terça-feira, 9 de junho de 2026

WP Batalha Final 7 – Antevisão e Prognósticos


É o evento do ano do Wrestling Portugal, o show que conclui a season, uma espécie de WrestleMania para a promotora sediada no Centro Shotokai de Queluz, salvo as devidas proporções.
 
Na Batalha Final 7, no domingo, 14 de junho (15h), vamos ter uma quadrilha fatal pelo Título Nacional que poderá até levar o cinturão para as mãos do atual detentor do Título de Honra, a final do Torneio Tarzan Taborda entre dois finalistas inéditos, um combate “Eu Desisto” e outros dois duelos prometedores, numa tarde que promete ser de emoções fortes.
 

Título Nacional do WP: Damião (c) vs. Rafael Pedras vs. Marcos Vitória vs. Paulo “Knockout” Cruz

Um combate que promete ser caótico, tal como foi a ameaça tripla – com estes intervenientes à exceção de Marcos Vitória, atual campeão de honra – que coroou o jovem Damião, 20 anos, como novo campeão nacional. Espera-se uma quadrilha fatal a um ritmo alucinante, sem tempos mortos.
Tendo em conta que venceu o título a 22 de março, no penúltimo show, não é de esperar o “Young Killer” perca já o título, até porque tem muito para fazer enquanto campeão, com muitos adversários para rodar. Além disso, vêm aí cerca de três meses de hiato entre seasons no WP e nesse período Damião terá a possibilidade de levar o título nos seus compromissos além-fronteiras, algo que não se perspetiva relativamente aos três pretendentes ao cinturão.
Ainda assim, no wrestling não há certezas absolutas. E diria que a maior dose desse pedacinho de incerteza assenta na recente, mas ainda não muito sólida parceria entre Paulo “Knockout” Cruz e Korvo e no também ainda fresco e não consolidado – diria até que ainda não totalmente efetivado – heel turn do striker de Leiria.
Prognóstico: Damião
 
 
 

Combate “Eu Desisto”: Rúben Bento vs. Big Chill

Desenvolveu-se no low/mid card do Wrestling Portugal aquela que talvez seja a mais pessoal feud da season, entre o heel batoteiro e fanfarrão Rúben Bento e o ex-árbitro Big Chill, que a dada altura se cansou da atitude daquele que é agora o seu rival.
À partida, um combate “Eu Desisto” [ou “I Quit match”, em inglês] aparenta estar talhado para a vitória de um babyface, porque é bem mais expectável que seja um heel a cair nessa humilhação. No entanto, quem vê wrestling há alguns anitos já viu várias formas de o babyface perder sem sair fragilizado. A mais famosa foi quando The Rock utilizou uma gravação de Mankind para enganar o árbitro no Royal Rumble 1999, mas também já assistimos ao atirar de toalhas por parte de alguém afeto a um dos lutadores ou ao proferir dessas palavras para evitar que uma pessoa querida seja agredida.
Acredito fortemente que esta última hipótese seja a utilizada para Big Chill dizer “eu desisto” no domingo. Já tinha essa convicção e mais convicto fiquei após assistir à entrevista dupla de ambos no Hoje Falo Eu Wrestling, quando veio à conversa a presença da família de Big Chill na plateia.  Um cenário que reforçará o papel de Rúben Bento enquanto heel e que não fragilizará tanto Chill.
O roster do WP é um pouco desequilibrado, com mais babyfaces do que heels, e fará mais falta elevar Rúben Bento do que Big Chill neste momento.
Prognóstico: Rúben Bento
 
 
 

Pégaso vs. Luís Mestre

Tal como não se espera que Damião perca já o título, também não se perspetiva que Pégaso saia derrotado no seu combate de regresso.
É outro duelo que promete ser muito interessante, porque são ambos dos melhores wrestlers de cada geração. Não vejo Pégaso lutar há 14 anos, mas por ser um dos que mais apreciava nos primeiros tempos de Wrestling Portugal e por imaginar que está numa fase de maturação em ringue muito superior, só posso esperar algo em grande.
Prognóstico: Pégaso
 
 
 

Final do Torneio Tarzan Taborda: Bammer vs. Gomes

Outro combate que aguardo com bastante interesse. É impossível não admirar as ring skills ou o selling de Bammer, mas, já aqui o disse, quando tem adversários muito mais pequenos pela frente, as diferenças, pelo menos aos meus olhos, convidam a um estilo menos híbrido, com mais powerhouse, e a menos selling – veja-se os casos de Oba Femi e Talla Tonga no Raw desta segunda-feira. No entanto, na final do Torneio Tarzan Taborda, diante do possante Gomes, terá a oportunidade de parecer ser mais legítimo sendo… ele próprio.  Frente a um vilão estabelecido e robusto fisicamente, poderá colher mais apoio por parte do público, vestir mais a pele do underdog e poder ser mais híbrido sem qualquer sinal de aparente desproporcionalidade.
Se nos três primeiros combates antevistos manifestei alguma convicção nos resultados, para este considero-me absolutamente convicto de que estou… com muitas dúvidas. Ganhar o Torneio Tarzan Taborda seria uma espécie de Prémio Carreira para Bammer, um antigo aluno de Tarzan Taborda, e recolocá-lo-ia na rota do Título Nacional e, consequentemente, num eventual dream match com Damião pelo cinturão. Mas do outro lado está um Gomes com uma aura especial, intimidante, e cujo desempenho também merece ser premiado. O “monstro da margem sul” até precisa mais do push que a vitória no torneio significa e, enquanto heel, poderá oferecer mais a um roster cujos main guys são babyfaces.
Prognóstico: Bammer (mas sem muita convicção…)
 
 
 

Salvador vs. Bernardo Barreiros

Outra rivalidade muito pessoal, entre dois ex-melhores amigos, com muitos anos de wrestling juntos e certamente com uma grande química.
Tendo em conta que é o primeiro combate da feud, a minha expetativa é de que esta rivalidade tão intensa resvale para a próxima season e nos leve até algum duelo com uma alguma estipulação especial, tal como está a acontecer entre Big Chill e Rúben Bento.
Se nos quatro combates anteriores apostei em três vitórias de babyfaces, por uma questão de equilíbrio e também por não acreditar que a feud fique por aqui, inclino-me em apostar no triunfo de Bernardo Barreiros.
Prognóstico: Bernardo Barreiros
 
 


 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...