terça-feira, 18 de abril de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Benfica e Inter de Milão

Karagounis, aqui ao serviço do Inter, entre Zahovic e Miguel
Ainda os meus pais eram umas crianças quando o Inter bateu o Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus em 1964-65, pelo que a minha primeira memória de um jogo oficial entre as duas equipas é relativa aos oitavos de final da Taça UEFA em 2003-04. Digo jogo oficial porque também me recordo de um encontro de caráter particular, de pré-época, realizado em julho de 2002 em Palermo e no qual a formação transalpina praticamente só se apresentou com segundas linhas (0-0).
 
Ambas as equipas surgiram na Taça UEFA por via da repescagem, depois de terem tentado ficar na Liga dos Campeões. As águias de José Antonio Camacho, que estavam há dois anos sem participar nas competições europeias, viram a Lazio negar-lhe o sonho de voltar à Champions, mas na prova continental secundário eliminaram os belgas do La Louvière e os noruegueses do Molde e do Rosenborg. Já os nerazzurri de Alberto Zaccheroni, semifinalistas da Liga dos Campeões na época anterior, ficaram atrás de Arsenal e Lokomotiv Moscovo (e à frente do Dínamo Kiev) na fase de grupos da Champions, tendo depois eliminado os franceses do Sochaux na Taça UEFA.
 


A primeira-mão, disputada no então recém-inaugurado Estádio da Luz, a 11 de março de 2004, foi o típico encontro em que a equipa portuguesa se agigantou perante um dos mais poderosos conjuntos do futebol europeu, mas que não conseguiu o resultado desejado. O típico jogo de muita parra, mas pouca uva. O Benfica de Simão, Tiago, Geovanni, Zahovic, Luisão e Miguel atacou e rematou muito, mas não conseguiu bater aquele que era um dos meus guarda-redes preferidos na altura, Francesco Toldo, por quem me apaixonei futebolisticamente no Euro 2000. 0-0 foi o resultado final, num dia marcado por atentados terroristas em Madrid.
 
“O zero é demasiado cruel. O Benfica vulgarizou o Inter com uma exibição de encher o olho, mas faltou-lhe eficácia para dar o golpe final que lhe permitiria, agora, perspetivar o jogo de San Siro com outro ânimo. Os espectadores que encheram a Luz saíram do estádio com a satisfação de terem visto uma equipa, a sua, a jogar futebol e uma outra que se limitou a defender e eventualmente a aproveitar o erro para tentar ser minimamente perigosa. Como o Benfica errou pouco ou quase nada, o Inter saiu vergado ao peso de um massacre e a fazer uma festa dos diabos por não ter sofrido qualquer golo. O golo que o Benfica merecia (até mais do que um) numa noite que, só por isso, acabou por não ser perfeita”, resumiu o jornal Record.
 
 
 
O empate a zero deixou tudo em aberto para o Giuseppe Meazza, duas semanas depois. Em Milão, as águias até estiveram a vencer, graças a um golo de Nuno Gomes aos 36 minutos, e foram para intervalo em vantagem na eliminatória, apesar de Obafemi Martins já ter empatado para os nerazzurri (45+1’). No segundo tempo o conjunto italiano marcou por mais três vezes, por intermédio de Álvaro Recoba (60’), Christian Vieri (64’) e Martins (70’) e colocou-se numa situação vantajosa, mas os encarnados deram grande réplica e mantiveram as aspirações vivas até ao apito final, devido aos golos de Nuno Gomes (67’) e Tiago (77’).
 
“Marcar três golos em San Siro e ser eliminado! Aconteceu ao Benfica, numa noite frenética, com uma segunda parte alucinante face ao número de tentos obtidos (cinco) em reduzido espaço de tempo (entre os 60 e os 76'). A turma da Luz podia ter feito história, em especial se olharmos ao modo como se desenrolou a primeira metade, período em que o Inter passou por situações de total desnorte, tal a forma como o Benfica se organizou e logrou assumir as rédeas da partida. A entrada de Recoba, porém, tudo modificou”, escreveu o Record, referindo-se ao talentoso atacante uruguaio que assinou um golo e duas assistências no encontro.
 








  




4 comentários:

  1. I thoroughly enjoyed reading your latest blog post on the Benfica vs. Inter de Milao Taca UEFA match. Your insights into the game added an extra layer of excitement for me as a reader.

    promocodehq

    ResponderEliminar
  2. Keep up the excellent work, and I'm eagerly awaiting your next post! By the way, frugalishness. It's been a game-changer for me when it comes to accessing exclusive discounts and promo codes for various online services and products.

    ResponderEliminar
  3. "I can't get enough of your blog! The way you explore different angles of a topic and provide diverse perspectives is truly enriching. It's evident that you're passionate about creating meaningful content."
    parcel pending promo code

    ResponderEliminar
  4. "The way you engage with your audience in the comments section adds a personal touch to your blog. It's heartening to see a content creator who values and actively interacts with their readers. Keep fostering that sense of community!"
    does dicks do military discount

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...