quarta-feira, 20 de março de 2024

O primeiro bielorrusso do futebol português. Quem se lembra de Kutuzov?

Kutuzov foi cedido pelo AC Milan ao Sporting em 2002-03
Em 2001-02 o Sporting foi campeão sobretudo devido ao grande entendimento entre Mário Jardel e João Vieira Pinto. Nos meses que se seguiram, o português foi castigado durante vários meses após ter dado um soco no árbitro do Portugal-Coreia do Sul do Mundial 2002, enquanto o brasileiro desertou. Na tentativa de remediar a situação, os leões receberam, por empréstimo do AC Milan, Vitali Kutuzov, que assim se tornou no primeiro bielorrusso a atuar nas ligas profissionais portuguesas.
 
O atacante havia dado nas vistas pelo BATE Borisov num jogo frente aos milaneses na Taça UEFA em setembro de 2001, tendo os rossoneri avançado de imediato para a sua contratação, juntando Kutuzov aos ex-compatriotas soviéticos Andriy Shevchenko e Kakha Kaladze. Mas, aos contrários destes dois, o bielorrusso não se afirmou em San Siro, não indo além de 37 minutos na época de estreia em Itália.
 
 
Na temporada seguinte foi emprestado ao Sporting, e não demorou muito a agarrar um lugar no onze. Na estreia como titular marcou na goleada ao Leixões (5-1) que valeu a conquista da Supertaça. Porém, nunca entusiasmou os adeptos leoninos, apesar de ter chegado a marcar em três jogos consecutivos, diante de Sp. Braga, Partizan e Moreirense, e de ter apontado um hat trick ao Oliveira do Hospital numa eliminatória da Taça de Portugal. Despediu-se de Alvalade com oito golos apontados em 31 partidas (20 como titular).
 
 
“Foi um ano difícil para mim. Era um miúdo, não falava a língua, estava num ambiente novo...”, contou ao jornal Record em novembro de 2014. “Foi bom jogar com grandes jogadores como o Pedro Barbosa, o Paulo Bento, o João Pinto... Foi um ano que me fez crescer muito”, acrescentou o bielorrusso, que chegou a dividir o quarto com Cristiano Ronaldo, com quem fez amizade: “Éramos dois miúdos numa equipa de campeões que tinham ganho tudo. Ele 17 anos e eu 21. Fez-me perguntas sobre o AC Milan e como treinar com jogadores daquele calibre.”
 
 
Após esse ano em Portugal, Kutuzov prosseguiu a carreira em Itália, tendo feito uma carreira bastante razoável, tendo disputado quase 100 jogos na Série A e representado emblemas como Sampdoria, Parma e Bari. Paralelamente, somou 53 internacionalizações e 13 golos pela seleção da Bielorrússia.
 
  



 

 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...