quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Léo Pereira. Um zagueiro à medida do Flamengo de Jorge Jesus

Léo Pereira assinou pelo Flamengo até dezembro de 2024
Depois de ter evoluído numa das equipas do Brasil que mais privilegiava a relação com a bola, o Athletico Paranaense, Léo Pereira valorizou-se sob a ideia de jogo do treinador Tiago Nunes, que gosta de ver as suas equipas a chegarem ao ataque através de um futebol apoiado que se inicia nos pés do guarda-redes e passa por todos os setores, estimulando a técnica individual de cada um.


Este zagueiro [central] de 23 anos foi mesmo um dos atletas que ganhou mais visibilidade com o estilo atrativo do agora técnico do Corinthians. Internacional brasileiro pelas camadas jovens, há muito que era uma promessa da formação do Furacão, mas só nos últimos dois anos conseguiu afirmar-se, depois de ter estado emprestado a Guaratinguetá, Náutico e aos norte-americanos do Orlando City. Impôs-se já com Tiago Nunes como homem do leme e foi um dos esteios da equipa que venceu a Copa Sul-Americana, no final de 2018, mostrando-se como peixe na água no estilo tecnicista do emblema de Curitiba.

Trata-se de um defesa bastante seguro e confortável com a bola nos pés, que sai muito bem a jogar, chegando a entrar no meio-campo ofensivo com a bola dominada, à procura de criar desequilíbrios, e a jogar diretamente para os avançados. E como no processo ofensivo do Athletico Paranaense os centrais abriam bastante e os laterais ficavam projetados no ataque, Léo Pereira chegava a confundir-se como um lateral pela forma como aparecia no lado esquerdo a dar uma linha de passe ou mesmo a cruzar.

No fundo, exibia as qualidades futebolísticas necessárias para integrar equipas grandes, que na sua larga maioria têm na posse de bola e no domínio territorial algumas das diretrizes da filosofia de jogo. Porém, Léo Pereira tem uma característica muito interessante, que é juntar essas competências ao facto de ser canhoto, o que em tese é uma vantagem para ocupar a vaga de central do lado esquerdo tanto num sistema de quatro defesas como de três centrais. A forma como impõe o seu 1,86 m nas duas áreas, a asserto posicional e a rapidez de reação são outras das características bem visíveis no zagueiro.

Foram certamente todas essas valências que levaram o Flamengo de Jorge Jesus a pagar sete milhões de euros pela sua contratação até dezembro de 2024, depois de ter ficado desfalcado do zagueiro espanhol Pablo Marí, que rumou ao Arsenal.


Em maio do ano passado, os portugueses do FC Porto, os franceses do Lyon, os italianos do Inter de Milão e os alemães do Wolfsburgo já se tinham mostrado interessados, porém, o salto para o futebol europeu ficou adiado.

Se a qualidade futebolística dele é inquestionável, resta saber como se adaptará às ideias de Jorge Jesus e à exigência de uns adeptos que no ano transato viram o Flamengo vencer Brasileirão e Libertadores






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...