domingo, 2 de fevereiro de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre V. Guimarães e Boavista

Elpídio Silva entre Cléber e Romeu, com Frechaut atento ao lance
A minha primeira memória de um jogo entre o Vitória de Guimarães e o Boavista remonta ao período do Boavistão mas também de um Vitória que tinha uma equipa com grande qualidade, embora nem sempre isso se traduzisse em boas classificações.

A 12 de outubro de 2001, quando as duas se defrontaram no Estádio D. Afonso Henriques para a 8.ª jornada da I Liga, os axadrezados de Jaime Pacheco envergavam o estatuto de campeão em título e de líder do campeonato, com um plantel em que pontificavam os internacionais portugueses Ricardo, Frechaut e Petit, o maestro boliviano Erwin Sánchez e o pistoleiro Elpídio Silva.


Os vimaranenses de Augusto Inácio vinham de uma derrota pesada em Alvalade (0-5), mas apresentavam no onze os futuros internacionais portugueses Rogério Matias, Pedro Mendes, Nuno Assis e Romeu, o guarda-redes francês Palatsi e brasileiros já com alguma experiência no futebol português como o central Cléber e o extremo Guga (ambos ex-Belenenses).

A rivalidade entre os dois clubes históricos, criada pelas lutas por apuramentos europeus no final dos anos 1970 e pelas batalhas pessoais entre os presidentes Pimenta Machado e Valentim Loureiro, era um ingrediente-extra.


Bem, vamos ao jogo! Nessa noite de sexta-feira, quase 10 mil espetadores assistiram ao vivo a uma exibição de gala do Vitória, que durante a primeira parte arrumou o assunto no espaço de cinco minutos. Primeiro pelo avançado brasileiro Ceará, a cabecear certeiro na resposta a um cruzamento de Guga, aos 32'. Depois através de um golpe magistral de calcanhar por parte de Romeu, que fez o 2-0 na sequência de um cruzamento rasteiro de Nuno Assis (37').

Na verdade, esse memorável golo de calcanhar, dos melhores que vi até hoje, é a minha única memória deste jogo. Não assisti ao vivo nem através da televisão, mas lembro-me bem de acompanhar o resumo.

“Ganho pelos calcanhares. Menos de dez minutos foram suficientes para o Guimarães destruir a intenção boavisteira de repetir tradições antigas, expressas em vitórias. Desta vez, o campeão não conseguiu disfarçar algumas fragilidades e os vimaranenses têm parte substancial da culpa”, podia ler-se no dia seguinte no jornal O Jogo.

“A história do jogo resume-se a dois calcanhares: um de Romeu, outro de Aquiles, que o Boavista tomou por empréstimo durante longos minutos. Para os menos identificados com a mitologia, esclareça-se que Aquiles era uma figura indestrutível - um pouco à imagem da forma como os boavisteiros surgem aos olhos de muitos adversários... - com um único ponto fraco: o calcanhar. Atingido esse ponto fatal, Aquiles tornou-se tão vulnerável como os outros. Vida dos deuses à parte, parece legítimo considerar que o Guimarães se deliciou com alguns pontos fracos que o Boavista foi evidenciando numa primeira parte que, se não foi das piores, terá sido uma das mais desastrosas dos últimos tempos. Nada de anormal, a menos que se pense que o campeão nacional é imune a dias maus...”, escreveu o diário desportivo no primeiro parágrafo da crónica do encontro.


O triunfo permitiu ao Vitória igualar o Sporting no quarto lugar e ficar a três pontos da liderança, então repartida por FC Porto e Boavista. Porém, quando boavisteiros e vimaranenses se defrontaram na segunda volta, o cenário era bem diferente. A equipa de Jaime Pacheco tinha a oportunidade de aproveitar o empate caseiro do Sporting diante do Sp. Braga para subir ao topo da classificação, enquanto os homens de Augusto Inácio seguiam na sétima posição, já bastante afastados dos lugares europeus. Ainda assim, houve empate a zero no Bessa.

Da época seguinte, marcada por um tremendo abaixamento de forma do Boavista no campeonato e do regresso do Vitória de Guimarães aos lugares cimeiros, recordo um jogo que os axadrezados venceram no Bessa por 3-1, mas com o golo dos minhotos a ser apontado por Pedro Mendes a partir do meio-campo, depois de um livre batido por Ricardo fora da sua área.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...