sábado, 25 de março de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Vieira no Campeonato de Portugal

Vieira competiu no Campeonato de Portugal em 2014-15
Fundado a 25 de março de 1965 por, entre outros, José Gaudêncio Ribeiro, o Vieira Sport Clube estreou-se nas competições nacionais em 1971-72 e desde então que tem sido um habitual representante da Associação de Futebol de Braga nas provas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol.
 
Ao longo de pouco mais de meio século, os canários contabilizaram 22 presenças na III Divisão, uma na II Divisão B e finalmente outra no Campeonato de Portugal, em 2014-15. Atualmente competem nos distritais bracarenses.
 
Em termos de Taça de Portugal, o melhor que o emblema de Vieira do Minho conseguiu foi atingir a 5.ª eliminatória em 1993-94, quando foi eliminado em casa pelo Salgueiros (0-3) após afastar Aliados Lordelo, Paredes, Tondela e Lanheses nas rondas anteriores.
 
Vale por isso a pena conferir a lista dos dez futebolistas com mais jogos pelo Vieira no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Nani (25 jogos)

Nani
Médio natural de Vieira do Minho e formado no Sp. Braga, chegou a ser convocado por Jorge Jesus para um jogo da equipa principal dos bracarenses no Estádio do Dragão em maio de 2009, mas não foi utilizado. Seguiram-se passagens pelos seniores de Merelinense, Vizela e Varzim antes de ingressar pela primeira vez no Vieira no verão de 2014.
Na única temporada que passou no clube atuou em 25 jogos (24 a titular) no Campeonato de Portugal e marcou quatro golos, diante de Cerveira, Vilaverdense, Juventude de Pedras Salgadas e Vianense, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão rumou ao Vilaverdense, mas no verão de 2017 regressou aos canários e por lá se mantém.
 
 
 

9. Paulinho (26 jogos)

Paulinho
Guarda-redes natural de Braga e que passou pelas camadas jovens do Sp. Braga, representou os seniores de Guisande, Amares, Forjães, Prado, Santa Maria e Vilaverdense antes de ingressar no Vieira no verão de 2014.
“Vieira é dos clubes com maior historial na AF Braga, o que por si só, se torna apelativo para qualquer jogador. Sempre tive uma boa impressão do clube e boas referências dadas por parte de outros. No entanto, o facto de o clube ter subido dos distritais ao Campeonato de Portugal foi dos principais motivos que me levou a ingressar no Vieira”, afirmou em outubro de 2014, em entrevista ao Facebook do clube.
Nessa temporada atuou em 26 encontros e sofreu 38 golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão regressou ao Vilaverdense.
 
 

8. Russo (27 jogos)

Russo
Avançado nascido na Suíça, mas radicado no Minho desde tenra idade, passou pelas camadas jovens do Sp. Braga, mas foi no Vieira que concluiu a formação, tendo transitado para a equipa principal em 2014-15.
Nessa temporada participou em 27 partidas (cinco a titular) no Campeonato de Portugal e apontou cinco golos, diante de Juventude de Pedras Salgadas (dois), Cerveira, Vianense e Limianos, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão mudou-se para o Maria da Fonte, mas voltou a vestir a camisola da equipa sénior de futebol do Vieira em 2016-17 e da equipa de futsal em 2018-19.
 
 

7. Bruno Rocha (27 jogos)

Bruno Rocha
Disputou o mesmo número de jogos de Russo, mas amealhou mais 1514 minutos em campo – 2326 contra 812.
Médio defensivo natural de Braga e formado no Merelinense, clube que o catapultou para o futebol sénior, passou ainda pelo Martim antes de ingressar no Vieira no verão de 2012.
Após a conquista de Taça e Supertaça da AF Braga na primeira época nos canários, alcançou em 2013-14 o 2.º lugar na Pro-Nacional bracarense que valeu a participação no Campeonato de Portugal na temporada que se seguiu, na qual atuou em 27 partidas (26 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos campeonatos distritais.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Maria da Fonte, mas voltou a representar os canários entre 2018 e 2020.
 
 

6. Luca (28 jogos)

Luca
Médio/extremo natural de Vieira do Minho, passou pelas camadas jovens do Vieira e iniciou-se no futebol sénior no Mosteiro antes de regressar aos canários em 2008-09.
Na primeira época nos seniores canários ajudou a equipa a alcançar o primeiro lugar da sua série na III Divisão e a consequente promoção à II Divisão B, mas na temporada que se seguiu não conseguiu impedir a descida à III Divisão. Em 2010-11 também não evitou uma despromoção, mas aos distritais da AF Braga.
Após a conquista de Taça e Supertaça da AF Braga em 2012-13, alcançou na temporada que seguiu o 2.º lugar na Pro-Nacional bracarense que valeu a participação no Campeonato de Portugal, patamar em que foi utilizado em 28 jogos (27 a titular) em 2014-15, tendo apontado seis golos, diante de Bragança, Santa Maria (três), Vianense e Cerveira, insuficientes para impedir a despromoção aos campeonatos distritais.
Após a descida de divisão mudou-se para o Maria da Fonte, mas em 2016-17 regressou aos Vieira e por lá se mantém até aos dias de hoje.
 
 
 
 

5. Nelsinho (29 jogos)

Nelsinho
Avançado que concluiu a formação no Merelinense, passou por Clube Desportivo e Cultural de Espinho, Guisande e Gerês antes de ingressar no Vieira no verão de 2012.
Após a conquista de Taça e Supertaça da AF Braga na primeira época nos canários, alcançou em 2013-14 o 2.º lugar na Pro-Nacional bracarense que valeu a participação no Campeonato de Portugal, patamar em que atuou em 29 jogos (22 a titular) e marcou um golo ao Cerveira, insuficiente para evitar a despromoção aos campeonatos distritais.
Após a descida de divisão deixou de jogar futebol, numa altura em que tinha apenas 26 anos.
 
 

4. Neno (29 jogos)

Neno
Disputou o mesmo número de jogos de Nelsinho, mas amealhou mais 610 minutos em campo – 2363 contra 1753.
Lateral direito natural de Terras de Bouro, despontou no Gerês antes de ingressar pela primeira vez no Vieira em 2012-13, época marcada pelas conquistas da Taça e da Supertaça da AF Braga.
A temporada seguinte foi iniciada no Vilaverdense, mas concluída nos canários, tendo contribuído para a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que atuou em 29 jogos (26 a titular) em 2014-15, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão mudou-se para o Maria da Fonte, tendo ainda passado por Prado, Caçadores das Taipas e Forjães antes de regressar no verão de 2019 ao Vieira, onde ainda se mantém.
 
 

3. Duarte (29 jogos)

Duarte
Disputou o mesmo número de jogos de Neno e Nelsinho, mas amealhou mais minutos em campo: 2545.
Defesa central/médio defensivo natural de Amares, passou pelas camadas jovens de Sp. Braga e Gil Vicente e pelos seniores de Merelinense, Prado, Amares e Vilaverdense antes de ingressar no Vieira no verão de 2011.
Após a conquista de Taça e Supertaça da AF Braga em 2012-13, na época que se seguiu contribuiu para a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2014-15 participou em 29 encontros (todos como titular) e apontou dois golos, diante de Bragança e Santa Maria, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Prado.
 
 

2. Alex (30 jogos)

Alex
Médio de elevada estatura (1,86 m) natural de Guimarães, passou por Águias de São Romão, Ponte, Desportivo de Ronfe e Santa Maria antes de ingressar no Vieira no verão de 2014.
Na única temporada que passou no clube participou em 30 partidas (24 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou dois golos, frente a Vilaverdense e Santa Maria, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Brito.
 
 



1. Élio Pedro (31 jogos)

Élio Pedro
Defesa central natural de Vila das Aves, concelho de Santo Tirso, concluiu a formação no Desportivo das Aves, clube pelo qual chegou a jogar na II Liga. Posteriormente foi emprestado a Serzedelo e Tirsense e rumou a título definitivo ao Gerês antes de ingressar no Vieira no verão de 2012.
Após a conquista de Taça e Supertaça da AF Braga em 2012-13, na época que se seguiu contribuiu para a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2014-15 disputou 31 jogos (todos como titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão mudou-se para o Maria da Fonte, mas voltou a representar os canários entre 2016 e 2020.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...