sábado, 5 de setembro de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Croácia

Cristiano Ronaldo em ação frente à Croácia em novembro de 2005
A minha primeira memória de um jogo entre Portugal e Croácia remonta a novembro de 2005, quando as duas seleções se defrontaram pela segunda vez – antes, na fase de grupos do Euro 1996, a equipa das quinas venceu por 3-0.

Ambas já com o apuramento carimbado para o Mundial 2006, mediram forças num encontro particular em Coimbra enquanto decorriam os vários playoffs de qualificação para a fase final do torneio.

Nesse ano, Figo e Pauleta voltaram atrás na decisão de deixarem a seleção, o que possibilitou a Luiz Felipe Scolari manter o onze-base que chegou à final do Euro 2004, à exceção de Jorge Andrade, que sofreu uma grave lesão, não voltou a ser o mesmo e foi (muitíssimo bem) rendido por Fernando Meira.


Porém, na partida diante dos croatas houve alguma rotação, uma vez que apareceram na equipa inicial jogadores como Marco Caneira, Tiago, Petit e Boa Morte nos lugares que habitualmente eram de Nuno Valente, Maniche, Deco e Figo. E no decorrer da partida houve ainda a oportunidade de lançar atletas nem sempre chamados como Jorge Ribeiro, Frechaut e João Alves.

No lado dos croatas, havia alguns jogadores a atuar nas principais ligas europeias, tais como o defesa Simunic (Hertha Berlim), Robert Kovac (Juventus) e Babic (Bayer Leverkusen). E havia ainda Dado Prso (Rangers), que um ano e meio antes tinha ajudado o Mónaco a chegar à final da Liga dos Campeões. Luka Modric só haveria de se estrear pela seleção alguns meses depois, em março de 2006.

Em Coimbra, num jogo cuja transmissão não terei acompanhado porque todo o futebol de seleções que não de fases finais era entediante, Petit inaugurou o marcador aos 32 minutos, na transformação de um livre direto que não deu hipóteses de defesa a Butina.

Já na segunda parte, aos 65 minutos, Cristiano Ronaldo conduziu um contra-ataque pela zona central e desmarcou o capitão Pauleta, que tirou Tokic da frente a atirou para o fundo das redes.

“Sem Figo, Deco ou Simão, mas com outras estrelas, Portugal deixou algum brilho, mas só a espaços. Particularmente no primeiro quarto de hora e entre os 50 e 65 minutos, alturas em que o jogo parecia mesmo a sério, em que, sobretudo pelo flanco esquerdo, as boas jogadas se sucediam e a baliza croata ficava sob frequentes ameaças”, escreveu o Diário de Notícias.

















E para o caro leitor, qual é o primeiro jogo entre Portugal e Croácia de que tem memória? E quais foram as melhores e mais marcantes jogos de sempre entre as duas seleções?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...