club (Mike Rotunda e Steve Williams) retiveram o NWA World Tag Team Championship frente aos The Road Warriors via desqualificação, quando Kevin Sullivan e Dan Spivey atacaram o árbitro Nikita Koloff, o que fez com que a WCW decidisse declarar o título vago.
Entretanto, foi realizado um torneio para determinar os novos campeões. Nos quartos de final, os Fabulous Freebirds bateram os Road Warriors, os Dynamic Dudes (Johnny Ace e Shane Douglas) derrotaram Jack Victory & Rip Morgan, os Samoan Swat Team venceram Ranger Ross & Ron Simmons e os Midnight Express (Bobby Eaton e Stan Lane) levaram a melhor sobre Butch Reed & The Raider. Nas semifinais, os Fabulous Freebirds bateram os Dynamic Dudes, enquanto os Midnight Express derrotaram os Samoan Swat Team. Na final, os Fabulous Freebirds venceram os Midnight Express e sagraram-se campeões.
No entanto, as interferências dos Road Warriors e dos Samoan Swat Team noutros combates uns dos outros desenvolveram uma rivalidade entre as duas duplas. Por outro lado, as duas duplas finalistas também iniciaram uma feud entre elas.
No episódio de 17 de junho do World Championship Wrestling, Steve Williams tornou-se no mais recente aliado dos Midnight Express, mas nessa mesma noite foi derrotado por Terry Gordy com a ajuda dos outros membros dos Fabulous Freebirds, o que resultou numa brawl entre várias equipas.
Duas semanas depois, foi anunciado um WarGames match para o The Great American Bash, formando-se assim duas fações: Road Warriors, Midnight Express e Steve Williams de um lado; Fabulous Freebirds e The Samoan Swat Team do outro.
 
 
 
NWA:WCW The Great American Bash 1989
NWA World Heavyweight Championship:
Ric Flair (c) vs. Terry Funk
No WrestleWar, Ric Flair bateu Ricky Steamboat para conquistar o NWA World Heavyweight Championship. Após o combate, Terry Funk desafiou Flair pelo título, mas o Nature Boy recusou, uma vez que Funk não estava no top 10 do ranking dos candidatos ao cinturão. Em retaliação, Funk executou um Piledriver em Flair para cima de uma mesa.
Nas semanas que se seguiram, Funk ganhou vários combates contra lutadores locais para subir no ranking e chegar ao top 10, enquanto provocava Flair.
No episódio de 1 de julho do World Championship Wrestling, Flair pediu ao vice-presidente executivo da WCW, Jim Herd, para o deixar defender o título frente a Funk no The Great American Bash, algo que Herd aceitou.
 
 
 
NWA:WCW The Great American Bash 1990
NWA United States Tag Team Championship:
The Midnight Express (Bobby Eaton e Stan Lane) (c) vs. The Southern Boys (Steve Armstrong e Tracy Smothers)
No episódio de 20 de maio do Main Event, os The Southern Boys, recém-estreados na WCW, surpreenderam os detentores dos NWA United States Tag Team Championship, os Midnight Express, ao vencê-los num combate sem o título em jogo.
Após dois meses sem grande interação entre as duas duplas, o manager dos Midnight Express, Jim Cornette, desencadeou o início da rivalidade com os The Southern Boys, tendo sido agendado um combate entre ambas as equipas para o The Great American Bash, naquela que foi a estreia dos Southern Boys em pay-per-views.
 
 
 
WCW The Great American Bash 1992
WCW World Heavyweight Championship:
Sting (c) vs. Big Van Vader
Big Van Vader, acompanhado pelo manager Harley Race, recebeu uma primeira oportunidade pelo WCW World Heavyweight Championship de Sting a 12 de abril de 1992, mas foi desqualificado num combate em que Sting sofreu fraturas em duas costelos e uma rotura no baço após sofrer um Vader Bomb.
Entretanto, após o campeão recuperar, Vader recebeu uma nova oportunidade pelo título no The Great American Bash.
 
 
 
The Bash (2009)
Title vs. Mask match pelo WWE Intercontinental Championship:
Após perder para Jeff Hardy num combate para determinar o candidato principal ao World Heavyweight Championship no episódio de 1 de maio do SmackDown, o campeão intercontinental Rey Mysterio lançou na semana seguinte um desafio aberto a quem quisesse entrar no ringue com ele e Chris Jericho respondeu afirmativamente.
O combate entre os dois teve lugar no Judgment Day, com Mysterio a sair vitorioso.
Porém, Y2J continuou a perseguir Mysterio, acusando-o de ser desonesto com os fãs ao usar uma máscara e não mostrar o rosto, tendo-o ainda atacado depois de se ter mascarado com uma das máscaras de Mysterio e de ter fingindo que era um fã na plateia.
Isto levou a mais um combate entre os dois no Extreme Rules, com Jericho a conquistar o título num No Holds Barred match após ter tirado a máscara a Mysterio.
No episódio de 15 de junho do RawMysterio teve direito a uma desforra, mas não conseguiu sair vitorioso. No entanto, quatro dias depois, no SmackDown, foi anunciado que ambos se iriam defrontar no The Bash num combate em que estaria em jogo o título de Jericho e a máscara de Mysterio.
 
 
 
NXT: The Great American Bash (8 de julho de 2020)
Winner Takes All match pelo NXT Championship e pelo NXT North American Championship:
No episódio de 10 de junho do NXTAdam Cole vangloriou-se pela sua vitória sobre Velveteen Dream no NXT TakeOver: In Your House e disse que a sua era como campeão do NXT iria continuar. Momentos depois, o campeão norte-americano Keith Lee encontrou-o no backstage e aparentou desafiar Cole.
Uma semana depois, Keith Lee disse que ia tirar o título a Adam Cole. Contudo, Cole afirmou que se Keith Lee tinha os olhos postos no NXT Championship, ele próprio tinha os olhos postos no NXT North American Championship de Lee, manifestando vontade de carregar os dois cinturões.
No mesmo episódio do NXT, o General Manager William Regal anunciou que Keith Lee ia defender o NXT North American Championship na semana seguinte diante de Johnny Gargano e Finn Bálor, com o vencedor a defrontar Adam Cole a 8 de julho num Winner Takes All match. E Lee venceu, após um Big Bang Catastrophe em Bálor.
 
 
 
NXT: The Great American Bash (6 de julho de 2021)
Depois do salvamento, Adam Cole aplicou um Superkick em BálorO’Reilly questionou a ação de Cole, mas também sofreu um Superkick, o que levou ao desmembramento dos The Undisputed Era. Ainda por cima, Adam Cole e Kyle O’Reilly estavam na perseguição pelo NXT Championship, o que aumentou a tensão entre os dois.
No episódio de 24 de março do NXT, foi marcado um unsanctioned match entre Cole e O’Reilly para a segunda noite do NXT TakeOver: Stand & Deliver, tendo O’Reilly levado a melhor.
Após quase dois meses de ausência, Adam Cole regressou aos ringues do NXT a 1 de junho, para interferir num triple threat match entre Kyle O'Reilly, Pete Dunne e Johnny Gargano para determinar o candidato principal ao NXT Championship de Karrion Kross no TakeOver: In Your House. Uma vez que Cole atacou os três lutadores, o combate terminou em no-contest.
Este resultado levou a que Kross confrontasse Cole e pediu ao General Manager William Regal para defender o cinturão diante de ColeO’Reilly, Dunne e Gargano num fatal five-way matchconseguindo reter o título via submissão, ao deixar O’Reilly desmaiado através de um Kross Jacket.
Dois dias depois do evento, foi anunciado durante o episódio do NXT de 15 de junho que Kyle O'Reilly e Adam Cole iam medir forças no The Great American Bash.
 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...