terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Morreu Andreas Brehme, o ambidestro que deu o título mundial à Alemanha em 1990. Quem se lembra dele?

Andreas Brehme chutava com ambos os pés
Morreu na última madrugada, aos 63 anos, Andreas Brehme, herói do título mundial da Alemanha em 1990, vítima de ataque cardíaco.
 
Jogador ambidestro e polivalente, que jogava preferencialmente nas alas, mas que também podia cobrir a posição de médio defensivo, formou-se no Barmbek-Uhlenhorst, de Hamburgo, e começou a dar nas vistas no Kaiserslautern entre 1981 e 1986, clube que o catapultou para a seleção da Alemanha e para o todo-poderoso Bayern Munique.
 
Ao serviço do emblema da Baviera conquistou o campeonato alemão em 1986-87, época também marcada pela caminhada até à final da Taça dos Campeões Europeus, perdida para o FC Porto.
 
Contudo, uma das melhores fases que viveu na carreira foi ao serviço do Inter de Milão entre 1988 e 1992, ao lado dos compatriotas Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann, tendo vencido um scudetto e uma Supertaça de Itália em 1989, assim como a Taça UEFA em 1990-91.
 
 
Pelo meio, vingou-se da final perdida para a Argentina no Mundial 1986 e marcou (de pé direito) o penálti que valeu o triunfo sobre a seleção albiceleste no jogo decisivo do Campeonato do Mundo de 1990.
 
 
No trajeto que levou a Die Mannschaft ao terceiro título mundial apontou também um golo (de pé esquerdo) de livre direto à Inglaterra nas meias-finais. A execução de faltas era mesmo uma das suas especialidades, pois era dotado de um potente remate, além de uma fantástica precisão na colocação da bola… com os dois pés. “Conheço-o há 20 anos e continuou sem saber se ele é destro ou canhoto”, disse um dia o antigo selecionador alemão Franz Beckenbauer.
 
 
A partir de 1992, já trintão e depois de perder a final do Campeonato da Europa desse ano para a Dinamarca, só representou Saragoça e Kaiserslautern. Mas foi uma curva descendente bastante digna. Em 1992-93 ajudou o emblema espanhol a chegar à final da Taça do Rei e ao serviço do clube alemão encerrou a carreira com a conquista de um improvável título de campeão nacional em 1997-98, depois de na época anterior se ter sagrado campeão da… II Liga germânica. E em 1995-96 já havia vencido a Taça da Alemanha.  
 
Nessa altura já não era chamado para a seleção alemã, pela qual somou 86 internacionalizações e oito golos entre 1984 e 1994, tendo marcado presença em três Europeus e outros tantos Mundiais.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...