quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ferreira de Aves no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes na história recente do Ferreira de Aves
Fundado a 7 de setembro de 1958, o Clube Recreativo de Ferreira de Aves tem sido nos últimos anos um representante bastante digno do concelho de Sátão nas competições distritais da AF Viseu e também no Campeonato de Portugal.

Após uma longa travessia pelos distritais viseenses, os ferreirenses estrearam-se nos patamares nacionais em 2017-18, ao participar pela primeira vez não só na Taça de Portugal mas também no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, na sequência da conquista do título da Divisão da Honra da AF Viseu na época anterior.

Essa primeira presença culminou em despromoção aos distritais viseenses, mas o Ferreira de Aves haveria de voltar ao último escalão do futebol nacional em 2021-22, após novo título de campeão distrital.

O regresso ao Campeonato de Portugal até correu bem, uma vez que a formação beirã assegurou a permanência dentro de campo. Porém, o clube de Sátão foi excluído administrativamente da edição de 2022-23 por não cumprir o então recém-implementado requisito de ser uma entidade formadora com certificação de três estrelas, já que possuía apenas a certificação como Centro Básico de Formação de Futebol.

Somando os dados das duas participações, o Ferreira de Aves totalizou 15 vitórias, sete empates, 32 derrotas e um saldo de 47-111 em golos em 54 partidas no Campeonato de Portugal.

Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Ferreira de Aves no Campeonato de Portugal.

10. Miguel Rodrigues (22 jogos)

Miguel Rodrigues
Disputou o mesmo número de jogos de Zé Henrique e André Fernandes, mas amealhou mais minutos em campo: 1863.
Defesa central viseense que concluiu a formação e iniciou o trajeto enquanto sénior no Viseu e Benfica, representou pela primeira vez o Ferreira de Aves em 2015-16.
Após essa época mudou-se para o Penalva do Castelo, mas em 2019-20 regressou ao emblema ferreirense, tendo na temporada seguinte contribuído para a conquista do título distrital da AF Viseu.
Já em 2021 atuou em 22 encontros (21 a titular) no Campeonato de Portugal, ajudando o conjunto do concelho de Sátão a assegurar desportivamente a permanência.



9. Filipe Soares (22 jogos)

Filipe Soares
Disputou o mesmo número de jogos de Zé Henrique, André Fernandes e Miguel Rodrigues, mas somou mais minutos em campo: 1951.
Defesa central/médio defensivo natural de Viseu e formado no Académico, jogou pelos viseenses na II Liga antes de ingressar no Ferreira de Aves no verão de 2021.
Na única temporada que passou no clube participou em 22 encontros no Campeonato de Portugal, todos na condição de titular, ajudando o emblema ferreirense a assegurar desportivamente a permanência.



8. Samuel Njoh (23 jogos)

Samuel Njoh
Médio camaronês que concluiu a formação e iniciou o seu trajeto enquanto sénior no Leixões, passou época e meia no Vitória de Sernache antes de assinar pelo Ferreira de Aves no verão de 2021.
Na única temporada que passou no clube atuou em 23 partidas (20 como titular) e marcou um golo ao Gouveia, ajudando o emblema ferreirense a assegurar desportivamente a permanência.



7. Vitinho (23 jogos)

Vitinho
Disputou o mesmo número de jogos de Samuel Njoh, mas amealhou mais 74 minutos em campo – 1788 contra 1714.
Defesa natural de Viseu e formado no Académico, clube que chegou a representar enquanto sénior, passou ainda pelo Canas de Senhorim antes de ingressar no Ferreira de Aves em 2013-14, época marcada pela conquista do título da I Divisão da AF Viseu e consequente promoção à Divisão de Honra, o primeiro escalão distrital.
Em 2016-17 sagrou-se campeão distrital da Divisão de Honra e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época seguinte atuou em 23 partidas (19 a titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais viseenses.
Após a descida de divisão deixou de jogar futebol.



6. Diogo Abdul (23 jogos)

Diogo Abdul
Disputou o mesmo número de jogos de Samuel Njoh e Vitinho, mas amealhou mais minutos em campo: 2003.
Defesa central/médio defensivo de elevada estatura (1,90 m) natural de Santar, concelho de Nelas, concluiu a formação no Tondela, clube que na primeira época de sénior, em 2017-18, o emprestou ao Ferreira de Aves.
Na única temporada que passou no emblema ferreirense participou em 23 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Viseu.
Após a descida de divisão mudou-se para o Penalva do Castelo.



5. Diogo Bondoso (24 jogos)

Diogo Bondoso
Médio natural de Moimenta da Beira, concluiu a formação e iniciou o trajeto enquanto sénior no Académico de Viseu, tendo ingressado no Ferreira de Aves no verão de 2021.
Na única temporada que passou no clube foi utilizado em 24 partidas (19 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou dois golos, diante de União de Coimbra e Gouveia, ajudando a formação do concelho de Sátão a assegurar desportivamente a permanência.



4. Pedro Marado (28 jogos)

Pedro Marado
Médio de características ofensivas natural de Castro Daire e que concluiu a formação no Tondela, ingressou no Ferreira de Aves na primeira época de sénior, 2017-18.
Nessa temporada atuou em 28 partidas (24 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Lusitano Vildemoinhos, Recreio de Águeda e Mortágua, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Viseu.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Lusitano Vildemoinhos.



3. Kiko Bondoso (30 jogos)

Kiko Bondoso
Extremo natural de Moimenta da Beira e primo de Diogo Bondoso, é o jogador mais mediático desta lista, uma vez que chegou à I Liga (e com sucesso!) ao serviço do Vizela.
Após uma formação feita quase exclusivamente no Moimenta da Beira, clube em que também se iniciou enquanto sénior, cortou esse cordão umbilical precisamente quando se transferiu para o Ferreira de Aves no verão de 2017.
Na única temporada que passou no clube foi utilizado em 30 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal e apontou nove golos, registo que faz dele o melhor marcador de sempre do emblema ferreirense na competição. Mortágua, Águias do Moradal, Nogueirense, União de Leiria, Oleiros, Fornos de Algodres (dois), Sourense e Recreio de Águeda foram as vítimas de Kiko Bondoso, que ainda assim se mostrou impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Viseu.
Após a descida de divisão mudou-se para o Lusitano Vildemoinhos, que por sua vez o catapultou para o Vizela.



2. Luís Cardoso (41 jogos)

Luís Cardoso
Atacante natural de Vila Chã de Sá, concelho de Viseu, passou por vários clubes beirões, nomeadamente Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Académico de Viseu e Castro Daire, antes de assinar pelo Ferreira e Aves no verão de 2014.
Em 2016-17 sagrou-se campeão distrital da Divisão de Honra e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época seguinte atuou em 19 partidas (nove a titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu no clube e voltou a contribuir para a conquista do título distrital da AF Viseu em 2020-21. Na temporada que se seguiu participou em 22 encontros (15 a titular), ajudando a equipa a assegurar desportivamente a permanência.


1. Tiago Henriques (50 jogos)

Tiago Henriques
Lateral esquerdo/médio natural de Canas de Senhorim, passou pelos seniores de Canas de Senhorim, Académico de Viseu, Penalva do Castelo, Lusitano Vildemoinhos e Oliveira de Frades antes de se juntar ao Ferreira de Aves em 2016-17, época marcada pela conquista do título distrital da AF Viseu.
Na temporada seguinte atuou em 30 encontros (todos como titular) e marcou um golo ao Marítimo B, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais viseenses.
Após a descida de divisão permaneceu no clube, sagrando-se novamente campeão distrital em 2020-21.
Na época que se seguiu participou em 20 partidas (11 a titular) no regresso ao Campeonato de Portugal, tendo marcado um golo ao União de Coimbra, ajudando o emblema ferreirense a assegurar desportivamente a permanência.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...