sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre Sporting e Moreirense

Minhoto Alex em duelo com o leão Cristiano Ronaldo
Os jogos entre Sporting e Moreirense ainda estam longe de ser um clássico, mas o primeiro de que tenho memória entrou para a história do futebol... anos mais tarde.

A 7 de outubro de 2002, os modestos minhotos davam os primeiros passos na I Liga, visitando pela primeira (e última) vez o velhinho Estádio José Alvalade, naquele que foi o primeiro confronto entre os dois clubes no primeiro escalão, dois anos depois de terem medido forças para a Taça de Portugal.


Os leões eram os campeões em título, mas entraram em falso no campeonato, tendo somado apenas sete pontos nas primeiras cinco jornadas, muito por culpa das longas ausências de João Pinto e Mário Jardel. O internacional português encontrava-se a cumprir suspensão após um soco no estômago do árbitro do Portugal-Coreia do Sul do Mundial 2002, enquanto o goleador brasileiro, que falhou a pré-época para forçar a saída do clube, perdeu os primeiros jogos da temporada, tendo regressado precisamente nessa noite de segunda-feira.


Super Mário era para ser a estrela da noite, mas um jovem de 17 anos roubou-lhe o protagonismo. Mas já lá vamos.

Recém-eliminados da Taça UEFA pelo Partizan de Belgrado, os verde e brancos inauguraram o marcador à passagem da meia hora pelo bielorruso Vitali Kutuzov, emprestado pelo AC Milan, que apesar de alguma atrapalhação conseguiu atirar para o fundo das redes, após passe magistral de Paulo Bento, faturando pelo terceiro jogo consecutivo – depois de ter marcado a Sp. Braga e Partizan.


Quatro minutos depois, o momento que catapultou esse jogo para a história do futebol: o primeiro golo da carreira de Cristiano Ronaldo. À entrada do meio-campo contrário, o espanhol Toñito tocou a bola de calcanhar para o camisola 28 do Sporting, que cavalgou até à área passando por tudo e todos até picar a bola sobre o guarda-redes João Ricardo. Um “golo de antologia”, como descreveu o Record, que seria um ótimo prenúncio para o brilhante trajeto do madeirense no futebol mundial.


O 2-0 ainda na primeira parte deu tranquilidade a um Sporting que não deslumbrou. “A equipa continua a sofrer para controlar as partidas a meio-campo e pareceu demasiado ansiosa por permitir que Jardel marcasse o regresso com golos”, escreveu o Record.

Depois de mais uma hora de jogo entendiante, o resultado só seria sentenciado aos 95 minutos, quando um livre lateral de Rui Jorge encontrou no interior da pequena área a cabeça de Cristiano Ronaldo, que somou nesse encontro o segundo jogo e a primeira titularidade na I Liga e completou pela primeira vez os 90 minutos enquanto profissional


“Numa noite a ameaçar chuva e com um futebol cinzento, especialmente na segunda metade, só mesmo a arte, a genialidade e a irreverência de um miúdo chamado Ronaldo para transmitir alguma alegria às bancadas. Dois golos e um deles para figurar em qualquer livro que, um dia mais tarde, possa ajudar eventuais interessados a aprender como se senta, cordialmente, um adversário. Ainda bem que o futebol continua a ter destas coisas”, pode ler-se na apreciação do Record aos jogadores do Sporting.























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...