domingo, 3 de julho de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Casa Pia na II Liga

Dez jogadores que ajudaram o Casa Pia a subir à I Liga
Fundado a 3 de julho de 1920, o Casa Pia Atlético Clube é a Associação Pós-Escolar da Casa Pia de Lisboa, uma associação de utilidade pública e membro-honorário da Ordem de Benemerência que agrega todos os indivíduos imbuídos do espírito casapiano, designadamente antigos e atuais alunos da Casa Pia de Lisboa.
 
Ainda assim, a primeira equipa de futebol da Casa Pia de Lisboa remonta ao final do século XIX, pelo que o clube se autointitula fundador do desporto em Portugal. "Os antigos alunos da Casa Pia de Lisboa tinham uma equipa de futebol, que era a Associação do Bem, e que estiveram na origem da implementação do futebol em Portugal, no final do século XIX. Os casapianos estiveram na fundação do Benfica [nomeadamente Cosme Damião] e um dos primeiros presidentes do Sporting [Daniel Queiroz dos Santos] era casapiano. Primeiro fundaram e estiveram entretidos noutros clubes e só depois é que fundaram o Casa Pia Atlético Clube", recordou o presidente Victor Seabra Franco ao DN.
 
Entre os fundadores do clube, estava o multifacetado Cândido de Oliveira, que foi jogador, treinador, dirigente, árbitro e jornalista, tendo fundado A Bola. Considerada uma das figuras mais importantes do futebol português, capitaneou a seleção nacional no primeiro jogo internacional da sua história, frente a Espanha, a 18 de dezembro de 1921. "A primeira seleção nacional equipou de preto por causa do Casa Pia e tinha vários jogadores do Casa Pia", frisa o presidente do emblema de Pina Manique. Além de Cândido de Oliveira, estavam no onze José Gralha, que ainda hoje é o mais novo de sempre a atuar com as quinas ao peito (16 anos, nove meses e cinco dias); Ribeiro dos Reis, outro fundador de A Bola; António Pinho e Augusto Lopes.
 
Desportivamente os gansos viveram o seu período de maior fulgor nas décadas de 1920 e 1930, quando competiram no extinto Campeonato de Portugal e participaram uma vez na I Divisão, em 1938-39. Em 14 jornadas, somou dois pontos, fruto de uma vitória sobre o Barreirense (2-1), e não foi além de oitavo e último lugar.
 
Desde então que o Casa Pia esteve afastado da ribalta, mas depois de largos anos nos campeonatos nacionais não profissionais e até nas competições distritais, os casapianos venceram o título nacional do Campeonato de Portugal e subiram à II Liga em 2019 e ascenderam à I Liga em 2022.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Casa Pia na II Liga.
 

10. Leonardo Lelo (34 jogos)

Leonardo Lelo
Lateral esquerdo internacional sub-20 português maioritariamente formado no Olhanense e revelado para o futebol sénior também pelo emblema de Olhão, passou pelos sub-23 do Portimonense antes de ingressar no Casa Pia em 2021-22.
Nessa temporada, que para Lelo foi de estreia na II Liga, foi titular nas 34 jornadas do campeonato, tendo apontado cinco golos no campeonato, diante de Benfica B, Académica, Trofense, Estrela da Amadora e Vilafranquense, que muito contribuíram para a promoção dos gansos à I Liga.
 
 
 

9. Zidane Banjaqui (38 jogos)

Zidane Banjaqui
Médio guineense que dividiu a formação entre Real SC, Sporting e Benfica, esteve emprestado pelas águias ao Mirandela, conquistou a Liga Revelação pelo Desp. Aves, chegou a jogar pelos avenses no primeiro escalão e passou pela equipa B e sub-23 do Belenenses SAD antes de ingressar no Casa Pia em janeiro de 2021, numa altura em que já tinha sido chamado à seleção principal da Guiné-Bissau, ainda que não se tivesse estreado.
Em ano e meio em Pina Manique amealhou 38 encontros (22 a titular) e um golo (ao Penafiel, em março de 2021) na II Liga, tendo contribuído para a promoção à I Liga em 2022.
 
 
 

8. Derick Poloni (42 jogos)

Derick Poloni
Mais um lateral esquerdo, neste caso um brasileiro formado no São Paulo que chegou a Portugal pela porta da equipa B da Académica. Após passagens por Sourense, Anadia e Leixões e depois de ter chegado a assinar pelo Vitória de Setúbal dias antes de sadinos terem sido despromovidos administrativamente ao Campeonato de Portugal, assinou pelo Casa Pia no verão de 2020.
Em duas temporadas em Pina Manique amealhou 42 encontros (25 a titular) e dois golos na II Liga, tendo contribuído para a promoção à I Liga em 2022, tendo inclusivamente marcado no jogo que ditou a subida, em Matosinhos diante do Leixões.
 
 
 

7. Jota Silva (50 jogos)

Jota Silva

Extremo apelidado de “Grealish de Pina Manique” devido às semelhanças físicas e de estilo de jogo com o futebolista inglês, despontou no Sousense e passou por Sp. Espinho e Leixões antes de assinar pelo Casa Pia em janeiro de 2021.
Em ano e meio ao serviço dos gansos totalizou 50 partidas (32 a titular) e 13 remates certeiros na II Liga, registo que fez dele um dos obreiros da subida do emblema lisboeta à I Liga em 2022.
Valorizado pelas boas campanhas no Casa Pia, deu o salto para o Vitória de Guimarães neste verão.
 
 
 

6. Vitó (51 jogos)

Vitó
Médio ofensivo internacional sub-17 português que passou pelas camadas jovens de Gil Vicente, FC Porto e Rio Ave, chegou a jogar pelos vila-condenses na I Liga, mas após quatro épocas de escassa utilização transferiu-se para o Casa Pia no verão de 2020.
Em duas temporadas em Pina Manique amealhou 51 encontros (32 a titular) e três golos na II Liga, tendo ajudado os gansos a subir à I Liga em 2022.
 
 
 

5. Zolotic (53 jogos)

Zolotic

Defesa central/médio defensivo internacional sub-21 pela Bósnia e Herzegovina que em 2014-15 chegou a sagrar-se campeão da Bélgica ao serviço do Gent antes de ingressar no Casa Pia em outubro de 2020, proveniente dos belgas do Roeselare.
Em duas temporadas em Pina Manique amealhou 53 encontros (45 a titular) e um golo (ao Desp. Chaves, em dezembro de 2020) na II Liga, tendo contribuído para a promoção ao primeiro escalão.
 
 
 

4. Ricardo Batista (54 jogos)

Ricardo Batista
Guarda-redes internacional jovem português, mas que nos últimos anos tem sido chamado à seleção de Angola, formou-se no Vitória de Setúbal, passou pelos ingleses do Fulham, por Sporting, Olhanense, Nacional, novamente pelos sadinos e pelos angolanos do Recreativo Desportivo do Libolo e pelos romenos do Gaz Metan antes de assinar pelo Casa Pia no verão de 2020.
Em dois anos ao serviço dos gansos totalizou 54 partidas e 44 golos sofridos na II Liga, afirmando-se como um dos esteios da equipa que alcançou a subida à I Liga em 2022, até porque o conjunto de Pina Manique o campeonato de 2021-22 com a melhor defesa do segundo escalão, com apenas 22 golos sofridos.
 
 
 

3. Kelechi (55 jogos)

Kelechi

Imponente defesa central nigeriano (1,91 m) que chegou a Portugal pela porta do Rio Ave, mas que nunca chegou a jogar pela equipa principal dos vila-condenses, ingressou no Casa Pia em janeiro de 2020, o que faz dele o único jogador a atuar pelos gansos durante as três participações do clube na II Liga.
Em dois anos e meio em Pina Manique amealhou 55 partidas (43 a titular) no segundo escalão, tendo contribuído para a promoção à I Liga em 2022. Quando tinha chegado ao clube, os casapianos pareciam condenados ao Campeonato de Portugal.
 
 

2. Saviour Godwin (56 jogos)

Saviour Godwin
Extremo internacional jovem nigeriano, campeão mundial de sub-17 em 2013, chegou ao Casa Pia no verão de 2020, proveniente dos belgas do Roeselare tal como Zolotic.
Em duas temporadas em Pina Manique amealhou 56 partidas (49 a titular) e 17 remates certeiros, registo que faz dele o melhor marcador de sempre dos gansos na II Liga. Em 2021-22 foi peça fundamental para a promoção da equipa lisboa ao primeiro escalão.
“Às suas capacidades físicas (velocidade e explosão) impressionantes alia uma qualidade incrível a resolver situações de um contra um, de cruzamento e tem acrescentado golo às suas exibições. Tem capacidade para jogar na direita ou na esquerda, por dentro ou aberto, embora preferencialmente aberto num dos corredores. Ainda poderá aprimorar a sua tomada de decisão, mas o rendimento que têm demonstrado na equipa de Filipe Martins permite-lhe sonhar com outros voos”, escreveu sobre ele o blogue Lateral Esquerdo, do treinador e analista Pedro Bouças, em setembro de 2021.
 
 
 

1. Zach Muscat (56 jogos)

Zach Muscat
Disputou o mesmo número de jogos de Saviour Godwin, mas amealhou mais 402 minutos em campo – 4672 contra 4270.
Defesa central internacional A por Malta, que já marcou avançados como Ciro Immobile, Wayne Rooney, Harry Kane, Álvaro Morata e Erling Haaland em compromissos da seleção nacional, entrou no futebol português pela porta do Olhanense em 2018-19 e assinou pelo Casa Pia no verão de 2020.
“Quando assinei contrato, fui atraído pelo projeto delas e pela oportunidade de passar da terceira divisão [Campeonato de Portugal] para a segunda, apesar de meterem dito que não seria titular. Eu não estava no onze inicial nos primeiros jogos, mas isso motivou-me e depois estabeleci-me como titular”, contou ao Times of Malta em maio de 2022.
Em duas temporadas em Pina Manique, sempre como titular indiscutível, totalizou 56 partidas (53 no onze inicial) e sete remates certeiros na II Liga, ajudando os gansos a alcançarem a subida ao primeiro escalão em 2022.
“Acreditei no projeto e no staff. O Casa Pia tem uma organização muito parecida ao dos quatro melhores clubes de Portugal. Por isso, sempre esteve na minha mente que podíamos alcançar a promoção. Embora o clube tivesse como objetivo a promoção à I Liga, ninguém apostava em nós”, acrescentou.
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...