domingo, 22 de julho de 2018

André Claro. Um reforço para toda a linha ofensiva do Boavista

André Claro assinou contrato pelo Boavista até 2020

À procura de garantir sangue novo para o ataque, até para colmatar as saídas de jogadores ofensivos como Renato Santos, Ricardo Clarke, Kuca, Iván Bulos, Rui Pedro ou Leonardo Ruiz, o Boavista encontrou no mercado a oportunidade de recrutar André Claro ao Estoril, recém-despromovido à II Liga.

Jorge Simão ganha assim um futebolista mais do que familiarizado com o principal patamar do futebol português, no qual já tem cinco épocas de experiência – e não mais um brasileiro de qualidade duvidosa e habituado a jogar apenas a 10 km/h. Depois de duas temporadas intermitentes no Arouca (2013/14 e 2014/15), o futebolista agora de 27 anos viveu no Vitória de Setúbal o melhor período da carreira, no qual apontou 18 golos em 58 jogos - ninguém marcou tanto nos sadinos quanto ele nesses 18 meses, antes de rumar à Amoreira, onde atuou na última época e meia com um registo bem inferior: três golos em 37 partidas.

Mas mais do que números, a formação do Bessa terá agora ao seu dispor um jogador ciente da grandeza do clube axadrezado – é natural de Vila Nova de Gaia e passou pela formação de Dragões Sandinenses e FC Porto - e capaz de alinhar em qualquer posição do ataque. No Bonfim, André Claro alinhou como extremo – preferencialmente do lado esquerdo, a fazer diagonais para o meio -, falso ponta de lança e como segundo avançado. Foi neste último posto, no apoio a Suk, que mais se notabilizou, tendo feito uma dupla temível com o sul-coreano. Também pelo emblema canarinho rodou pelas posições da frente de ataque, sem se fixar propriamente numa.

Com alguma qualidade, mas sem ser um fora de série, é um atacante com grande facilidade de remate, capaz de atirar com perigo à baliza adversária a média distância. Não sendo um expoente máximo nas suas características, é rápido, bom finalizador, bom cabeceador e dotado tecnicamente. No Vitória de Setúbal, exibiu a sua melhor versão a atuar solto, como um vagabundo, fazendo a ponte entre o meio-campo e Suk no 4x1x3x2 de Quim Machado. Com essa liberdade, mostrou ter apetência para fazer diagonais da esquerda para o meio, com a bola controlada no pé direito.


Olhando para o habitual 4x3x3 (ou 4x2x3x1) utilizado pelo técnico boavisteiro na temporada passada e para o modelo de jogo que implementou, não se vislumbra uma posição ideal para o ex-estorilista. Bem, pelo contrário: pode dar verticalidade pela direita, profundidade ao ataque como falso ponta de lança, fazer diagonais a partir da esquerda ou aparecer nas costas do primeiro avançado.

Seja como for, contem com ele para a execução de grandes penalidades. Tem condições para ser titular a breve prazo e até para ser bastante útil, mas deverá procurar corrigir a irregularidade exibicional. Haverá encontros em que será decisivo, mas haverá outros em que passará ao lado do jogo, e ainda haverá um terceiro tipo de desafios em que, mesmo passando ao lado do jogo, conseguirá ser decisivo.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...