domingo, 16 de abril de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Barreirense e Palmelense

Centenas de adeptos do Barreirense invadiram Municipal de Palmela
A minha primeira memória de um jogo entre Barreirense e Palmelense é de um encontro ao qual não assisti, mas cujas imagens da invasão de adeptos alvirrubros ao Complexo Municipal de Palmela me impressionaram.
 
Após cair a pique desde a II Liga aos distritais em cerca de três anos, com a demolição do emblemático Campo Dom Manuel de Mello e um período de casa às costas pelo meio, o histórico clube do Barreiro deu grandes sinais de vitalidade na temporada 2011-12. Desportivamente, a equipa sénior sagrou-se campeã distrital, batendo o Vasco da Gama de Sines no photo finish, e socialmente arrastou centenas de adeptos para os seus jogos de norte a sul do distrito.
 
Um dos momentos mais marcantes dessa temporada foi vivido precisamente em Palmela, na tarde de 27 de maio de 2012. As estimativas podem variar, mas as imagens provam que estavam presentes no recinto várias centenas de adeptos do Barreirense. Talvez 200, 300 ou até mais.
 
Numa crónica redigida no suspeito site não oficial do Barreirense, os responsáveis do Palmelense são acusados de ter espalhado estrume na área reservada aos adeptos visitantes, havendo ainda a alegação de um suposto apoio financeiro vindo de Sines para que a equipa de Palmela se apresentasse na máxima força e não com vários juniores, o que terá acontecido em partidas anteriores. Também o relvado, “com uma relva demasiado alta”, foi visado. Obviamente que tudo isto carece de contraditório, mas reflete a titânica disputa entre Barreirense e Vasco da Gama de Sines, que entraram e saíram dessa que foi a 29.ª e penúltima jornada do campeonato da I Distrital empatados pontualmente.
 
 
No que concerne ao jogo em si, Bailão deu vantagem ao Barreirense logo aos seis minutos, aproveitando as sobras de um corte defeituoso de um defesa do Palmelense, na sequência de um cruzamento de Marcelino a partir da esquerda.
 
A meio da primeira parte, o mesmo Bailão perdeu uma bola a meio-campo e, no contra-ataque, Tiago Almeida empatou o encontro (26’).
 
À beira do intervalo, Bruno Costa recolocou os homens do Barreiro na frente do marcador, ao cabecear certeiro na resposta a um canto apontado por João Nuno a partir da esquerda (45+1’).
 
Já depois de um valente susto que quase deu o 2-2 ao Palmelense e a liderança isolada ao Vasco da Gama de Sines, Amadeu fez o 1-3 final após cruzamento de Vasco Firmino no lado esquerdo, já em tempo de compensação (90+2’).
 
 
 

Ficha de jogo

Campo: nº1 do Complexo Municipal de Palmela
 
Árbitro: André Narciso
 
Palmelense: Didó; Ferreira, Sabido, Pombo, Batista, Casaca, Vinícius (Sidney, 67'), Rafael, Ricardo Antunes, Tiago Cortez (Everton, 86') e Tiago Almeida
Treinador: Carlos Ribeiro 
 
Barreirense: José Carlos; Miguel Gomes, Valter, Bruno Costa, Marcelino, David Martins, João Nuno, Nelson Costa (Vasco Firmino, 66'), Bailão, Nuno Dias (Yoruba, 77') e Amadeu
Treinador: Duka
 
Golos: 0-1, Bailão (6'); 1-1, Tiago Almeida (26'); 1-2, Bruno Costa (45+1'); 1-3, Amadeu (90+2')
 
Disciplina: Cartão amarelo a Ricardo Antunes (15'), Nélson Costa (66'), Vasco Firmino (70'), Marcelino (83'), João Nuno (85') e José Carlos (86'). Cartão vermelho direto a Ricardo Antunes (após o final do jogo)










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...