quarta-feira, 3 de abril de 2024

“O que são estas cicatrizes no meu rosto? Terá de perguntar à sua mulher”. As melhores frases de Ibrahimovic

Zlatan Ibrahimovic jogou futebol profissionalmente entre 1999 e 2023 
Com uma arrogância proporcional aos seus quase dois metros de altura, Zlatan Ibrahimovic marcou 573 golos ao longo de um quarto de século de carreira, mas somou quase tantos remates certeiros como episódios de respostas tortas a jornalistas, declarações egocêntricas e violência.
 
Um dia, deixou um jornalista sem reação na resposta a uma pergunta: “O que são estas cicatrizes que tenho no meu rosto? Não sei, vai ter de perguntar à sua mulher sobre isso.”
 
Mas desengane-se quem pensa que este sueco filho de pai bósnio e muçulmano e de mãe croata e católica começou a adotar esta postura quando se tornou uma estrela mundial. Nada disso. 

Começou a jogar no Malmö, um dos maiores clubes da Suécia, mas um emblema modesto a nível internacional, e quando tinha 17 anos foi convidado para ir a Londres por Arsène Wenger, que lhe ofereceu uma camisola do Arsenal com o número nove e lhe pediu para fazer testes nos gunners. Qualquer jovem, na mesma situação, teria aceite de imediato, mas com Ibra foi diferente: “Queria que eu fizesse duas semanas de testes para decidir se me oferecia um contrato. Dá para acreditar nisto? Disse-lhe que o Zlatan não faz audições.”
 
 
A arrogância nasceu com ele, mas quando se apanhou com muito dinheiro na conta, ganhou uma nova expressão. Ainda em miúdo viu uma casa em frente a um lago e com vista para Copenhaga e apaixonou-se por ela. Anos mais tarde, já milionário, tocou à campainha e sentiu-se a tomar café com o dono da casa. “Vim cá para o informar que está a viver em minha casa”, afirmou, antes de fechar negócio: três milhões de euros e chave na mão.
 
Apesar do mau feitio, nunca deixou de ser um ídolo nacional no seu país, gerando uma admiração tão grande que o Conselho de Letras da Suécia oficializou uma nova palavra na língua oficial: zlatanera, um verbo que significa dominar. “O que é zlatanera? É fazê-lo à moda de Zlatan. É dominar a coisa. Estou a dar uma palavra nova ao mundo”, rematou.
 
Vale também a pena recordar a carreira de Ibrahimovic. Venceu campeonatos nos Países Baixos, em Itália, em Espanha e em França, mais de três dezenas de troféus coletivos, foi onze vezes nomeado para a Bola de Ouro – o melhor que conseguiu foi ser quarto classificado em 2013 –, ganhou um Prémio Puskás e foi uma vez eleito para o melhor onze do ano da FIFPro (ambas as distinções em 2013) e quatro vezes escolhido para a melhor equipa do ano da UEFA. Também foi melhor marcador da Serie A em duas ocasiões e da Ligue 1 por três vezes. Depois do Malmö, representou Ajax, Juventus, Inter de Milão, Barcelona, AC Milan, Paris Saint-Germain e Manchester United e LA Galaxy, tendo apontado pelo menos 22 golos em todos esses clubes.
 


 
 
  




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...