terça-feira, 1 de março de 2022

Os candidatos ao título da Major League Soccer

Nova época da Major League Soccer arrancou este sábado
A nova edição da Major League Soccer começou este sábado, pontuada pela inclusão de mais uma equipa no lote de competidores. Com a chegada de Charlotte FC, são agora 28 clubes repartidos em duas Conferências a disputar o acesso aos playoffs e a conquista do tão desejado troféu erguido pelo New York City FC em dezembro último. A aposta em favoritos numa prova intrinsecamente imprevisível pode ser um desafio hercúleo, mas o Soccer em Português propõe-se a dar o seu melhor. Entre as 28 diferentes forças em competição, podemos distinguir quatro fortes candidatos à vitória final, duas incógnitas e uma eventual surpresa.  
 

O hegemónico Seattle Sounders

Torna-se imperativo começar pelo Seattle Sounders, um verdadeiro clube grande no universo futebolístico norte-americano, quer pela sua estrutura, quer pela consistência competitiva que continua a demonstrar, estando a atravessar uma fase de quase hegemonia doméstica desde 2016. Um plantel equilibrado, com espaço para revelar jovens promessas, tais como Obed Vargas, a mais recente aposta que mereceu minutos nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A eliminação sobre os hondurenhos do FC Motagua ainda decorreu em ritmo de pré-época, mas quando a equipa começar a carburar, rapidamente se transformará na ameaça habitual. O avançado peruano Raúl Rudíaz tem tudo para fazer um ano de exceção e sagrar-se o melhor marcador da Major League Soccer, considerando o suporte ofensivo à sua disposição. Cristian Roldán, Jordan Morris, Nicolás Lodeiro, João Paulo, e agora Albert Rusnak, são peças valorosas que o técnico Brian Schmetzer terá de aprender a encaixar em simultâneo, de maneira a construir um puzzle de sucesso. 

 

New York City embalado por sul-americanos

Os campeões em título New York City FC chegam a 2022 preparados para abraçar prováveis mudanças e novos protagonistas. Ronny Delia perdeu três titulares habituais em comparação com o ano passado (James Sands, Gudi Tórarinsson e Jesús Medina), o Bota de Ouro, Taty Castellanos poderá sair durante o ano, e até o próprio técnico norueguês está a ser alvo de cobiça após a conquista da Major League Soccer. Por outro lado, o muito estimado Maxi Morález agora com 35 anos passará certamente menos minutos em campo. A porta encontra-se escancarada para o aparecimento do trio ofensivo brasileiro composto por Talles Magno (tem tudo para se afirmar em 2022), Thiago Andrade e Héber, e também para os miúdos uruguaios Santiago Rodríguez e Nicolás Acevedo. Os adeptos nova-iorquinos devem estar expectantes com as novidades, mas não preocupados, pois há talento de sobra. A temporada começou estável e vitoriosa nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas veremos qual será o rosto e a personalidade deste conjunto no outono. 
 

New England Revolution, recordista de pontos da última fase regular

Outro franchising a considerar nas contas do favoritismo ao título é o New England Revolution. Após uma época recordista na fase regular que esbarrou honrosamente nos playoffs, a experiência de Bruce Arena nos relvados norte-americanos vai a jogo novamente, desta feita com duas perdas importantíssimas. Matt Turner, um dos melhores guarda-redes da MLS segue para o Arsenal no verão, ao passo que Tajon Buchanan, uma das figuras da atual seleção canadiana, já pertence aos quadros do Club Brugge. Pode parecer um cenário dramático e irrecuperável para quem é adepto do Revolution, mas tudo o resto permanece incólume, com a presença dos homens de confiança Carles Gil, Adam Buksa, Gustavo Bou, e a principal contratação do defeso, o internacional norte-americano Sebastian Lletget. Repetir o registo recordista de 73 pontos na fase regular parece um esticão em 2022, mas o seu favoritismo é inegável. 
 

Toronto FC à espera de Insigne

Por último, Toronto FC. A aposta na experiência de Bob Bradley para o comando do emblema canadiano procura evitar o completo desastre que foi a última temporada. As figuras de peso estão lá, com a permanência de Alejandro Pozuelo e a contratação de dois reforços de gabarito internacional. Um deles é o central mexicano Carlos Salcedo, adquirido ao Tigres em troca com o venezuelano Yeferson Soteldo. O outro é somente um dos nomes mais sonantes da prova em 2022, o italiano Lorenzo Insigne, que aterrará em Toronto apenas em julho. A reta final da época parece promissora para os canadianos, que podem intrometer-se na luta pelo tão desejado troféu.  
 

Atlanta United e Los Angeles FC recheados de talento

Numa outra categoria mais imprevisível encontramos dois clubes que partilham realidades similares: Atlanta United e Los Angeles FC. Ambos dotados de plantéis recheadíssimos de talento, que dificilmente encontram comparação com os restantes adversários neste aspeto, mas onde as respetivas direções desportivas decidiram contratar treinadores sem experiência relevante.
Em Atlanta temos o antigo internacional mexicano Gonzalo Pineda, adjunto no Seattle Sounders durante os últimos quatro anos, a chefiar elementos valiosos como Thiago Almada (ex-Vélez Sarsfield), Josef Martínez, Luiz Araujo, Marcelino Moreno e Santiago Sosa, entre outros.
Por sua vez, em Los Angeles encontramos Steve Cherundolo, antigo internacional norte-americano, com vasta experiência de adjunto na Alemanha e Estados Unidos, e um ano apenas como treinador principal, na segunda divisão do seu país. Caberá a ele orientar nomes de destaque como Carlos Vela, Brian Rodríguez, José Cifuentes e Cristian Arango. Dois dos melhores plantéis da MLS aliados a treinadores novatos dão origem a uma verdadeira incógnita, que só o tempo poderá dissipar. 
 

O outsider FC Dallas

Nota final para o FC Dallas, uma possível boa surpresa. Orientado pelo espanhol Nico Estevéz, técnico que tem aqui a sua grande oportunidade depois de uma larga experiência de bastidores em Espanha e nos Estados Unidos, o clube texano pode correr por fora, livre de pressão. A qualidade e variedade de soluções que apresenta para o último terço do terreno é entusiasmante, mesmo após a saída de Ricardo Pepi, com Alan Velasco, Jesús Ferreira, Paulo Arriola ou Paxton Pomykal na linha da frente. Caso o processo defensivo funcione regularmente e sem grandes sobressaltos, o FC Dallas perfila-se como a grande surpresa de 2022 na Major League Soccer

 
Trabalho realizado por António Ribeiro
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...