quarta-feira, 13 de março de 2024

O pitbull holandês que jogava de óculos. Quem se lembra de Edgar Davids?

Edgar Davids foi eleito para a equipa ideal do Euro 2000
Permitam-me, neste artigo, uma nota pessoal. Comecei a ver futebol em meados de 2000, aos oito anos, à boleia da euforia de grande parte da minha turma com a eminência de o Sporting se sagrar campeão após 18 anos de jejum. Concluída a temporada de clubes, e de forma a consolidar essa paixão recente pelo desporto-rei, entrou em minha casa o Campeonato da Europa através da televisão. Na altura, ainda sem Florentino Pérez na presidência do Real Madrid nem magnatas a tomar conta dos principais clubes ingleses, o talento estava muito melhor distribuído do que está hoje. As seleções ainda eram o expoente máximo do futebol – hoje não, hoje são os clubes de topo que são verdadeiras seleções.
 
A forma como um miúdo de oito anos olha para o futebol é diferente de a de um adulto. Os que marcavam os golos, faziam defesas impossíveis e fintavam bem é que eram, aos meus olhos, os melhores. E também fixa mais certos pormenores extrafutebol: os beijos na careca de Barthez, o rabo de cavalo de Emmanuel Petit, a barba e o cabelo loiros a contrastar com a cor de pele de Abel Xavier, o penteado sempre impecável de Nuno Gomes, os vários “Van” da Holanda e, claro, aquele jogador holandês negro que usava óculos e tinha rastas, Edgar Davids.
 
Lembro-me de o meu pai me explicar que não era uma questão de estética, mas de proteção  na sequência de um acidente que o então futebolista da Juventus tinha sofrido. Afinal, não tinha sido um acidente, mas sim uma doença, um glaucoma que começou a ser desenvolvido em 1995 e ao qual teve de ser operado em 1999. Desde a cirurgia, passou a utilizar óculos de proteção.
 
Mas Davids não era só o tipo dos óculos. Aliás, até foi escolhido para o onze ideal do Euro 2000. Também era um médio que, embora baixo (1,69 m), era bastante combativo, trabalhador, rápido, forte e resistente, o que lhe valeu várias alcunhas, sendo que a de “pitbull”, atribuída por Louis van Gaal, foi a que melhor pegou. E a essa combatividade aliava qualidade técnica, visão de jogo, dinâmica e capacidade de drible, fazendo lembrar o futebol de rua.
 
Nascido no Suriname em 13 de março de 1973, cresceu nos Países Baixos, fez a formação no Ajax e fez a estreia pela equipa principal aos 18 anos e cinco meses, tendo ajudado a equipa de Amesterdão a conquistar três campeonatos, a Taça UEFA em 1991-92 e a Liga dos Campeões em 1994-95. Em 1995-96 participou na caminhada até à final da Champions perdida para a Juventus nos penáltis, tendo inclusivamente falhado uma das grandes penalidades.
 
 
A seguir à final perdida, Davids beneficiou da Lei Bosman para se transferir a custo zero para o AC Milan, na companhia do companheiro de equipa Michael Reiziger, mas não vingou e acabou por se mudar para a Juventus depois de uma longa recuperação de uma lesão grave.
 
Na vecchia signora formou uma fantástica parceria a meio-campo com Zinédine Zidane, que atuava mais adiantado. Em cerca de seis anos em Turim venceu três campeonatos e uma Supertaça, tendo sido apelidado de “minha sala de máquinas de um homem só” por parte do treinador Marcello Lippi. Nesse período também participou nas caminhadas até às finais da Champions em 1997-98 e 2002-03.
 
 
No primeiro semestre de 2004 foi emprestado ao Barcelona, ajudando os catalães a se restabelecerem como uma equipa de topo em Espanha, e em 2004-05 regressou a Itália para representar o Inter de Milão, mas sem grande sucesso.
 
A partir daí iniciou a curva descendente da carreira, tendo passado por Tottenham, voltado ao Ajax e representado o Crystal Palace no Championship.
 
Paralelamente, somou 74 internacionalizações e seis golos pela seleção da Holanda, hoje designada Países Baixos. Marcou presença nos Campeonatos da Europa de 1996, 2000 e 2004 e no Mundial 1998.
 
 
Após pendurar as botas iniciou uma modesta carreira de treinador, tendo tido uma surpreendente passagem pelo comando técnico do Olhanense, então no Campeonato de Portugal, em 2020-21.



  





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...