domingo, 27 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ouriense no Campeonato de Portugal

Ouriense competiu no Campeonato de Portugal em 2014-15
Fundado a 27 de junho de 1949, o Clube Atlético Ouriense viveu o seu momento alto no futebol sénior masculino quando competiu no Campeonato de Portugal em 2014-15, naquela que foi a única participação do emblema do distrito da AF Santarém em provas de âmbito nacional.
 
A formação do Médio Tejo tem dado até mais nas vistas do futebol feminino, vertente em que se sagrou campeã nacional em 2012-13 e 2013-14, colocando na altura um ponto final na hegemonia do 1º Dezembro, que tinha vencido o título em todas as 11 épocas anteriores. Paralelamente, o Ouriense sagrou-se vencedor da Taça de Portugal em 2013-14 e marcou presença na Liga dos Campeões em 2013-14 e 2014-15.
 
Voltando ao futebol masculino, 27 jogadores atuaram pelo clube de Ourém no Campeonato de Portugal. Vale por isso a pena recordar os dez que o fizeram por mais vezes.
 
 

10. Micka (22 jogos)

Micka
Disputou o mesmo número de jogos de Zim e Fábio Luzio, mas amealhou mais minutos em campo: 1778.
Defesa central nascido em Paris, mas radicado em Portugal desde tenra idade, fez toda a formação no Ouriense, tendo transitado para a equipa principal em 2009-10, na altura para jogar na II Divisão Distrital da AF Santarém.
Em 2013-14 fez parte da equipa que se sagrou campeã distrital e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época seguinte disputou 22 jogos (19 a titular) e marcou um golo – o primeiro de sempre da formação de Ourém em provas nacionais – ao vizinho Fátima, insuficiente para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, transferindo-se depois para o GRAP.
 

  

9. Hélio Santos (22 jogos)

Hélio Santos
Disputou o mesmo número de jogos de Micka, Zim e Fábio Luzio, mas amealhou mais minutos em campo: 1954.
Gigante guarda-redes (1,97 m) natural de Peniche, fez toda a formação e o início do seu trajeto enquanto sénior no clube da terra, tendo ainda passado por clubes como Caldas e Torreense antes de ingressar no Ouriense no verão de 2011.
Em 2013-14 contribuiu para a conquista do título distrital da AF Santarém e consequente subida ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época seguinte atuou em 22 jogos (todos a titular) e sofreu 56 golos, não conseguindo evitar a despromoção.
“O Ouriense não estava preparado para um salto tão grande. Foi um ano muito complicado para o clube. Andámos cinco meses com a casa às costas”, afirmou ao portal O Derbie.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Fátima, mas entre 2017 e 2019 voltou a defender a baliza do Ouriense, desta feita nos distritais scalabitanos.
 
 

8. Parracho (23 jogos)

Parracho
Defesa central e esquerdo nascido na Marinha Grande e que jogou ao lado de Pedro Alves, Ricardo Aires, Rui Duarte, Fajardo e Neca na formação do Belenenses, passou por clubes como Fátima, Marinhense, Portomosense e União da Serra, assinou pelo Ouriense no verão de 2011.
Em 2013-14 contribuiu para a conquista do título distrital da AF Santarém e consequente subida ao então denominado Campeonato Nacional de Seniores, competição em que disputou 23 encontros (22 a titular) e apontou dois golos, diante de Fátima e Torreense, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para a União da Serra na companhia de Dércio, Daniel Silva, Diogo Gameiro e Conde.
 
 
 

7. Jota (24 jogos)

Jota
Lateral direito/médio natural de Ourém, fez toda a formação e grande parte da carreira no Ouriense, clube ao qual esteve ligado ao longo de década e meia.
Em 2010-11 transitou para a equipa principal e três épocas depois sagrou-se campeão distrital da AF Santarém e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal.
No terceiro escalão do futebol português disputou 24 jogos (21 a titular) em 2014-15, mas mostrou-se impotente para evitar a descida de divisão.
Jota haveria de permanecer no clube até 2018, quando se mudou para a União da Serra na companhia de Rafael Ferreira, Patrick e Rafa.
 
 


6. Nélson Brites (25 jogos)

Nélson Brites
Médio defensivo natural de Santa Catarina da Serra e maioritariamente formado na União de Leiria, passou pelos seniores da União da Serra e do Sp. Pombal antes de reforçar o Ouriense no verão de 2014.
Na única temporada que passou em Ourém participou em 25 encontros (22 a titular) e apontou quatro golos, diante de Riachense, Eléctrico, União de Leiria e Alcanenense, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para o GRAP.
 
 

5. Dércio (26 jogos)

Dércio
Médio de elevada estatura (1,87 m), passou pelas camadas jovens de União de Leiria e Fátima, mas quando subiu a sénior mudou-se para o Vilarense, de onde saiu para o Ouriense no verão de 2008 na companhia de Nuno Tordo, Chico Pimenta e Tiago.
Na primeira época em Ourém desceu à II Divisão Distrital da AF Santarém, mas na temporada seguinte regressou ao primeiro escalão dos distritais scalabitanos.
Em 2013-14 contribuiu para a conquista do título distrital e consequente subida ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época seguinte atuou em 26 encontros (19 a titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para a União da Serra juntamente com Parracho e Conde.
 
 

4. Quim Valinho (27 jogos)

Quim Valinho
Extremo natural de Fátima, concluiu a formação e iniciou o trajeto de futebolista sénior no Fátima, onde foi orientado por Rui Vitória e teve como companheiros de equipa André Santos e Héldon, entre outros.
Entretanto passou por Beneditense e Cartaxo e jogou futsal, mas voltou aos relvados em 2014-15 para disputar 27 jogos (22 a titular) e apontar dois golos, diante de Sertanense e Eléctrico, no Campeonato de Portugal.
Contudo, já na época anterior tinha estado no clube como treinador adjunto da equipa feminina.
Após a descida de divisão voltou a pendurar as chuteiras, tornando a calçá-las em 2020-21 para representar a União da Serra. Pelo meio, assumiu a função de coordenador técnico para o futebol de formação do emblema de Ourém em 2019-20.
 
 

3. Luís Lagoa (28 jogos)

Luís Lagoa
Lateral direito formado maioritariamente na União de Leiria, passou pelos seniores de Caranguejeira, União da Serra e Sp. Pombal antes de ingressar no Ouriense no verão de 2014.
Na primeira temporada em Ourém atuou em 28 encontros (27 a titular) no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida aos distritais da AF Santarém permaneceu mais uma época no clube, rumando depois ao GRAP.
 
 


2. Leandro Gaspar (29 jogos)

Leandro Gaspar
Médio de características ofensivas natural de Leiria, fez quase toda a formação e iniciou o seu trajeto enquanto sénior no Marinhense. Entretanto passou por clubes como Sp. Pombal, Peniche e União de Leiria antes de ingressar no Ouriense no verão de 2014.
Na única temporada que passou em Ourém atuou em 29 partidas (25 a titular), mas mostrou-se impotente para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção aos distritais da AF Santarém regressou ao Marinhense.
 
 

1. Dino Martins (30 jogos)

Dino Martins
Médio natural de Tomar, fez toda a formação e quase toda a carreira enquanto sénior no Ouriense. Desde 1996 até aos dias de hoje, só esteve fora em 2016-17 para representar o Riachense e em 2019-20 para vestir a camisola da União da Serra.
Após ter transitado para a equipa principal em 2005-06 viveu duas subidas à I Divisão Distrital da AF Santarém (2005-06 e 2009-10) e uma descida ao segundo escalão distrital (2008-09).
Paralelamente, em 2013-14 sagrou-se campeão distrital e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época seguinte foi utilizado nas 30 jornadas (29 a titular) e apontou seis golos, diante de Sertanense (três), Alcanenense (dois) e Torreense, insuficientes para evitar a despromoção.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...