domingo, 24 de julho de 2022

A minha primeira memória de... um jogo entre Sporting e Sevilha

Kanouté procura proteger a bola do central sportinguista Polga
Ainda não era nascido quando Sporting e Sevilha mediram forças oficialmente pela primeira e única vez, na primeira eliminatória da Taça UEFA em 1983-84, pelo que a minha primeira memória de um jogo entre as duas equipas remonta ao verão de 2006, quando se defrontaram nas meias-finais do Troféu Colombino, organizado anualmente pelo Recreativo de Huelva em sua casa.

Após os leões terem terminado a época anterior em crescendo, sob a orientação de Paulo Bento, mantiveram a esmagadora maioria dos habituais titulares, incluíram no plantel dois jovens que tiveram impacto imediato na equipa principal, Miguel Veloso e Yannick Djaló, e vinham a fazer resultados bastante satisfatórios durante a pré-temporada: 6-1 ao Real SC, 3-0 ao Benfica, 1-0 ao Deportivo da Corunha e 1-1 com o Sp. Braga.

Contudo, o Sevilha era um adversário de peso, uma vez que se tratava do vencedor da Taça UEFA e tinha no plantel às ordens de Juande Ramos nomes como Dani Alves, Adriano, Kanouté e Jesús Navas.

Num jogo cuja transmissão me recordo de não ter assistido, numa altura em que passava férias em Lagos, lembro-me de o meu pai me ter dito ainda nessa noite ou na manhã seguinte que os verde e brancos tinham vencido por 4-2, o que era sem dúvida um sinal positivo dado pela equipa de Alvalade.

Os andaluzes foram os primeiros a marcar, por Kanouté, de cabeça, na sequência de um cruzamento de Adriano pela esquerda (8 minutos).

No início da segunda parte surgiu a resposta leonina, com João Moutinho a fazer o empate a passe de Nani (46') e o inevitável Liedson a dar a volta ao resultado após perda de bola do Sevilha na sua zona defensiva (51').

O Sevilha voltou a empatar pouco depois da hora de jogo, por Kanouté, que a meias com Javi Navarro desviou a bola para o fundo da baliza leonina, no seguimento de um livre apontado por Maresca na esquerda (63').

Ainda assim, os homens de Paulo Bento reagiram bem e marcaram dois golos nos dez minutos que se seguiram. Primeiro por Liedson, na recarga a um penálti defendido por Palop (68'); e depois por Yannick Djaló, que após ter rematado para uma defesa de Palop acabou por empurrar a bola para o fundo das redes, após um elemento da defensiva espanhola lhe ter acertado quando tentava um alívio (73').

“A formação de Alvalade continua invicta, dado que ainda não perdeu uma única partida deste o início da pré-temporada. A apenas a 15 dias de iniciar a I Liga, os leões voltaram a mostrar duas faces: primeiro pouco coesos a meio campo e desacertados no ataque, depois completamente entrosados em nome de um só objetivo: vencer. A partida ficou marcada pelos regressos de Ricardo e Caneira. O lateral ainda não assimilou totalmente o ritmo de competitivo. O defesa português, indiscutível na última temporada, esteve muito longe do seu melhor e fez alguns dos poucos adeptos nas bancadas do Nuevo Columbino chamarem por Ronny. Mas o jovem atleta nem no banco se sentou”, sintetizou o Jornal de Notícias.

Na final do Troféu Colombino, o Sporting bateu o anfitrião Recreativo de Huelva por 3-0 e tornou-se na primeira equipa portuguesa a vencer o torneio, que acabou por ser descontinuado após a edição de 2016.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...