domingo, 5 de junho de 2022

De Milão ao Dragão. Recorde os 13 jogos oficiais entre Portugal e Suíça

Jogo entre Portugal e Suíça na qualificação para o Mundial 1994
Portugal é hoje um país futebolístico bem mais reputado do que a Suíça, mas ainda tem um histórico de confrontos desfavorável diante dos helvéticos, uma vez que contabiliza oito vitórias contra dez dos suíços – e cinco empates – em 23 encontros.
 
No entanto, se nos cingirmos apenas aos 13 jogos relativos a competições oficiais, o saldo é ligeiramente favorável aos lusos, que somam cinco triunfos contra quatro dos helvéticos, numa contabilidade em que também cabem quatro igualdades.
 
Os dois primeiros duelos entre portugueses e suíços – um oficial e outro não – remontam ao longínquo ano de 1938. De então para cá, têm-se defrontado pelo menos uma vez por década.
 
Vale por isso a pena recordar os 13 jogos oficiais entre Portugal e Suíça.
 
 
1 de maio de 1938 – Fase de qualificação para o Mundial 1938
Suíça 2-1 Portugal
Depois de não ter sido convidado para participar no Mundial 1930 – o único que não teve fase de qualificação – e de ter sido esmagado pela Espanha no apuramento para o Mundial 1934, Portugal sonhou verdadeiramente poder qualificar-se para um Mundial em 1938, quando defrontou a Suíça na cidade italiana de Milão.
Frente a uma seleção helvética mais calejada, que tinha marcado presença no Mundial 1934, a armada lusa comandada por Cândido de Oliveira foi derrotada em San Siro. Georges Aeby (23 minutos) e Lauro Amado (28’) marcaram para a Suíça na primeira parte, enquanto Peyroteo reduziu no segundo tempo, na conversão de uma grande penalidade.

Jogo entre Suíça e Portugal a 1 de maio de 1938 em Milão


16 de abril de 1969 – Fase de qualificação para o Mundial 1970
Portugal 0-2 Suíça
31 anos depois, as duas seleções voltaram a defrontar-se na qualificação para um Mundial, desta vez para o de 1970. A Suíça continuava a ter mais presenças em Campeonatos do Mundo (seis em oito possíveis), mas Portugal tinha-se estreado na edição anterior com um fantástico 3.º lugar.
Mesmo com Vítor Damas, Hilário, Humberto Coelho, António Simões, Eusébio, Jacinto João e José Torres, a seleção lusa orientada por José Maria Antunes perdeu por 0-2 em Alvalade e ficou mais distante de marcar presença no Mundial do México. Georges Vuilleumier, aos 20 e 35 minutos, marcou ambos os golos dos helvéticos.
 
 
2 de novembro de 1969 – Fase de qualificação para o Mundial 1970
Suíça 1-1 Portugal
Numa altura em que ambas as seleções já não tinham possibilidades de se qualificar para o Campeonato do Mundo, mediram forças em Berna, na sexta e última jornada da fase de qualificação.
A jogar fora de casa, a equipa das quinas obteve um melhor resultado, tendo empatado a um golo. Eusébio inaugurou o marcador aos 40 minutos, mas Fritz Künzli restabeleceu a igualdade aos 87’.

Jogo entre Suíça e Portugal em Berna, em novembro de 1969


29 de outubro de 1986 – Fase de qualificação para o Euro 1988
Suíça 1-1 Portugal
Na ressaca do Mundial 1986, marcado pelo Caso Saltillo, Portugal entrou na fase de qualificação para o Euro 1988 com um empate em casa diante da Suécia (1-1). Já a Suíça tinha perdido no terreno dos nórdicos (0-2), num grupo que também incluía Itália e Malta.
Com jogadores como Veloso, Dito, Shéu e Manuel Fernandes, a seleção lusa orientada por Ruy Seabra foi a Berna empatar a um golo. Georges Bregy inaugurou o marcador logo aos seis minutos, na execução de um livre direto, enquanto Manuel Fernandes empatou já na reta final (86’).
 
 
 
11 de novembro de 1987 – Fase de qualificação para o Euro 1988
Portugal 0-0 Suíça
Numa altura em que o apuramento para o Campeonato da Europa já era uma miragem para ambas as seleções, Portugal e Suíça defrontaram-se nas Antas, numa altura em que já era Juca o selecionador português.
Apesar da presença no onze do segundo melhor jogador do mundo nesse ano, Paulo Futre, nem a equipa das quinas nem a formação helvética conseguiram marcar.
 
 
 
26 de abril de 1989 – Fase de qualificação para o Mundial 1990
Portugal 3-1 Suíça
Após duas derrotas e três empates, Portugal obteve finalmente uma vitória sobre a Suíça em jogos oficiais, desta feita numa partida disputada no Estádio da Luz.
Com três campeões europeus pelo FC Porto em 1987 (João Pinto, Sousa e André) e outros tantos vice-campeões europeus pelo Benfica em 1988 (Silvino, Veloso e Nunes) no onze, a seleção comandada por Juca venceu por 3-1. João Pinto (48 minutos), Frederico (56’) e Vítor Paneira (69’) marcaram para a equipa das quinas, enquanto Dario Zuffi apontou o tento de honra dos helvéticos (64’).
Na altura, o triunfo permitiu a Portugal assumir a liderança do grupo da fase de qualificação, à frente das mais cotadas Bélgica e Checoslováquia.
 
 
 
20 de setembro de 1989 – Fase de qualificação para o Mundial 1990
Suíça 1-2 Portugal
Cinco meses após o jogo da Luz, Portugal surgiu em Neuchatel como o terceiro classificado do grupo da fase de qualificação, a dois pontos da Checoslováquia e cinco da Bélgica, numa altura em que as vitórias ainda valiam três pontos.
Obrigado a ganhar, a equipa das quinas até começou por sofrer, com Kubilay Türkyılmaz a inaugurar o marcador na conversão de uma grande penalidade (28 minutos).  Porém, já na reta final Futre empatou de penálti (74’) e serviu Rui Águas para o segundo golo (77’).
 
 
 
31 de março de 1993 – Fase de qualificação para o Mundial 1994
Suíça 1-1 Portugal
Em 1993, Portugal já não olhava de baixo para cima para a Suíça, uma vez que tinha marcado presença no Euro 1984 e no Mundial 1986, inverteu a onda de maus resultados diante dos helvéticos na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1990, apresentava-se com um conjunto de jogadores que se tinham sagrado campeões mundiais de sub-20 em 1989 e 1991 e tinha pela frente uma seleção que já não marcava presença em grandes torneios desde o Mundial 1966.
No entanto, quando as duas formações se defrontaram em Berna no apuramento para o Mundial 1994, era a Suíça de Roy Hodgson que se apresentava em melhor posição, com dez sete em quatro jogos. Já a equipa das quinas, comandada por Carlos Queiroz, somava três pontos em três partidas.
Menos pressionados, os helvéticos inauguraram o marcador aos 39 minutos, por intermédio de um dos melhores futebolistas suíços de sempre, Stéphane Chapuisat, estrela do Borussia Dortmund na década de 1990. Contudo, Portugal restabeleceu o empate cinco minutos depois, por Semedo.
 
 
 
13 de outubro de 1993 – Fase de qualificação para o Mundial 1994
Portugal 1-0 Suíça
Seis meses e meio depois, numa altura em que a margem de erro era diminuta, a Suíça permanecia na liderança do grupo, com 13 pontos em oito jogos – mais um ponto do que a Itália e mais três do que Portugal (menos um jogo), numa altura em que cada vitória ainda valia dois pontos, sendo que os dois primeiros garantiam o apuramento para o Mundial.
Com pressa para chegar ao golo, Portugal adiantou-se nas Antas logo aos nove minutos, por João Vieira Pinto, a passe de Paulo Futre, e impôs a primeira e única derrota aos helvéticos nessa fase de qualificação.
 
 
 
15 de junho de 2008 – Euro 2008 (3.ª jornada da fase de grupos)
 
 
 
6 de setembro de 2016 – Fase de qualificação para o Mundial 2018
Suíça 2-0 Portugal
No primeiro jogo oficial depois da conquista do título europeu, e cinco dias após uma goleada sobre Gibraltar no Bessa (5-0), Portugal deslumbrou-se em Basileia e pagou caro, entrado na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo com uma derrota frente a um adversário direto.
Os dois golos da seleção helvética, comandada por Vladimir Petkovic, foram apontados ainda na primeira meia hora, por Breel Embolo (23 minutos) e Admir Mehmedi (30’).
“Entrámos bem, mas deslumbrámo-nos. Entrámos muito bem, a pressionar alto e com boas saídas durante 15/20 minutos. A partir daí, houve esse deslumbramento, o jogo partiu, sofremos golos e baixamos linhas, permitimos que a Suíça ganhasse todos os duelos individuais, fizemos duas ou três faltas nesse período. Uma equipa que é campeã da Europa tem que saber fazer faltas”, afirmou o selecionador português, Fernando Santos, após a partida.
 
 
 
10 de outubro de 2017 – Fase de qualificação para o Mundial 2018
Portugal 2-0 Suíça
Se Portugal e Suíça se defrontaram na primeira jornada fase de qualificação, também o fizeram na 10.ª e última. Pelo meio, as duas seleções venceram os oito jogos que disputaram. Ou seja, a Suíça apresentou-se invicta no Estádio da Luz, com nove triunfos em outros tantos encontros, com 27 pontos, mais três do que Portugal.
No entanto, a seleção portuguesa tinha vantagem no primeiro critério de desempate, a diferença de golos (+26 contra +18), pelo que o triunfo em casa valeria o apuramento aos homens de Fernando Santos.
Com o Cristiano Ronaldo em campo, ao contrário do que tinha acontecido em Basileia, Portugal venceu por 2-0. Um autogolo de Johan Djourou no final da primeira parte abriu a contagem (41 minutos) e André Silva fechou as contas ainda antes da hora de jogo (57’), no dia do 63.º aniversário do selecionador nacional.
 
 
 
5 de junho 2019 – Liga das Nações 2018-19 (meias-finais)
Portugal 3-1 Suíça
Portugal e Suíça foram duas das seleções que mais evoluíram no século XXI e prova disso é o facto de se terem defrontado numa fase tão adiantada de uma prova, neste caso a edição inaugural da Liga das Nações.
Em pleno Estádio do Dragão, Cristiano Ronaldo protagonizou (mais uma) uma noite mágica, ao apontar um hat trick: o primeiro golo aos 25 minutos, de livre direto; aos 88’, através de um remate de primeira a passe de Bernardo Silva, na sequência de um bonito lance de envolvimento coletivo; e o terceiro aos 90’, numa jogada individual. Mas, pelo meio, a Suíça de Petkovic empatou, por Ricardo Rodríguez (57’), na conversão de uma grande penalidade assinalada pelo VAR quando analisava um possível penálti para… Portugal.
 




 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...