terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Charneca de Caparica, os “canários” da margem sul que vestem de amarelo devido à seleção do Brasil

Charneca de Caparica milita na I Distrital da AF Setúbal
A década de 1980 marcou um grande desenvolvimento na Charneca de Caparica, no concelho de Almada. A 4 de outubro de 1985 foi criada a junta de freguesia local, que foi elevada à distinção de vila a 2 de julho do ano seguinte. Paralelamente, o associativismo popular foi-se expandindo, o que levou à fundação, oficialmente em 1 de janeiro de 1988, daquele que hoje é denominado por Charneca de Caparica Futebol Clube.
 
A coletividade começou por designar-se como Grupo Desportivo Os Canários do Casal, em alusão ao local onde as ideias para a nova agremiação começaram, Casal do Poço, e à vontade de usar camisolas amarelas, em virtude da admiração dos seus fundadores por grandes futebolistas que representaram a seleção do Brasil.
 
O futebol foi, desde sempre, a modalidade de eleição do clube, que teve como primeiro presidente Arnaldo Manuel Cotovio Geadas e começou por competir nos campeonatos do Inatel, jogando em casa no Campo Terras da Costa.
 
Em 1992, já sob a presidência de António Alberto da Costa Luís “Fragata”, iniciaram-se as negociações com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia que culminaram na edificação do Campo do Cassapo, inaugurado a 5 de outubro desse ano.
 
Em 1994-95 os canários subiram à I Divisão Distrital e, na época seguinte, sagraram-se vice-campeões distritais com os mesmos pontos do campeão, o Sesimbra.
 
Em 1998-99, nova subida à I Distrital. Já em 2000-01, o clube participou pela primeira vez na Taça de Portugal, fruto do segundo lugar alcançado no campeonato na temporada anterior, tendo sido derrotado no terreno do Paio Pires (1-3) na primeira eliminatória.
 
Entretanto, já sob a liderança de José Manuel Santos (desde 30 de junho de 2009) e sobre um relvado sintético no Cassapo, o Charneca de Caparica voltou a subir à I Distrital em 2013-14. Desde então que é na Taça AF Setúbal que mais tem brilhado: foi finalista vencido em 2016-17 e semifinalista em 2022-23 antes de erguer o troféu em 2024-25.
 
Em 2025-26, na terceira participação na Taça de Portugal, o emblema do concelho de Almada conseguiu finalmente passar uma eliminatória, tendo eliminado o Olímpico Montijo em casa, vencendo no desempate por penáltis após um nulo ao fim de 120 minutos. 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...