domingo, 30 de maio de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Itália em sub-21

Português Carlitos em disputa de bola com Cesare Bovo
Não é que me lembre como se fosse ontem, mas recordo-me perfeitamente de Portugal ter defrontado Itália no Campeonato da Europa de sub-21 de 2004. Lembro-me que nesse dia, 5 de junho de 2004, a jovem seleção portuguesa comandada por José Romão defronta a squadra azzurra nas meias-finais do torneio ao mesmo tempo que a seleção principal disputava um jogo particular frente à Lituânia no Estádio do Bonfim. É que não foi a primeira parte de um encontro em cima da segunda parte do outro. Não! Começaram ambos às 19.45.
 
Como eu e o meu pai tínhamos interessa em ambas as partidas, transportámos para a sala a velhinha televisão da cozinha, que tinha uma imagem nítida, mas a preto e branco, e através da mesma acompanhámos o particular entre Portugal e Lituânia, porque esse jogo dava na RTP 1. Já o Itália-Portugal em sub-21 era transmitida pela Sport TV e teve de ser acompanhado através da televisão da sala, que estava ligada à box da TV Cabo. É pena não ter fotografias para mostrar, porque a nossa sala nesse dia parecia uma loja de eletrodomésticos.
 
Bem, foquemo-nos nos sub-21. Portugal tinha uma geração interessante. Hugo Almeida (FC Porto), Lourenço e Carlos Martins (ambos do Sporting) e Raul Meireles (Boavista) estavam indisponíveis, mas esse encontro, mas havia Moreira que era o guarda-redes titular do Benfica (e estava também convocado para a fase final do Euro 2004) e Ricardo Costa que jogava muitas vezes no FC Porto e ainda outros futebolistas que atingiram a seleção AA, como Beto e Custódio (ambos do Sporting), Bruno Vale e Bosingwa (ambos do FC Porto), Bruno Alves (Vitória de Guimarães), Jorge Ribeiro (Varzim), Danny (Marítimo), João Pereira (Benfica) e Hugo Viana (Newcastle).
 
Do lado italiano, houve um nome que rapidamente retive, o do avançado Alberto Gilardino, que na altura jogava no Parma. Mas nessa seleção estavam outros jogadores que viriam a atingir a seleção principal, como o guarda-redes Marco Amelia, o central Daniele Bonera e o médio ofensivo Alessandro Rosina (todos do Parma), o central Andrea Barzagli (Chievo), o central Alessandro Gamberini e os defesas polivalentes Emiliano Moretti e Cristian Zaccardo (todos do Bolonha), o lateral/extremo Giandomenico Mesto (Reggina), o médio defensivo Matteo Brighi e o avançado Andrea Caracciolo (ambos do Brescia),  os médios Daniele De Rossi e Gaetano D´Agostino (ambos da AS Roma), o médio Gianpiero Pinzi (Udinese) e o médio Angelo Palombo (Sampdoria).



 
Apesar do meu interesse em seguir a partida, a seleção transalpina, comandada por Claudio Gentile, confirmou o seu favoritismo e venceu por 3-1 em Bochum, na Alemanha.
 
Aos 18 minutos, Bonera fugiu pela direita e ganhou sucessivos duelos na raça, primeiro a Jorge Ribeiro e depois a Bruno Alves – na tentativa de dobrar o colega –, que deixou a defesa desguarnecida. No coração da área, Gilardino, rápido a desmarcar-se, encaminhou o cruzamento do companheiro para o fundo das redes de Moreira.
 
Cinco minutos depois, na sequência de uma sucessão de bolas bombeadas em direção da área portuguesa, a defesa tardou em aliviar e permitiu a Pinzi o cabeceamento para o 2-0.
 
No entanto, ainda antes da meia hora Portugal conseguiu reduzir, através de um remate de Jorge Ribeiro de fora da área, com a bola a embater em Pedro Oliveira e a enganar o guarda-redes italiano.
 
Por fim, aos 76’, Gilardino aproveitou uma desatenção da defesa portuguesa para voltar a bater Moreira.
 
“A Seleção Nacional de Sub-21 não foi capaz de resistir ao poderio dos italianos e disse ontem adeus à possibilidade de estar na final do Europeu da categoria. O grande objetivo dos comandados de José Romão mantém-se, todavia, intacto, uma vez que os jovens lusitanos ainda dispõem de uma oportunidade para chegar aos Jogos Olímpicos, caso vençam a Suécia, na terça-feira, no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares. O encontro poderá inclusivamente servir de desforra da derrota sofrida no primeiro jogo da prova diante dos escandinavos”, resumiu o jornal O Jogo.
 
Qualificada para a final, Itália bateu a Sérvia e Montenegro por 3-0 no jogo decisivo. No entanto, Portugal teve mais um jogo pela frente após a derrota na meia-final, o encontro de atribuição do 3.º lugar, no qual bateu a Suécia após prolongamento por 3-1 e assegurou a qualificação para os Jogos Olímpicos desse ano.




  







1 comentário:

  1. BOAS NOTÍCIAS DE ANÔNIMO

    O Anonymous está novamente disponível para lidar com grandes oportunidades para você ser super rico. Você sabe que pode hackear um caixa eletrônico com um cartão programado e sacar qualquer quantia de dinheiro que precisar? Agora o Anonymous programou esses cartões e os disponibilizou para venda ao público.

    Esta é uma oportunidade que você não pode perder. Corra agora e entre em contato conosco no
    email: anonhackergroup@gmail.com
    Whatsapp: +1 (431) 815-7891

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...