sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Chipre em sub-21

Simão Sabrosa tenta fugir aos defesas cipriotas em Abrantes
Bem sei que se tratou de um jogo já temporalmente distante e que até nem teve grande história, mas recordo-me perfeitamente de um Portugal-Chipre em sub-21 a 5 de junho de 2001, no Estádio Municipal de Abrantes.
 
Na altura, um pouco à imagem do que acontece agora entre a Liga dos Campeões e a UEFA Youth League, os jogos das fases de qualificação das seleções principais eram replicados pelos sub-21. Ou seja, na véspera de a seleção A de Portugal receber o Chipre em Alvalade para a fase de apuramento para o Mundial 2002, os sub-21 defrontavam a congénere cipriota em jogo a contar para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria de 2002.
 
Do onze apresentado por Agostinho Oliveira para receber o Chipre, seis jogadores viriam a atingir a seleção A: Paulo Ferreira, Caneira, Tonel, Hugo Leal, Simão e Miguel. E é curioso que os outros cinco elementos do onze inicial viviam talvez na altura os melhores momentos das respetivas carreiras: Sérgio Leite, que tão bem conta do recado dava na baliza, não chegou a jogar na I Liga; Fredy era titularíssimo no lado esquerdo da defesa do Felgueiras na II Liga e o melhor que conseguiu foi ser titular pela Académica e pelo Paços de Ferreira no primeiro escalão; o médio defensivo Ednilson vinha de meia época sempre a jogar no Benfica, mas a partir daí foi perdendo espaço e caindo a pique no concerne a protagonismo no futebol europeu; Cândido Costa vinha de uma temporada em que tinha atuado 28 vezes pelo FC Porto e o mais parecido com isso que viria a viver foi ser titular no Belenenses de Jorge Jesus que foi finalista vencido da Taça de Portugal e conseguiu o apuramento para as competições europeias; e o extremo Paulo Costa, que tinha disputado 25 jogos como titular na Série A italiana ao serviço do Reggina, foi incapaz de fazer melhor até pendurar as botas.
 
Perante um adversário bastante mais fraco, numa altura em que o APOEL ainda não fazia uma ou outra gracinha nas competições europeias, os sub-21 portugueses golearam o Chipre por 7-0, sendo que ao intervalo já ganhavam confortavelmente por 6-0, e deram o mote para a seleção principal, que no dia seguinte venceu por seis golos sem resposta. Lembro-me que, mesmo com apenas nove anos de idade, fiz por recreação uma espécie de ficha de jogo onde apontava a constituição das equipas, a marcha do marcador e os cartões, enquanto acompanhava a transmissão do encontro através da RTP 1.



 
Simão Sabrosa inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, na execução de um livre direto a castigar falta sobre o próprio. Aos 18’, o defesa cipriota Sampson marcou na própria baliza na sequência de um cruzamento de Fredy a partir da esquerda. Depois começou o festival Paulo Costa, que fez o 3-0 aos 27’, após ganhar uma bola divida a um defesa; e apontou o quarto golo português, a passe de Miguel, aos 39’. O próprio Miguel chegou à manita aos 42’, enquanto Simão completou a meia dúzia através de um remate de primeira após cruzamento de Paulo Costa (45’). No segundo tempo, o recém-entrado Ricardo Sousa fechou a goleada na conversão de uma grande penalidade a castigar falta sobre ele mesmo (79’).
 
“Os jovens portugueses sub-21 deram o mote para uma boa campanha das seleções frente ao Chipre. Tal como já acontecera na República da Irlanda, a semana passada. Simão Sabrosa, que no jogo anterior garantira com o seu golo isolado a vitória dos portugueses nesse difícil jogo, ontem, em Abrantes, o catalão dos sub-21 contribuiu, de forma ainda mais decisiva, para o folgado triunfo, que ao intervalo já registava 6-0. Portugal mal deu tempo aos cipriotas para respirarem. Muito menos para se aproximarem da baliza de Sérgio Leite. Ainda os jogadores adversários tentavam ambientar-se ao novo recinto de Abrantes - uma agradável novidade também para os jovens futebolistas portugueses - e já Simão inaugurava o marcador, aos dois minutos, na conversão de um livre direto”, resumiu o Diário de Notícias.
 


 

  



   

1 comentário:

  1. If you can get all of the good flops, a straddle is a great way to stay ahead in the money game. If there are two or more players behind you. Get more interesting details about casino check it out.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...