quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Amorim e Jesus. O treinador do projeto e o treinador que é o projeto

Jorge Jesus e Rúben Amorim têm estilos muito opostos
Os papéis de Jorge Jesus no Benfica e de Rúben Amorim no Sporting não podiam ser mais contrastantes. É verdade que um tem um currículo cheio de títulos e uma maior independência financeira, que legitimam e permitem uma postura (bastante) exigente para com a administração da SAD, enquanto outro está a dar os primeiros passos e tem ainda que engolir uns sapos para progredir na carreira, mas não deixa de parecer exagero a forma como um vê satisfeitas vontades que prejudicam o clube e o outro não tem receio de se prejudicar para satisfazer as necessidades do clube.
 
Como é sabido, Jorge Jesus gosta de plantéis extensos, com uma média de três jogadores já com algumas provas dadas para cada posição. E basta olhar para a imprensa desportiva e para o desfecho do mercado para perceber que chega mesmo a travar as saídas de jogadores que, em princípio, serão as últimas opções para as suas opções. Mesmo que esses atletas sejam jovens e já tenham não só atingido a convocatória da seleção nacional A, mas também a dezena de milhões no que concerne ao valor de mercado, como Ferro e Gedson Fernandes, que tinham propostas tentadoras de clubes periféricos da Europa.
 
Num clube que será sempre mais vendedor do que comprador, como é o caso do Benfica, e tendo em conta que contabilisticamente os jogadores da formação pouco ou nada contam em termos de ativo, mas que podem e muito reduzir o passivo em caso de uma transferência, é incrível que tal aconteça. Não estamos a falar do Rodrigo Pinho contratado a custo zero ao Marítimo, do André Almeida que já não vai para novo e vem de uma lesão grave nem de um Pizzi ou de um Taarabt que dificilmente vão dar algum dinheiro à SAD, mas sim de dois jovens que, em determinados momentos das suas carreiras, revelaram imensa qualidade e potencial para atingir um nível superior.
 
A dada altura, parece que o projeto do Benfica se confunde com Jorge Jesus, focadíssimo (somente) no objetivo de ver a equipa principal a ganhar o máximo de jogos e troféus durante a vigência do seu contrato, como se não existisse vida para lá de junho de 2022.
 
Em contraste absoluto, temos o altruísta Rúben Amorim no Sporting, que para zelar pelo projeto do clube pretende trabalhar com um plantel curto, em cada lesão ou castigo constitui uma oportunidade para lançar um jovem da cantera.
 
Em ano e meio em Alvalade, o jovem técnico tem-se dado bem com esta política, uma vez que se sagrou campeão nacional quando poucos acreditavam e tem ajudado a valorizar alguns atletas, como Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, João Palhinha, Matheus Nunes e Pedro Gonçalves. E para que estes tivessem via verde para a valorização, Amorim riscou Acuña, rejeitou Adrien Silva e, segundo se diz, não fez muita força para reter João Mário.
 
O antigo médio do Benfica vive uma espécie de estado de graça no reino do leão, porque foi campeão e vai ganhando, mesmo que pelo magro e sofrido 1-0 do costume. Os adeptos sportinguistas, por enquanto, não se importam. Mas todos sabemos que no futebol e na sociedade a memória é muito curta. A sensação que dá é que daqui a alguns meses a bola poderá embater no poste e sair em vez de entrar, a mensagem poderá deixar de passar ou duas ou três lesões em jogadores importantes fragilizarem a equipa. E aí Amorim poderá experimentar um pouco do que Fernando Santos foi experienciando à medida que a euforia pela conquista do Euro 2016 foi passando ou do que Bruno Lage vivenciou não muito tempo depois de conquistar um título que muitos já davam como impossível e com goleadas atrás de goleadas.
 
Se as vitórias vierem a diminuir de cadência, até o magro e sofrido 1-0 do costume deixará de ser suficiente, a contestação surgirá de forma natural e a saída poderá ser inevitável pela porta das traseiras, tal como Augusto Inácio em 2000. Futurologia a mais? Talvez. Mas este altruísmo excessivo de Rúben Amorim poderá trazer-lhe dissabores no futuro. Se o próprio não se defender – internamente, a exigir melhor mão-de-obra –, ninguém o irá defender.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...