terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Os 7 brasileiros que defenderam a baliza do Vitória FC antes de Lucas Paes

História de guarda-redes brasileiros no Bonfim começou em 2004
Caso venha a efetuar um jogo oficial pelo Vitória de Setúbal, Lucas Paes, contratado ao São Paulo no mercado de inverno após ter estado emprestado ao Louletano durante a primeira metade desta temporada, tornar-se-á o oitavo brasileiro a defender a baliza dos sadinos.

O goleiro paulista de 22 anos, internacional sub-20 brasileiro e com uma Libertadores sub-20, uma Copa do Brasil do mesmo escalão e um campeonato brasileiro de Aspirantes no currículo, vai dar continuidade a uma história recente, iniciada já no século XXI. Vale a pena recordá-los.


Roberto Tigrão
O primeiro guarda-redes canarinho a jogar pelos setubalenses foi o catarinense Roberto Tigrão (ou Roberto Volpato), que tal como Lucas Paes chegou ao Bonfim na janela de janeiro do mercado de transferências, mas na de 2004. Na altura, ajudou o Vitória, orientado por Carlos Carvalhal, a subir à I Liga, tendo efetuado os derradeiros 14 jogos do campeonato, nos quais sofreu 15 golos, melhorando a média da equipa, que tinha sofrido 26 golos nas primeiras 20 jornadas. Nos encontros disputados por Tigrão, os sadinos somaram nove vitórias, dois empates e três derrotas, saltando do terceiro para o segundo lugar.
Na época anterior já tinha jogado em Portugal, no Moreirense, tendo atuado 26 jogos na I Liga. Em 2010-11 voltou aos minhotos, na II Liga. No Brasil, passou por clubes como Criciúma, Vasco da Gama e Ponte Preta.


No início da temporada seguinte voltou a estar em evidência, ajudando o Vitória a intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros no arranque do campeonato. Quando no mercado de inverno rumou ao Benfica, após 16 jornadas, os sadinos tinham a melhor defesa da I Liga e uma das melhores da Europa, com apenas cinco golos sofridos, e ocupavam a quinta posição. Nos 18 jogos seguintes no campeonato, os setubalenses sofreram... 28 golos. “Tínhamos uma equipa muito coesa e ganhávamos quase sempre por 1-0. Tínhamos um grupo muito unido e ajudávamo-nos uns aos outros. Mas no final da primeira volta, com a chegada do Natal, houve algum stress. Tínhamos três meses em atraso e a minha venda para o Benfica foi primordial. Também saíram outros, como José Fonte e Dembelé, e a equipa perdeu um pouco”, lembrou.



Rubinho
Precisamente para colmatar a saída de Moretto, foi contratado Rubinho, natural de São Paulo e com passagens por Corinthians, Hellas Verona e seleções jovens brasileiras e o título mundial de sub-17 em 1999 no currículo. O guarda-redes brasileiro não precisou de muito tempo para agarrar a titularidade, tendo participado nos derradeiros 12 jogos do campeonato, nos quais sofreu 15 golos. Mas mais do que isso, ajudou os sadinos na caminhada até nova final da Taça de Portugal, sobretudo nas meias-finais, em que brilhou no desempate por penáltis frente ao Vitória de Guimarães, tendo defendido a grande penalidade decisiva, apontada por Paulo Sérgio.
Após se ter valorizado em pouco mais de três meses no Bonfim, regressou ao futebol italiano pela porta do Génova, tendo ajudado o emblema transalpino a subir à Série A em 2006-07. Representou ainda Palermo, Livorno, Torino e Juventus, tendo conquistado dois títulos de campeão na vecchia signora em quatro anos de luta inglória com Gianluigi Buffon.



Getúlio Vargas
Depois de quatro épocas sem qualquer guarda-redes brasileiros, estes voltaram e logo em dose dupla em 2010-11. Comecemos pelo menos marcante, o carioca Getúlio Vargas. Formado no Flamengo e com um carimbo das seleções jovens canarinhas, foi recrutado por Manuel Fernandes depois de ter brilhado ao serviço do Duque de Caxias no Campeonato Carioca. Porém, não foi além de dois jogos no Vitória, ambos diante do Penafiel para a Taça da Liga e que culminaram com o afastamento dos sadinos. Foi quase sempre suplente de outro brasileiro – já lá vamos... - e saiu no final da época para os sul-africanos do Orlando Pirates.
Depois regressou ao Brasil para representar clubes modestos como Bangu, ABC e Boavista do Rio de Janeiro antes de virar comentador desportivo no canal televisivo Esporte Interativo.



Diego
Se Getúlio Vargas foi quase sempre remetido para um segundo plano, a principal razão para que isso tivesse acontecido chama-se Diego, gaúcho natural de Itaqui. Contratado ao Leixões quando já tinha 31 anos, depois de passagens por clubes importantes no Brasil como Juventude de Caxias, Atlético Paranaense, Fluminense e Santo André, virou ídolo no Bonfim.
Em 2010-11 e 2011-12, este especialista na defesa de grandes penalidades somou 64 jogos e encaixou 92 golos na baliza do Vitória, o que não é um registo brilhante, mas na memória dos adeptos sadinos permanecem as intervenções espetaculares que evitaram que esse número de golos sofridos fosse muito maior.
Saiu para os azeris do Gabala e teria voltado a Setúbal em 2014 caso a lista de Júlio Adrião tivesse vencido as eleições do clube nesse ano, o que não aconteceu. Regressaria no ano seguinte, mas tanto em 2015-16 como em 2016-17 não somou um único minuto em campo.
Após essas duas épocas em branco, pendurou as luvas mas radicou-se à beira-Sado. Iniciou um projeto de uma escola de guarda-redes, mas acabou por voltar ao Vitória para assumir as funções de treinado de guarda-redes em 2018-19, começando pela equipa de sub-23 e passando pouco depois para o plantel principal.



Adilson
Desde Diego que nenhum guarda-redes brasileiro se assume como titular no Vitória. O primeiro caso foi o do paulista Adilson, contratado no verão de 2013 para oferecer concorrência ao polaco Pawel Kieszek. Apresentou-se em Setúbal aos 25 anos e com um currículo modesto, em que constavam passagens por clubes como Votoraty, São Bento e Friburguense, pelos quais jogou sobretudo nos campeonatos estaduais.
No encontro da 1.ª jornada do campeonato, numa receção ao FC Porto, foi para o banco e acabou por entrar no início do segundo tempo devido à expulsão de Kieszek, tendo sofrido os três golos da derrota por 1-3. Na partida seguinte, face ao castigo do polaco, foi titular no desaire no terreno do Rio Ave (0-2). Na jornada que se seguiu ainda foi para o banco mas depois desapareceu por completo nas convocatórias.
Sem espaço, voltou ao Brasil em janeiro, mais uma vez para os campeonatos estaduais. O melhor que conseguiu na carreira, além de ter jogado pelos sadinos na I Liga portuguesa, foi atuar em emblemas da Série D brasileira: Friburguense (2012), Gama (2015), Prudentópolis e Uberlândia (ambos em 2018) e Corumbaense (2019). Hoje, aos 31 anos, joga no Campinense, de Paraíba.



Milton Raphael
Em julho de 2018 chegou a Setúbal outro goleiro, o carioca Milton Raphael, que se mantém o plantel principal dos sadinos, aos 28 anos. Com um currículo melhor do que Adilson, foi formado e chegou a jogar no Botafogo, rodou em clubes das divisões inferiores como Macaé (Série C), Caxias do Sul (Série C), Sampaio Corrêa (Série B) e Boavista do Rio de Janeiro (Série D), esteve tapado por Cristiano, Joel Pereira e Makaridze em 2018-19, época em que efetuou apenas dois jogos (um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga) pela equipa principal, tendo atuado sobretudo nos sub-23 (14 partidas). Nesta temporada também já atuou na formação que milita na Liga Revelação, mas tem-se assumido cada vez mais como a principal alternativa a Makaridze e já igualou o número de jogos pela equipa principal de toda a época anterior (um para a Taça de Portugal e outro no infame duelo com o Sporting).
Curiosamente, tem trabalhado diretamente com um dos seus antecessores, Diego, e vai concorrer com Lucas Paes.




Além destes, esteve ainda vinculado ao Vitória o irmão de Moretto, André Moretto, que esteve nos sadinos entre 2005-06 e 2011-12, tendo atuado apenas nos juniores (2005-06) e na equipa B (2006-07). Depois disso esteve cedido a Juventude Évora, Nelas, Sertanense e Mafra.




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...