terça-feira, 6 de setembro de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Arões no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes na história recente do Arões
Fundado a 6 de setembro de 1991 a partir da desfiliação do Centro de Formação Jovem de Arões, o Arões Sport Clube chegou aos patamares nacionais à beira de comemorar 24 anos de existência, em 2015, quando participou pela primeira vez no Campeonato de Portugal.

Nessa temporada, tal como em 2017-18, o emblema de São Romão de Arões não conseguiu assegurar a permanência no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores.

Somando os dados das duas participações, a formação do concelho de Fafe totalizou 15 vitórias, 20 empates, 31 derrotas e um saldo de 65-88 em golos em 66 partidas na competição.

Paralelamente, o clube sagrou-se campeão da Pro-nacional da AF Braga em 2016-17.
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Arões no Campeonato de Portugal.


10. Miguel Ribeiro (41 jogos)

Miguel Ribeiro
Atacante natural de Guimarães e formado maioritariamente no Vitória, concluiu a formação no Vizela e passou pelos seniores do Juventude Pedras Salgadas antes de ingressar no Arões em janeiro de 2016.
Na primeira meia época no clube disputou 21 jogos (13 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou cinco golos, diante de Mondinense (três), Trofense e Vila Real, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão permaneceu no emblema fafense, tendo contribuído em 2016-17 para a conquista do título distrital da Pro-nacional e para a consequente subida ao Campeonato de Portugal, patamar em que na temporada seguinte atuou em 20 encontros (17 a titular) e marcou dois golos, frente a AD Oliveirense e São Martinho, insuficientes para impedir nova queda até aos distritais bracarenses.
A seguir à despromoção mudou-se para o Brito.



9. Hugo Dias (42 jogos)

Hugo Dias
Lateral/extremo direito natural de Roriz, concelho de Santo Tirso, concluiu a formação no Desp. Aves, clube pelo qual chegou a jogar na II Liga em 2008-09.
Seguiram-se passagens por Serzedelo, Joane, Desp. Ronfe e Maria da Fonte antes de assinar pelo Arões em novembro de 2015, a tempo de disputar 25 jogos (todos como titular) e marcar um golo ao São Martinho no Campeonato de Portugal até ao final da época, mas sem conseguir evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Já em 2016-17 sagrou-se campeão da Pro-nacional da AF Braga e ajudou o emblema fafense a alcançar a subida ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que na temporada que se seguiu participou em 17 partidas (12 a titular), voltando a mostrar-se impotente para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, fazendo depois uma pausa na carreira.



8. André (49 jogos)

André Sampaio
Extremo natural de Guimarães, chegou ao Arões a meio da época 2011-12, proveniente dos Amigos de Urgeses.
Três épocas depois, em 2014-15, ajudou o emblema fafense a alcançar um segundo lugar na Pro-nacional da AF Braga que lhe valeu a até então inédita promoção ao Campeonato de Portugal, patamar na temporada seguinte haveria de disputar 34 encontros (23 a titular) e apontar cinco golos, diante de Varzim (dois), AD Oliveirense, Fafe e Felgueiras, insuficientes para evitar a descida de divisão.
Porém, em 2016-17 sagrou-se campeão distrital da Pro-nacional da AF Braga e assegurou o bilhete ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, competição em que na época que se seguiu atuou em 15 encontros (sete a titular), voltando a mostrar-se impotente para evitar a despromoção.
Após nova descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois aos Caçadores das Taipas.
Em 2021-22 regressou ao Arões para competir nos distritais bracarenses.



7. Pedro Silva (49 jogos)

Pedro Silva
Disputou o mesmo número de jogos de André, mas amealhou mais 534 minutos em campo – 3365 contra 2831.
Extremo brasileiro que entrou no futebol português pela porta do Limianos, transferiu-se para o Arões no verão de 2015.
Na primeira passagem pelo emblema fafense, de apenas uma época, atuou em 31 encontros (26 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Varzim, Felgueiras e Vila Real, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão voltou a Ponte de Lima, mas em 2017-18 regressou a São Romão de Arões para participar em 18 jogos (11 a titular) e marcar um golo ao Mondinense no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, voltando a não conseguir impedir a despromoção.
Em meados de 2018 voltou ao Brasil para ingressar no Mesquita, dos estaduais cariocas.



6. Cabrera (50 jogos)

Cabrera
Médio ofensivo uruguaio que chegou pela primeira vez no futebol português para representar o Moreirense em 2007-08, passou ainda por clubes como Artur Rego, Compostela (Espanha), Neves e Varzim antes de ingressar no Arões no verão de 2015.
Na primeira época no clube participou em 33 jogos (31 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou seis golos, diante de União Torcatense (dois), São Martinho, Felgueiras e AD Oliveirense (dois), insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Em 2016-17 sagrou-se campeão da Pro-nacional e ajudou o emblema fafense a alcançar a subida ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que na temporada que se seguiu atuou em 17 encontros (12 a titular), voltando a mostrar-se impotente para evitar a descida de divisão.
Após nova despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois aos Caçadores das Taipas. Porém, haveria de voltar a Arões São Romão em 2019-20.


5. Gutti (52 jogos)

Gutti

Médio natural de Guimarães e formado no Vizela, passou pelo Serzedelo antes de ingressar no Arões no verão de 2015.
Na primeira época no clube participou em 26 jogos (oito a titular) no Campeonato de Portugal, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Em 2016-17 sagrou-se campeão da Pro-nacional e ajudou o emblema fafense a alcançar a subida ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que na temporada que se seguiu foi utilizado em 26 encontros (24 a titular) e marcou um golo ao Bragança, insuficiente para impedir mais uma descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao União Torcatense.




4. Zé Pedro (53 jogos)

Zé Pedro
Defesa central formado natural de Guimarães e formado no Vitória, passou pelos seniores de Os Sandinenses, AD Oliveirense, Maria da Fonte, Mondinense, Serzedelo e Joane antes de ingressar no Arões no verão de 2015.
Na primeira época no clube atuou em 33 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Mondinense (dois) e Vila Real, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Em 2016-17 sagrou-se campeão da Pro-nacional e ajudou o emblema fafense a alcançar a subida ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que na temporada que se seguiu participou em 20 jogos (17 a titular) e marcou um golo ao Mondinense, voltando a mostrar-se impotente para impedir a descida de divisão.
Após mais uma despromoção permaneceu em São Romão de Arões até 2022, quando decidiu pendurar as botas, aos 35 anos.



3. Zezinho (53 jogos)

Zezinho
Disputou o mesmo número de jogos de Zé Pedro, mas amealhou mais 311 minutos em campo – 4765 contra 4454.
Lateral esquerdo natural de Guimarães e que passou pela formação do Vitória, ingressou pela primeira vez na equipa principal do Arões em 2007-08.
Em 2011-12 representou o Serzedelo, mas na época seguinte regressou ao emblema fafense, tendo contribuído em 2014-15 para a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que na temporada que se seguiu 35 jogos (todos como titular) e apontou dois golos, diante de São Martinho e Felgueiras, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Em 2016-17 sagrou-se campeão da Pro-nacional e ajudou o conjunto de Arões São Romão a alcançar a subida ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, competição em que na época seguinte atuou em 18 encontros (todos como titular), voltando a mostrar-se impotente para evitar a descida de divisão.
Haveria de permanecer no clube até 2019. “Chega desta forma o fim a minha passagem pelo Arões SC. É aquele dia que sabemos que chegará mas nunca nos conseguimos preparar para isso. Muito menos desta forma. Foi para mim uma honra enorme ter tido a oportunidade de representar este grande clube, um clube que cresceu imenso na última década. Cheguei menino e saio homem e muito do que aprendi devo ao clube e às pessoas que comigo partilharam todo este tempo”, escreveu no Facebook na hora da despedida.



2. Emanuel (57 jogos)

Emanuel
Defesa central nascido em Guimarães e formado no Vizela, passou pelos seniores de Morais FC, Minas Argozelo e Águia Vimioso antes de assinar pelo Arões no verão de 2015.
Na primeira época no clube atuou em 30 jogos (29 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Em 2016-17 sagrou-se campeão da Pro-nacional e ajudou o emblema fafense a alcançar a subida ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que na temporada que se seguiu participou em 27 encontros (26 a titular) e marcou um golo ao Montalegre, insuficiente para evitar mais uma descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Pevidém.




1. Barbosa (57 jogos)

Barbosa
Disputou o mesmo número de jogos de Emanuel, mas amealhou mais 25 minutos em campo – 4644 contra 4619.
Médio de características defensivas natural de Guimarães, fez toda a formação e as três primeiras épocas de sénior no Brito, de onde saiu para o Arões no verão de 2013.
Em 2014-15 contribuiu para a promoção do emblema fafense ao Campeonato de Portugal, patamar em que na temporada que se seguiu foi utilizado em 34 jogos (30 a titular) e apontou três golos, diante de Varzim, Vila Real e Nogueirense, insuficientes para evitar a descida aos distritais da AF Braga.
Já em 2016-17 sagrou-se campeão da Pro-nacional e ajudou o conjunto de São Romão de Arões a alcançar a subida ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, competição em que na época seguinte atuou em 23 encontros (21 a titular) e marcou um golo ao Mirandela, voltando a mostrar-se impotente para evitar a despromoção aos distritais bracarenses.
Após nova descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, regressando ao Brito no verão de 2019.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...